ivc.png

Especial: Aumentam denúncias contra abuso sexual de menores em Otacílio Costa

18 Maio 2019 14:48:00

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil. Saiba como denunciar.

Elaine Leal / CO


Neste dia 18 de maio marca está sendo lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil. Segundo informações recolhidas junto ao Conselho Tutelar de Otacílio Costa, neste ano, mais de 20 denúncias estão sendo acompanhadas pelo órgão.

"Nosso banheiro ficava fora de casa. Quando eu fui tomar banho, todas as janelinhas estavam fechadas. Porém quando olhei de novo tinha uma aberta. Achei que eu tinha visto errado e continuei a me banhar. Foi aí que percebi que tinha um homem me olhando. Ele era da minha família. Comecei a gritar e acordei todos da casa. A esposa dele o acobertou falando que ele, que foi o único que demorou a aparecer já estava dormindo", relatou uma moradora de Otacílio Costa, que na época era uma adolescente.

Em 2019, afirmaram as profissionais do conselho tutelar, já houve mais denúncias do que no ano passado inteiro. Elas salientaram, porém, que muitos casos ainda são abafados pelas famílias. "As denúncias estão aumentando e os casos são cada vez mais graves. Percebemos que os otacilienses estão se sentindo mais seguros para falar sobre o assunto e denunciar os casos", pontuaram as conselheiras.


Os casos de abuso sexual acontecem com crianças e adolescentes de ambos os sexos, porém as denúncias, em sua maioria, são de meninas abusadas. Em todas as classes sociais há relato de algum tipo de violência contra o menor.

Elas ressaltaram que o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar, tem contribuído para que as crianças e adolescentes denunciem os abusos pelos quais estão passando.

Quando falamos em abuso, explicaram as conselheiras, tem pessoa que acha que só ocorre se houver o ato de penetração, o ato sexual em si, mas o abuso vai desde um passar de mão em uma criança ou adolescente com intenção maliciosa, levar o menor para assistir um filme impróprio para ele, entre outras ações.

"Às vezes isso acontece dentro de casa com o pai, padrasto ou avó", afirmaram.

"Eu gostava de subir em árvores. Estava no quintal dos meus avós brincando em uma goiabeira e quando desci o marido da minha tia estava lá. Ele passou a mão na minha perna de maneira diferente. Saí correndo. Depois fui tomar banho e ele ficou me olhando pelo buraco da janela. Tinha uma sem vidro. Ele foi bem para perto da janela e disse que eu tinha um corpo bonito. Contei tudo para minha mãe, que na mesma hora foi atrás dele com toda família para esclarecer a situação", relembrou outra otaciliense, que na época tinha 10 anos.

No momento em que a criança reclamar de que alguém passou a mão nela os pais verifiquem o ocorrido. O abusador pode ser o pai, o padrasto, o avô, um vizinho. "Não ache que é bobagem da criança. Verifique, denuncie, faça um boletim de ocorrência, chame o conselho, a polícia", orientaram.

Uma outra orientação é que o abusador seja afastado da criança. Se ele morar na mesma residência da criança que abusou deve ser retirado do lar. Uma questão que pode parecer óbvia mas que, segundo os relatos das conselheiras, em alguns casos a mãe prefere que a filha vá embora para a casa de um parente, pois não quer se afastar do acusado de ter cometido o ato abusivo. "Mãe, afaste o agressor do lar, não a criança. já tivemos casos em que a mãe retirou a criança do lar, pois a mãe não queria se afastar do parceiro agressor", relembraram.

A punição, comentaram as conselheiras, caso ela não afaste o abusador da criança, é que ela poderá ser denunciada como conivente do caso.

O caminho que o órgão segue é receber a denúncia, verificar o que está ocorrendo, depois encaminhamos a criança para corpo e delito e, em seguida, para a polícia local. Conforme as profissionais, o caso não passa mais por elas. "Todo o processo é muito demorado. O exame de corpo e delito demora cerca de dois meses para liberar o resultado. Temos um limite de atuação", lamentam.

A Delegacia de Polícia da Comarca de Otacílio Costa, segundo o delegado Silvio Dantas, atualmente, tem dois inquéritos de estupro de crianças tramitando. "No que diz respeito aos esforços, a população pode nos comunicar todas as denúncias", afirmou.

Caso de exploração sexual

"Estamos com um caso de exploração sexual. O pai enviava as filhas para a casa de um patrão para que supostamente elas limpassem a casa dele, mas lá o homem tinha relações sexuais com elas e, com isso, o pai garantia um pedaço de terra. Uma das meninas tinha apenas oito anos de idade quando o fato aconteceu. O pai, que deveria ser o protetor, usava as filhas como moeda de troca", contaram.

As Conselheiras apelam à população para que denunciem. Usando o disque 100, uma denúncia anônima pode ser feita. Quando presenciar o abuso ou uma agressão física denuncie na hora, pois fica mais fácil encontrar vestígios. Outros canais, o próprio conselho, a escola que a criança frequenta, a delegacia.

"Precisamos que este trabalho seja mais efetivo. Continuamos pedindo que a população denuncie. Que os pais sejam mais vigilantes. O conselho não é um órgão para dar susto. Nós orientamos", finalizaram.




Lista da editoria


13 Junho 2019 15:26:00

Autor: Elaine Leal

13 Junho 2019 15:04:00
RECONHECIMENTO

Ele destacou o papel exercido pela maçonaria, uma das instituições com maior credibilidade e qualidade no país.

Autor: Assessoria de Imprensa por CO

12 Junho 2019 09:34:00

Autor: Elaine Leal

12 Junho 2019 08:18:00

Autor: Elaine Leal

06 Junho 2019 12:14:00

'Minha passagem pelo HSC soma 25 anos de serviços prestados à essa importante Entidade de nosso município', diz Robson.

Autor: Robson Oliveira Medeiros por CO

31 Maio 2019 16:27:00
HOMENAGEM

O ex-governador destacou que Santa Catarina é um estado de referência.

Autor: Assessoria de Imprensa por CO

30 Maio 2019 17:49:00

Autor: Elaine Leal

28 Maio 2019 13:22:00

Tanto os otacilienses quanto os palmeirenses podem participar doando algum item.

Autor: Elaine Leal

24 Maio 2019 15:37:00
MAIS MÉDICOS

As novas regras de adesão reduzem o número de vagas de profissionais em todo o Estado


24 Maio 2019 15:07:00
ADOÇÃO

Embora existam cerca de 3,4 mil pessoas habilitadas para adoção no Estado, remanescem em abrigos outras 200 crianças e adolescentes que infelizmente não preenchem o perfil desejado pelos pretendentes.

Autor: Núcleo de Comunicação Institucional do TJSC por CO

23 Maio 2019 13:06:00

Autor: Elaine Leal

23 Maio 2019 12:00:00

Autor: Assessoria de Imprensa por CO

22 Maio 2019 14:31:00

Autor: Robson Ribeiro/ CO

21 Maio 2019 10:41:00

Os protetores ambientais de Otacílio Costa receberam o uniforme do programa e se preparam para o desfile de Sete de Setembro.

Autor: Elaine Leal

20 Maio 2019 10:31:00
Projeto

Empresa finalizou as negociações com os fornecedores que serão responsáveis pela construção da nova fábrica

Autor: Assessoria de Imprensa por CO

18 Maio 2019 18:02:00

Evento é alusivo à Campanha Maio Amarelo e grupo distribuiu folhetos para motoristas.

Autor: Elaine Leal

18 Maio 2019 14:48:00

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil. Saiba como denunciar.

Autor: Elaine Leal / CO

17 Maio 2019 14:38:00

Autor: Robson Ribeiro/ CO

17 Maio 2019 11:47:00

Autor: Redação CO

17 Maio 2019 08:15:00

Acidente aconteceu por volta das 21h50 de quinta-feira, 16.

Autor: Redação CO






correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense