ivc.png

unilages.jpg

Adolescente autista cria site para ajudar os professores nas aulas à distância

Elaine Leal

Ajudar os professores e evitar a ociosidade durante o isolamento da pandemia do coronavírus. Esses foram alguns dos motivos que levaram o adolescente autista João Vitor, 15 anos, a criar o Programa 'Crie Por Mim'.  

Ele, que é aluno do nono ano da escola Pedro Álvares Cabral, em Otacílio Costa, percebeu que os docentes, por causa das aulas gravadas, iam precisar de ajuda para a criação de logos, edição de imagens e outras atividades.

João é conhecido por ser alguém que gosta de auxiliar as pessoas e, usando suas habilidades, já contribuiu para melhorar as aulas de mais de 10 professores. Além de designer, ele também é pintor e tem uma das suas pinturas exposta na entrada da escola na qual estuda.

Silvana Regina, mãe de João, falou que filho é dedicado em tudo que faz, ama história e pintura. O otaciliense foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista, ou Autismo leve, há dois anos. "Foi na escola Pedro que recebemos a orientação e procuramos os especialistas. Eu achava que ele era apenas disléxico. A professora Tânia, coordenadora da educação especial, nos ajudou muito neste momento".

Um menino com sede de adquirir e transferir conhecimento

Stefani de Souza, segunda professora da turma do João pelo segundo ano, comentou que ele sempre se mostrou muito criativo, com um pensamento à frente, com um interesse nos estudos e com uma grande sede em adquirir e transferir e conhecimento. "Muitas vezes trazia para aulas informações que comentam os conteúdos, mesmo sem os professores terem pedido, e não era algo que ficava só pra ele, pois gosta de compartilhar".

A professora pontuou que, nos últimos meses, o menino tem mostrado um interesse maior pelas mídias, utilizando programas para criar panfletos informativos, propagandas, slogans, logotipos, entre outros. Alguns professores já estavam utilizando suas artes nos vídeos para as aulas de regime especial. "Nessa semana passamos por uma mudança na sala de aula "online", onde os grupos do Whatsapp foram separados por disciplina. Não demorou muito tempo após o comunicado ele começou a criar imagens para os professores usarem como de seus grupos, fez um para cada disciplina de sua turma e me mandou, conversamos sobre a ótima ideia e recomendei que mandasse para os professores, cada qual o seu. Então ele teve a ideia do projeto "crie por mim", onde os professores poderiam pedir para ele fazer algumas imagens", afirmou.

Acesse o endereço para conhecer o site https://sites.google.com/view/crie-por-mim-governodasala/home?authuser=0






correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense