ivc.png

TRÂNSITO

Falta de sinalização e de respeito ao trânsito coloca vidas em risco no Targino

Há um estudo em andamento para que o trânsito sofra alteração.

Elaine Leal


Dois acidentes de trânsito ocorridos no cruzamento das ruas O Poluceno e Romeu Vargas, no bairro Targino, em um espaço de tempo de um pouco mais de um mês entre eles, chamou a atenção de nossa reportagem. Nas redes sociais, pais de alunos da Escola Catarina Fuhrmann e moradores do bairro reclamaram da falta de sinalização e do desrespeito de alguns condutores às normas de trânsito vigentes.  

Em fevereiro, quando ocorreu o primeiro acidente que registramos, não havia a placa de sinalização de parada obrigatória nas vias. Sendo informada por nossa reportagem, a diretoria de trânsito do município colocou a placa indicativa de "PARE" no local, mas já no início de março, a sinalização havia sido removida.

Segundo populares que estavam acompanhavam os trabalhos de resgate do acidente ocorrido no dia 23 de março, a placa teria sido arrancada por motoristas sob alegação de que a mesma dificultava estacionar os veículos para desembarque de crianças na escola.

Desrespeito no embarque e desembarque dos alunos

Alertados por alguns pais quanto ao desrespeito de certos condutores na hora do embarque e desembarque, fomos observar o que acontecia no horário de entrada e saída dos alunos na unidade escolar. Constatamos que o movimento é bastante intenso e pudemos observar diversos veículos parados em locais que, segundo a norma de trânsito, não poderiam.

Para Andresa Silva, mãe de alunos da Catarina, além da falta sinalização, que a prefeitura precisa colocar no local, o desrespeito dos condutores tem gerado insegurança e acidentes no local. Ela pontuou que, em especial, nos dias chuvosos os alunos ficam ainda mais vulneráveis ao passarem perto do cruzamento.

Quando vão realizar o embarque ou desembarque das crianças, os motoristas param em qualquer lugar. Às vezes, deixam a locomoção das discentes mais complicada, pois ficam sem ter por onde passar até chegarem na faixa de segurança. Elas acabam atravessando fora da faixa, explicou Andresa. "Em uma reunião para resolver questões internas da escola, alguns pais, preocupados com essa situação, levantaram o assunto e deram ideias para melhorar o trânsito na frente da unidade. A diretora falou que iria ver o que poderia ser feito. Não basta sinalização se não houver o respeito. Na hora de um acidente, um joga a culpa no outro, mas no final todos estão errados", finalizou.

Trânsito sofrerá mudanças no local

Mais uma vez procuramos respostas da prefeitura. O secretário de planejamento do município, Anderson Amarante de Liz, popular presuntinho, falou à nossa reportagem informando que recebeu, essa semana, a informação de que a placa teria sido arrancada do referido cruzamento, e vai mandar recolocá-la.

Ele também nos adiantou que há um estudo em andamento para que o trânsito nas duas vias sofra alteração. De acordo com o estudo em andamento, a Rua Romeu Vargas passaria a ser mão apenas para quem a acessar a partir da Avenida Olinkraft, e o mesmo aconteceria à Rua Poluceno, que só seria acessada a partir da Rua Romeu Vargas, não permitindo mais que motoristas trafeguem por ela a partir da Avenida Joseph Schaller, entrando ao lado do Hospital Santa Clara.

Até o fechamento desta matéria, a nova sinalização ainda não estava no local.


Imagens

Foto: Elaine Leal
Foto: Elaine Leal




correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense