ivc.png

agricultura familiar

Produtores comemoram safra da moranga em Otacílio Costa

Lavouras estão apresentando ótima qualidade e grande produção do fruto

Robson Ribeiro por CO


A safra da moranga está deixando os produtores otacilienses satisfeitos e, quem ainda vai colher o fruto, otimista. A produção na maioria das lavouras está chamando a atenção pela ótima qualidade e a grande quantidade na produção. 

Um dos produtores que está otimista com a produção de moranga é o agricultor Orli Juliano Rafaeli Xavier, 40 anos, na localidade de Casa Vermelha. Ele, que possui nove hectares de plantação da hortaliça, espera colher entre 10 e 12 toneladas de moranga por hectare. Esse é o terceiro ano seguido que Orli aposta no plantio do produto. A produção do fruto serve de fomento para ele, que tem como carro chefe da propriedade a pecuária. "Esse está sendo o melhor ano da produção. Creio que o acompanhamento técnico da Epagri foi o que mais contribuiu para a ótima qualidade da lavoura", anota o produtor, dizendo que deve colher os frutos na próxima semana.

O engenheiro agrônomo da Epagri, Murilo Nunes, explica os fatores que contribuíram para a boa qualidade na lavoura do agricultor. "O manejo da lavoura foi essencial. O tempo contribuiu, ajudou e o produtor executou as técnicas corretas, conforme foi orientado. Quase fechando os 90 dias, que é o ciclo da produção, está uma lavoura sã, a folha está verde ainda mandando energia para preencher o fruto. É sintoma de uma lavoura bem nutrida e manejada", anota Murilo.

Produção é característica da agricultura familiar

Murilo explica que o cultivo de moranga, ou abóbora japonesa, é uma característica da agricultura familiar. Devido, segundo ele, o fruto ter um clico de produção de 90 a 110 dias. "A moranga tem um poder socioeconômico bastante grande em nossa região. É difícil ver grandes fazendas com plantação de moranga. Geralmente é o agricultor familiar.

O profissional explica que a moranga produzida no Sul é bastante procurada devido à sua qualidade. "É uma fruta com a casca bem verde e a polpa alaranjada. Sinal de uma fruta que teve um ciclo adequado, sem doenças. Geralmente a produção aqui é menor, mas a qualidade é satisfatória", pontua Murilo, dizendo que uma fruta boa varia de 2 a 3 quilos.







correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense