ivc.png

unilages.jpg

Empresário Otaciliense fala de suas experiências comerciais com o mercado chinês

Elaine Leal

"A China está vindo com força Total. O presidente chinês veio ao Brasil e eles têm interesse em investir por aqui. Precisamos aprender com esse país", falou o empresário e advogado José Altamir Paes, que tem atuado na área do comércio exterior.  

Na avaliação de Altamir, que tem sido convidado pelas associações comerciais de Santa Catarina para ministrar palestras sobre o mercado Chinês, a China já ultrapassou a economia dos Estados Unidos da América (EUA). Ele enfatizou que o país asiático quer produzir para o mundo e está aberto para fazer negócios com diversos países, incluindo o Brasil.

Em suas palestras, destaca que a China abriu as portas para o capitalismo e conta as experiências de êxito comercial que possui com o país e sobre o que aprende em suas viagens para a Feira de Importação e Exportação da China (Feira de Cantão ou "a Feira"). "A Primeira palestra que ministrei foi em Lages. Falei sobre as oportunidades da Feira de Cantão. Fui também à Curitibanos, Mafra, vou a Chapecó, tenho um convite para ir no Rio Grande do Sul", contou.

Em 2019, os dados da Feira de Cantão informam que mais de 25.000 empresas participaram expondo seus produtos e negócios em uma área de 1,18 milhão de m2 e contou com a presença de compradores globais de mais de 210 países e regiões.

O empresário salientou que o evento é uma ótima oportunidade para fazer negócios e expandir a visão do empreendedor.

Uma China moderna

Um outro fator que chamou a atenção de Altamir, além das altas tecnologias, foi o pouco uso do dinheiro em papel. "Já está sendo eliminado o uso da moeda papel", falou lembrando de uma experiência vivida no metrô chinês. "Em uma estação de metrô, que não era turística, não aceitava dinheiro. Pedimos ajuda a um morador, o local quase não usa mais dinheiro em papel. Ele pagou com o celular e demos o dinheiro para ele", relembrou.

Conforme o empresário, a maioria dos pagamentos são realizados com celular digital, on-line, seja uma passagem de trem ou uma refeição em um restaurante. A empresa Alipay, já comum na China, detém a conta bancária de 900 milhões de pessoas, trabalha com o pagamento pelo celular. "Temos conhecido essas realidades para apresentar aos empresários. Organizo viagens internacionais para mostrar essa e outras realidades para os empreendedores de Santa Catarina", afirmou.

Viagens à feira de Cantão


Nos últimos dois anos, foram organizadas por ele quatro viagens para a Feira de Cantão. Diversos empresários otacilienses já participaram de uma das edições da Feira. Ela, que é uma das maiores do mundo, dura três semanas. Cerca de 99% dos produtos produzidos na china são expostos nela, contou Altamir. "O dólar alto atrasa um pouco, mas o mercado sempre se adapta. O custo acaba sendo diluído no mercado interno".

A próxima viagem está marcada para abril de 2020 e já tem quatro inscritos. Só entrar em contato pelo website https://brandstrading.com.br para fazer sua inscrição ou tirar dúvidas com o empresário.






correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense