ivc.png

unilages.jpg
PANDEMIA

Coronavírus: Prefeito Ceron anuncia novas restrições através de Decreto

Todos os estabelecimentos, com exceção aos serviços essenciais de farmácias, terão seu fechamento às 22h.

Assessoria por CO

Em resposta ao agravamento da pandemia em Lages e região, com o aumento substancial de novos casos do novo Coronavírus (Covid-19) e consequentemente maior uso de leitos de UTI, o prefeito Antonio Ceron assinou o decreto n° 18.062, como novas restrições. As regras passam a valer a partir desta quinta-feira (16 de julho) e estará em vigor até o dia 27 de julho. O decreto poderá ser alterado, com normas mais rígidas, a qualquer momento, dependendo da adesão e cumprimento por parte da população e proprietários de estabelecimentos.

Desde quando o novo Coronavírus chegou ao Brasil e Santa Catarina, Lages foi pioneira constituindo o Gabinete Emergencial, envolvendo diversas entidades para o acompanhamento e orientação para que a cidade tivesse um modelo de gestão com o objetivo de proteger as famílias lageanas. "Até recentemente a região apresentou números confortáveis, mas com o inverno mais rigoroso e relaxamento no isolamento social, a disseminação do vírus vem aumentando e os números se mostram muito preocupantes nos últimos quinze dias", destaca o prefeito.

Com dados atualizados nesta quarta-feira (15) há 41 pessoas internadas, entre leitos de enfermarias e UTI adultos, sendo 31 de Lages, nove da região e um paciente de Balneário Camboriú. Na última semana foram registrados cinco óbitos por Covid-19 na região, sendo quatro de Lages e um de Rio Rufino. "Antes que a situação se agrave ainda mais, através do decreto estamos tomando atitudes e restringindo algumas atividades para que tenha maior conscientização das pessoas. Pedimos a colaboração de todos, para que tenhamos uma força única, sempre com responsabilidade e comportamento adequado. Juntos poderemos vencer esta batalha", diz o prefeito.

Os atendimentos no Centro de Triagem aumentaram de 30 a 40 pessoas por dia para 170 pessoas em um único dia, nesta semana. Os resultados positivos de pessoas suspeitas também aumentaram de 5% para cerca de 50% atualmente. "Isso mostra o quanto o vírus está presente entre nós, como muitas pessoas assintomáticas", alerta o secretário da Saúde, Claiton Camargo de Souza.

O Decreto completo está disponível no site da Prefeitura de Lages, no endereço www.lages.sc.gov.br.

Confira os principais pontos e novos horários permitidos:

Todos os estabelecimentos, com exceção aos serviços essenciais de farmácias, terão seu fechamento às 22h. É preciso que todos os locais respeitem o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas e 30% da ocupação, assim como a disponibilização de álcool em gel. Recomenda-se também, que sempre que possível, seja aferida a temperatura antes da entrada, assim como o acesso de apenas uma pessoa da família a supermercados.

- Restaurantes, bares, cafeterias, padarias e afins - fechamento ao público às 22h, com atendimento até as 23h (entregas deliverys e retiradas no balcão permanecem inalterados).

- Supermercados, mercados e atacadistas (segunda a sábado) - 8h às 20h e no domingo das 8h às 14h;

- Shoppings e lojas de departamentos (segunda a domingo) - 10h às 20h

- Comércio em geral (segunda a sexta-feira) das 8h às 19h e nos sábados das 8h às 14h (domingo fechado);

- Postos de combustíveis e lojas de conveniências (segunda a domingo) - 5h às 22h (somente irão funcionar depois das 22h aqueles localizados às margens das rodovias federais).

- Igrejas podem funcionar com capacidade de até 30% e distanciamento entre os bancos.

- Academias, estúdios de dança e pilates terão funcionamento até 22h, com limite máximo de ocupação de 30% da capacidade e distanciamento entre os usuários.

Suspensões:

- Eventos e competições esportivas da esfera municipal e privada continuam proibidos;

- Continuam suspensos cinemas, teatros, casas noturnas, shows e espetáculos;

- Cirurgias eletivas suspensas por tempo indeterminado, assim como o agendamento de consultas eletivas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs);

- Aulas do ensino infantil e fundamental estarão suspensas até final de agosto. Atividades pedagógicas não presenciais continuam.

 





correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense