ivc.png

PANDEMIA

Governo definirá retorno do transporte coletivo na semana que vem

Moisés anunciou em reunião com prefeitos que elaboração de protocolo de segurança está na reta final

RCN por CO

O governador Carlos Moisés da Silva disse nesta sexta-feira (22) que o Executivo deve decidir as regras para o retorno do transporte coletivo na próxima semana. O impasse, segundo Moisés, é garantir a segurança para os ônibus de transporte urbano, onde existe mais dificuldade de controle e fiscalização. A declaração aconteceu durante conferência online com prefeitos do Estado.

Durante a conferência, coube ao prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), endossar o pedido dos prefeitos pela volta da atividade. Segundo ele, a suspensão dos ônibus somada à volta do comércio provocou exercício ilegal de transporte por alguns motoristas de aplicativo, por exemplo. 

Moisés concordou em agilizar o processo. O governo do Estado já tem prontos os protocolos de segurança para transporte interestadual e intermunicipal. Para liberar a atividade de um modo geral, falta definir as regras para o transporte urbano dentro dos municípios.  

"O interestadual e o intermunicipal têm características exclusivas de transporte rodoviário, têm um tratamento e uma facilidade de controle maior. [...] O controle de pessoas que acessam os veículos do transporte urbano são um grande desafio", disse Moisés.  

Segundo o governador, o objetivo do Executivo é "adotar regras para não precisar regredir" depois. Assim, quando o protocolo for definido, ficará a cargo dos prefeitos impor novas regras de restrição social, caso necessárias.  

A medida vai de encontro ao que sugeriu o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos). Para ele, cada cidade tem sua demanda específica de restrição e o prefeito, junto a equipes técnicas, saberá dar o encaminhamento.  

Moisés pediu mais alguns dias para elaborar os protocolos. "Esse é um tema que vai ser abordado e aí eu peço a paciência de todos para que a gente possa evoluir na semana que vem", disse. Mas já adiantou que o transporte deve voltar 'em plena carga': "A gente não deve restringir horário. Quanto mais restringe, mais aglomeração dá", afirmou.  

No encontro, o governo do Estado apresentou ainda uma plataforma de controle de dados sobre a Covid-19 em Santa Catarina que será disponibilizada aos prefeitos. Nela, constam tabelas, mapas, protocolos de defesa, entre outras ferramentas, que vão embasar tomadas de decisões regionais. A plataforma ainda está em fase de testes e passará por avaliação dos prefeitos.   





correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense