ivc.png

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Palmeira promove ações em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Elaine Leal


Nesta sexta-feira, 8, mundialmente conhecido como Dia Internacional da Mulher, a prefeitura de Palmeira promoveu atividades gratuitas direcionadas ao público feminino, com cine fórum e ações com foco em saúde e bem-estar. O evento, que começou às 14h, ocorreu no Salão da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres. 

As mulheres Palmeirenses lotaram o Salão do evento para aprenderem mais a respeito de seus direitos e da luta feminina na sociedade. Lá, estiveram mulheres de todas as idades e localidades do município. 

A programação foi mediada por Suzane Faita e Jô Antunes, professoras e pesquisadoras do Grupo Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (Gecal). Suzane explicou a importância e a temática do filme 'A memória que me contam'. "O objetivo do filme é falar de como a mulher se engajou na luta contra a ditadura militar e como era a vida delas no período. Também faz refletir sobre as relações homoafetivas e todos os preconceitos", disse Suzane.


 As integrantes do Gecal relembraram que o Dia não é de comemoração, mas de luta, de protesto e reinvindicações. Um tempo de debate para conscientizar a população. Ressaltaram que a mulheres negras, trans e lésbicas não podem ser esquecidas. 

Para elas, a data também serve para celebrar a memória de muitas mulheres que morreram ao longo da história lutando por direitos. "Oito de março é uma conquista das mulheres. O dia é importante, pois traz à luz a luta das mulheres. A cada duas horas uma mulher é morta pelo companheiro, a cada onze minutos uma mulher é estuprada. Temos muito que avançar ainda", enfatizou Jô. 


A senhora Luzia Aparecida, 51 anos, moradora do Mato Escuro, declarou que estava saindo da programação mais cheia de conhecimento. "Achei tudo muito importante. Estar aqui com outras mulheres aprendendo sobre o assunto me enriqueceu bastante", asseverou. 


Confira a matéria completa na edição impressa do CO.

Imagens

Foto: Elaine Leal
Foto: Elaine Leal
Foto: Elaine Leal
Foto: Elaine Leal
Foto: Elaine Leal
Foto: Elaine Leal
Foto: Elaine Leal
Foto: Elaine Leal
Foto: Elaine Leal
Foto: Elaine Leal





correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense