ivc.png

Ex-jogador de Flamengo e Seleção Uruguaia participa de jogo festivo em Otacílio Costa

O ex-atleta uruguaio, Sérgio Ramirez, foi uma das atrações da partida

Ricardo Alves - CO
Foto: Ricardo Alves - CO

O Galera Futsal, equipe tradicional nas quadras, decidiu se aventurar nos gramados na manhã de sábado, 23 de novembro. Os otacilienses receberam a visita do Clube de Veteranos Amadores Amigos Unidos, da cidade de Palhoça. O amistoso aconteceu no Campo da Klabin. Além de Sérgio Ramirez, ex-jogador de Flamengo e Seleção Uruguaia, os visitantes contaram, em seu plantel, com a presença de Jakson Luiz Collaço, atleta que deixou seu nome marcado no esporte otaciliense nas décadas de 80 e 90.

O jogo terminou com o placar de 4 a 1 para a equipe de Palhoça, Pedro Paulo, Julio César, Cláudio e Cleiton anotaram os gols dos Amigos Unidos, enquanto Lucas Erthal marcou o único gol da equipe otacíliense.

O ex-atleta

Sérgio Ramirez, de 67 anos, é um ex-jogador do Flamengo, clube que atuou em 94 partidas entre os anos de 1977 e 1979. Atualmente, exerce o cargo de coordenador técnico e olheiro do Guarani de Palhoça. Ramirez foi um dos convidados do Amigos Unidos para comparecer ao amistoso, porém não foi nada fácil garantir a presença. "Estava em Santos na quinta-feira, 21, tratando da negociação de um atleta do Guarani para as categorias sub-17 do Santos. Na sexta-feira, peguei um ônibus e cheguei às 00h30 em Curitiba, minha esposa estava me esperando na rodoviária, chegamos 04h em Palhoça, e 06h estava no lugar marcado para vir para cá (Otacílio Costa)", explicou Ramirez.

O uruguaio tem forte ligação com Santa Catarina. Em sua carreira como treinador, teve passagens por Joinville, onde foi vice-campeão catarinense em 2006, e coordenador técnico de 2009 a 2015. Um de seus motivos de maior orgulho, é revelar jogadores, um dos exemplos é o meio-campista Ramires, hoje no Palmeiras, que foi relevado em 2006, quando Ramirez estava no JEC.

O garoto Nicolas Muniz da Silva, de 12 anos, torcedor do Flamengo, não esconde a satisfação de tirar uma foto com o ídolo rubro-negro: "Só vim aqui pra isso".

O retorno

Jakson Luiz Collaço, de 54 anos, marcou o esporte otaciliense nas décadas de 1980 e 1990: "O Jakson jogou comigo no Poço Rico, dá saudade do tempo bom que a gente jogava bola", relembra Edilson Cardoso Antunes, popular Rabelo, Superintendente de Esportes na Prefeitura Municipal de Otacílio Costa, que também marcou presença na festa, jogando pelo Galera Futsal. Hoje, Jakson é instrutor de futsal no projeto Associação Jovens Atletas Peregrinos (Ajap) de São José, Santa Catarina, além de ser professor de Língua Portuguesa e Literatura. Durante a entrevista concedida ao Correio Otaciliense, Collaço exalta sua volta a Otacílio Costa: "Foi um dia especial, para mim que sou flamenguista, mas também por ser bem acolhido em um município tão querido".


O projeto

A Associação Jovens Atletas Peregrinos (Ajap) é um projeto social de futsal criado em 1991, na cidade de São José, em Santa Catarina. Segundo Jakson, que é um dos instrutores, a Ajap participa de competições e bate de frente com clubes de ponta, demonstrando o trabalho duro feito pela equipe. "Nosso objetivo é integrar através do esporte, todos são bem-vindos, lá possuímos atletas com autismo, síndrome de down, ou seja, acima de tudo, queremos acolher a todos", afirma Collaço.

Além da amizade construída nos campos, alguns atletas da Ajap são enviados para o Guarani de Palhoça, clube de Sérgio Ramirez, para realizarem testes. "O Ramirez foi um dos convidados para comemorarmos os 15 anos do projeto. Ele foi o primeiro a chegar e o último a sair, não foi só pra 'marcar presença', se trata de um ser humano raríssimo".


A festa

Apesar da vitória dos Amigos Unidos, o destaque do jogo foi para José Alvino Ribeiro da Silva, mais conhecido como Jundiá, que, mesmo com 74 anos, deixou a barreira da idade de lado e entrou em campo para defender as cores do Galera Futsal. "Estava há três anos sem encostar o pé na bola, foi incrível", revela Jundiá.

O prefeito Luiz Carlos Xavier, Tio Ligas, também atuou no time do Galera Futsal: "Fico feliz e grato ao convite que recebi pelos veteranos do Galera, e a gente sempre procura receber os nossos visitantes da melhor forma possível, e nada melhor que uma partida de futebol", destacou.


Imagens

Foto: Ricardo Alves - CO
Foto: Ricardo Alves - CO
Foto: Ricardo Alves - CO




correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense