ivc.png

unilages.jpg

Blumenau suspende fiscalizações de medidas contra Covid-19; prefeitura alega estabilização

Município também desativou ambulatório localizado na Vila Germânica que atendia pacientes com suspeita da doença. Outros sete continuam em funcionamento.

G1 SC por CO

A Prefeitura de Blumenau, no Vale do Itajaí, suspendeu a força-tarefa que fiscalizava o cumprimento das medidas restritivas e sanitárias contra a Covid-19 há uma semana. A ação coordenada pela Secretaria de Defesa Civil (Sedeci), com o apoio de outros órgãos, foi criada em julho para vistoriar estabelecimentos e apurar denúncias. 

A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) informou ao G1, na segunda-feira (21) que a taxa de transmissão na cidade é de 1,05, conforme dados da semana epidemiológica do dia 14 de setembro. Esse seria a menor taxa desde o pico da pandemia, registrado na última semana de julho.

A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) era de 17% no dia 17 de setembro. O secretário de Defesa Civil de Blumenau, Carlos Menestrina, afirmou à NSC TV que, com a estabilização da pandemia na cidade, o trabalho não é mais necessário. De acordo com ele, a força-tarefa poderá ser retomada se for preciso.

Blumenau registra 151 mortes causadas pela Covid-19, de acordo com dados do governo estadual divulgados na segunda. Entre 1º de agosto e 20 de setembro, 100 pessoas morreram por causa da doença na cidade, e o número de casos passou de 5.436 para 11.452, levando em conta as estatísticas divulgadas pelo governo estadual. Imagens da cidade repercutiram em abril após um shopping registrar aglomeração.

Ambulatório desativado

No último domingo (20), o ambulatório da Vila Germânica que atendia pacientes com a suspeita da doença foi desativado.

A Prefeitura de Blumenau informou que a decisão em desativar o ambulatório da Vila Germânica foi motivada por três fatores: a diminuição do ritmo de contágio no município, a redução da média de contaminados e a diminuição da taxa de ocupação de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

O atendimento será feito em outros sete ambulatórios gerais do município para quem tiver sintomas gripais devem procurar atendimento nos ambulatórios gerais. No Ambulatório Geral do Centro, localizado no bairro Ponta Aguda, o atendimento funciona também aos fins de semana, das 7h às 19h. Durante os seis meses de funcionamento da estrutura, montada em março, foram atendidos 12.385 pacientes e feitas 12.196 coletas para exames, segundo dados informados pela prefeitura.

Estabelecimentos fechados

Desde o início da força tarefa que fiscalizava ações para prevenir a Covid-19, segundo a prefeitura, 143 estabelecimentos foram fechados por descumprimento das normas e 330 situações de aglomeração em residências ou espaços públicos foram interrompidas pela força-tarefa. Ao todo, foram realizados 2,7 mil atendimentos e 129 intimações.

Segundo a prefeitura, as fiscalizações noturnas feitas pela Guarda de Trânsito vão continuar com o objetivo de coibir infrações e aumentar a segurança em pontos considerados estratégicos, onde há maior incidência de ocorrências. A ação contava com apoio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), por meio da Vigilância Sanitária, da Polícia Militar, da Polícia Civil e do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros.






correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense