ivc.png

Edina Boaventura, uma vida dedicada a enfermagem

No dia 12 de maio foi comemorado o Dia Internacional do Enfermeiro. Contamos um pouco da história da enfermeira Edina para homenagear os profissionais da enfermagem.

Elaine Leal

"Eu queria cursar a faculdade de odontologia. Minha amiga deu a ideia de fazermos prova para enfermagem e depois, já na faculdade, pedir transferência para odontologia. Eu conhecia muito pouco de enfermagem, mas quando comecei a faculdade me apaixonei. Na fase em que eu poderia mudar para a odontologia, optei em ser enfermeira", relembrou Edina.  

Edina Boaventura, 45 anos de idade, se formou enfermeira no dia 26 de novembro de 1996 e começou a trabalhar em Otacílio Costa, na profissão, no dia 01 de dezembro do mesmo ano. Ela contou que a enfermagem em sua vida foi destino, é sua paixão, seu tudo e que cuidar de vidas é inspirador.

Ela, que é filha do senhor Amadeus Boaventura e da senhora Eloir Muniz Boaventura, casada com Alberto Silva, com quem tem uma filha, já dedicou mais de 23 anos de sua vida a cuidar da saúde dos otacilienses. "O sonho da minha mãe sempre foi ver todos os filhos formados: mulher batalhadora, honesta e que sempre me inspirou, ela realizou esse sonho e somos eternamente agradecidos".

Cuidado com as mulheres

Todos os anos, Edina, que exerce a função de coordenadora da Atenção Básica, veste seu jaleco e participa da Campanha do Outubro Rosa realizando exames preventivos nas otacilienses. Muitas delas, já acostumadas com a enfermeira, fazem questão de deixar o exame para outubro e, assim, serem atendidas por Edina.

Uma das estratégias para incentivar ainda mais mulheres a cuidarem da saúde, fazerem o autoexame e o exame nas unidades, é a enfermeira fazer visitas a mulheres que estão em tratamento ou já superam o câncer de mama. Ela conhece a história de vida de cada uma mulheres guerreiras que lutam contra a enfermidade. São mais que pacientes, é muito mais que emprego, é vocação, contam os amigos.

Em 2019, Edina foi homenageada no Dia Internacional da Mulher. Ela recebeu o título 'Mulheres que Inspiram', como pioneira na área da enfermagem.

Trajetória profissional

Cursou enfermagem pela UNIVALI na cidade de Itajaí e especialista em seis áreas: Gestão Pública, Formação Pedagógica, Metodologia do Ensino, Saúde da Família, Enfermagem do Trabalho e Fenômeno das drogas. Já trabalhou no hospital Santa Clara e exerceu seu maior desafio, na docência, por aproximadamente 15 anos.





correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense