ivc.png

Dia do Meio Ambiente: 'Temos coletado menos material reciclável', diz Ana Paula

Elaine Leal
Foto: Foto arquivo 2019

Uma das ações que está ligada a educação ambiental é o trabalho de separação, coleta e reciclagem de lixo. Em Otacílio Costa, a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reciclável, a Coopercooc, tem recolhido menos resíduos nestes dias de pandemia.  

Conforme Ana Paula, presidente da Coopercooc, nos dias em que os cooperados têm ido às ruas para realizar a coleta do material reciclável, estão percebendo que os otacilienses estão deixando, cada vez menos, os resíduos separados. "Tem bastante material reciclável, mas a população precisa aprender a separar e destinar para a reciclagem. Recolhemos menos porque acabam colocando tudo em um único lixo, que é levado pela empresa coletora".

Ela fez um apelo para que os munícipes façam a separação correta do material reciclável, não misturando o lixo reciclável do não-reciclável. "A reciclagem é boa para o planeta e para nossa cidade. Peço a população para separar os resíduos", pontuou.

O secretário de meio ambiente, Sérgio Andrade, ponderou a situação lembrando que no município também existem pessoas que fazem a coleta e não estão ligadas à cooperativa. "Pode ser que outras pessoas estejam passando e recolhendo o material. Acredito que os munícipes continuam separando".

O secretário orienta que seja separado o lixo seco do molhado. O plástico, papel e vidro podem ficar juntos, mas materiais como a erva de chimarrão e comida devem ser descartados no lixo. "Para o cidadão não ficar muito sobrecarregado pedimos apenas que separem o seco do molhado. Quando foram colocar a caixa de leite para reciclar é bom lavar e deixar secando para que não seja contaminada.

 Como funciona a coleta

A presidente explicou que quem desejar levar os resíduos direto na sede da cooperativa pode passar lá de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 17h, que o local está aberto e com cooperados realizando o serviço de separação. Ela comentou que na frente da cooperativa tem um local para deixar o material caso a pessoa passe em outro dia e horário.

O caminhão da reciclagem passa toda segunda-feira nos bairros Pinheiros, Poço Rico e Santa Catarina e às quartas-feiras nos bairros Pinheiros, Poço Rico e Fátima.






correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense