ivc.png

unilages.jpg

anúncio COC SITE.jpg

Covid-19: Região da Serra passa para risco grave de contágio

COES Regional Serra Catarinense não concorda com a mudança na classificação

Elaine Leal


A Secretaria de Estado da Saúde, na manhã de quinta-feira, 15, liberou um boletim atualizado no qual aponta que Santa Catarina tem 12 regiões em risco grave para o Coronavírus e quatro em risco considerado alto. A Serra saiu de risco alto (amarelo) para grave (laranja).  

 Ainda conforme o boletim, a Região Serrana está em alerta por causa da transmissibilidade do coronavírus, ou seja, por causa do aumento do número de casos na região. Os dados apontam que a localidade, anteriormente classificada com o risco Alto, apresentou piora em indicadores e por isso passou para a situação Grave (cor laranja).

Conforme boletim epidemiológico emitido pela prefeitura de Lages, a Serra Catarinense registrou, até às 8h da manhã de terça-feira, 20, um total de 120 óbitos decorrentes da Covid-19, sendo 81 em Lages e 39 em outros municípios da região. A ocupação dos leitos de UTI está em 48%, lembrando que o Hospital Tereza Ramos fechou seis leitos dessa especialidade na última semana.

COES Regional Serra Catarinense Covid-19 não concorda com a mudança na classificação

O Centro de Operações de Emergência em Saúde da Serra Catarinense não concordou com a mudança que colocou a localidade com potencial de risco grave. Conforme o órgão, os últimos indicadores demonstram desaceleração na curva de contágio da Covid-19. Houve queda na ocupação de leitos Covid (Enfermaria e UTI) e diminuição dos casos ativos.

Ainda de acordo com a entidade, a procura por atendimento no Centro de Triagem da Covid-19, localizado no Pronto Atendimento Tito Bianchini, em Lages, apresentou uma redução de quase 50% desde o início da pandemia. A letalidade da região por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) também se encontra em níveis de estagnação, com frequentes picos de declínio e a taxa de ocupação de Leitos UTI Covid-19, que em agosto chegou a 90%, vem caindo progressivamente e despencou para 48%.

Com base no dados apresentados, O COES Regional elaborou um ofício que foi enviado ao Governo do Estado para notificar, oficialmente, a posição das autoridades regionais sobre a mudança.

População não deve relaxar medidas de prevenção

Os governantes regionais enfatizam, para que números não subam ainda mais, que a população deve continuar seguindo as recomendações das organizações de saúde e manter os cuidados essenciais de prevenção à Covid-19, como uso da máscara, higienização frequente das mãos com água e sabão, uso do álcool gel e distanciamento social.







correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense