ivc.png

unilages.jpg

Dia do Papeleiro: conheça a história do Tio Chico

O Dia dos Papeleiros foi comemorado pela categoria no dia 20 de setembro.

Elaine Leal

Dia 20 de setembro foi comemorado o Dia do Trabalhador da Indústria Papeleira. Para homenagear a categoria o jornal Correio Otaciliense vai contar a história do João Francisco Luz de Freitas, mais conhecido como Tio Chico. 

Tio chico, 71 anos de idade, é um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel, Papelão e Cortiça de Otacílio Costa (SINPOC). Ele relembrou com saudades que sempre estava junto com a diretoria e outros associados ajudando nas festas e promoções que o sindicato realizava. "Sempre apoiei e apoio o sindicato, porque além de defender os direitos dos trabalhadores eles também ajudam toda a comunidade", disse Francisco, hoje um sócio aposentado.

Natural de Capão Alto, chegou na Capital da Madeira na década de 70, onde começou a trabalhar na antiga fábrica Olinkraft em 1974, se casou 1979 e formou sua família. Ele se aposentou em 2005, na Klabin, onde trabalhava no laboratório físico como testador de papel. "Como diz o ditado, a minha mala era um saco e o cadeado. Aqui em Otacílio, me casei e formei uma família. Fui um dos sócios fundadores do SINPOC", pontuou.

"É minha segunda família", diz Tio Chico sobre o SINPOC

Uma das lições que leva para sua vida, do tempo que era atuante no sindicato, é a honestidade e a importância da amizade. "Eles são minha segunda família. Temos que ser honestos e manter nossas amizades. Eu não tenho inimigo, graças a Deus. Parabéns a todos os papeleiros", finalizou.

SINPOC vai completar 20 anos em novembro

De acordo com o presidente do Sindicado, Edilberto Carvalho, o SINPOC foi fundado em 29 novembro de 2000, logo, vai completar, em alguns meses, seus 20 anos de existência. Hoje, conta com aproximadamente 1000 associados.

O presidente destacou que o grande desafio do sindicato é a própria legislação, que acaba oprimindo a entidade. "A legislação de hoje que veio para oprimir o sindicato. Mas isto nos deixa cada vez mais fortes, porque é um sindicato que está sempre inovando junto dos trabalhadores", desabafou.

Edilberto encerra parabenizando, em nome de todos sua diretoria, a classe papeleira pela passagem da data. "Em especial os trabalhadores da Klabin, unidade de Otacílio Costa, motivo de orgulho ser um sindicato que representa esta classe tão batalhadora, guerreira e que está sempre em busca de seus sonhos".






correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense