ivc.png

Corpo de Bombeiros de Otacílio Costa comemora os 93 anos da entidade no Estado

Na Capital houve lançamento de um vídeo, um aplicativo e um livro.

Foto: Correio Otaciliense

Os 93º anos do Corpo de Bombeiros no Estado de Santa Catarina foram celebrados pelo quartel de Otacílio Costa, assim como em todo o Estado, na quinta-feira, 26. O corte do bolo marcou a solenidade. De acordo com o Tenente Diego de Amorim, comandante do Corpo de Bombeiros de Otacílio Costa, a intenção foi celebrar a data proporcionando uma interação com a comunidade e corporação, elevando a imagem do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. "Queremos cada vez mais abrir as portas para a comunidade", aponta Amorim.

O prefeito Luiz Carlos Xavier, o "Tio Ligas", esteve presente na ocasião destacou a importância do Corpo de Bombeiros. "Quero parabenizar o comandante Amorin por não deixar passar essa data em branco. Porque é bom ter um Corpo de Bombeiros muito bem estruturado em um Município igual o nosso. Não somente os veículos, e equipamentos, mas os recursos humanos que nosso quartel possui é de muita qualidade e destaque na região", destacou.

Quem também destacou o trabalho da entidade foi o presidente da Associação dos Bombeiros Comunitários, Edson Pasold. "Uma data que coincide com o número de chamado de emergência do Corpo de Bombeiros, 193, e 93 anos da entidade. Uma classe que está 24 horas atendendo nossa comunidade. Nosso quartel evoluiu muito tendo a frente o subtenente Macedo e agora com o tenente Amorin. Hoje Otacílio Costa é uma cidade segura por ter uma estrutura que comportamos dentro de nossa associação, e acima de tudo a responsabilidade com a vida", anotou.

O chefe da Defesa Civil, Julio Dias, o Capitão da Polícia Militar, José Luiz Valério, entre outras autoridades também estiveram na solenidade.

O Corpo de Bombeiro de Otacílio Costa foi fundado em 2002. Atualmente a corporação conta conta com oito Bombeiros Militares, nove BCPS, e mais de 50 Bombeiros Comunitários Ativos.

Comemorações na Capital

No dia em que completa 93 anos, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) reuniu autoridades, convidados e imprensa para três lançamentos: um vídeo, um aplicativo e um livro. O evento aconteceu no auditório do complexo administrativo da Segurança Pública, em Florianópolis e contou com a presença do governador, Carlos Moisés, e o Comando-Geral da Corporação.

Vídeo Institucional


A cerimônia iniciou contando a história da corporação para os presentes e seguido da apresentação do vídeo institucional, que retrata todas as atividades do CBMSC. O material foi produzido e dirigido pelo Centro de Comunicação Social do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, com apoio da Secretaria Executiva de Comunicação.

Aplicativo SOS Surdo:

A solenidade continuou com o lançamento do aplicativo inédito para que os surdos possam acionar o socorro do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Apresentado pelo chefe do Estado-Maior Geral, coronel BM Charles Fabiano Acordi, o SOS Surdo foi desenvolvido por bombeiros militares catarinenses, da Divisão de Tecnologia da Informação, com suporte da comunidade surda, que trabalhou junto com a equipe, garantindo que, além de prático, o app também seja funcional para quem precisa. 

" A implantação deste aplicativo demonstra a valorização do processo de inclusão social. A ferramenta é o primeiro passo pra que possamos, inclusive, incentivar a ideia em outros estados", exaltou o Comandante-Geral do CBMSC, coronel BM Charles Alexandre Vieira. O oficial agradeceu de forma especial os intérpretes da Central de Interpretação de Libras da Fundação Catarinense de Educação Especial e a todos os representantes da comunidade de surdos, associações, parceiros e voluntários.

O aplicativo SOS Surdo possui além de textos em Português, vídeos criados na Língua Brasileira de Sinais para que a comunidade surda possa entender as ocorrências e selecionar para ativação da equipe de plantão. 

O governador, Carlos Moisés, junto com o Comandante-Geral, fizeram o dowload do primeiro aplicativo, que a partir de agora está disponível gratuitamente para a sociedade catarinense.

" O bombeiro cresceu e hoje é o Corpo que nos traz orgulho em Santa Catarina e no Brasil. Nas reuniões com representantes de outros estados, inclusive em Brasília, sempre recebo elogios e comentários positivos sobre profissionais e integrantes do CBMSC", disse o governador. 

Livro sobre a emancipação: 

O último ato do evento se deu com o lançamento do livro intitulado "Emancipação - Imperativo Técnico", escrito pelo Comandante-Geral de Honra, coronel BM RR Milton Antonio Lazzaris, um dos grandes nomes da corporação, por ter grande participação na história da emancipação, em 2003.

Através da Emenda Constitucional 033/2003 a instituição deixou de ser parte integrante da estrutura organizacional da Polícia Militar de Santa Catarina. A partir desta data, o CBMSC passou a ser uma corporação autônoma, por isso a importância do lançamento neste dia tão simbólico.

 

Imagens

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Correio Otaciliense
Foto: Correio Otaciliense
Foto: Correio Otaciliense
Foto: Correio Otaciliense
Foto: Correio Otaciliense
Foto: Correio Otaciliense
Foto: Correio Otaciliense
Foto: Correio Otaciliense
Foto: Correio Otaciliense




correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense