ivc.png

CDL Lages

Empresários lageanos atentos às mudanças fiscais

CDL Lages por CO
Foto: Andreia Schmidinger

Empresários e contadores, lotaram o auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages - CDL, na noite desta quarta-feira (13), para participar de um bate-papo sobre um tema de extrema importância. Em pauta, a implementação do Bloco X. 

A abertura do evento foi realizada pelo Presidente da CDL Lages, Marcos Tortelli, que ressaltou a importância da discussão deste tema. "Há um ano trabalhamos o Bloco X, estivemos envolvidos com outras instituições no pedido de prorrogação do prazo ao Governo. Mas 2020 está ai, e nosso objetivo é que todos os empresários estejam atentos e bem informados sobre o tema" disse. 

O Presidente do Sindicato dos Contabilistas da Serra Catarinense - Sindicont, Júlio Machado foi um dos responsáveis pela troca de informações entre os presentes, focando nas exigências fiscais no controle de estoque. "O Bloco X é uma forma de fiscalizar o consumidor final, para que todos trabalhem de maneira correta" lembrou ele. 

As empresas que não entregarem as informações do Bloco X (redução Z), no período de 10 dias consecutivos, terão a emissão do cupom fiscal bloqueados. E a não entrega dos arquivos do Bloco X (controle de estoque), durante 10 meses consecutivos também irá bloquear o cupom fiscal. "Existe também uma multa, mas comparada ao fato da impossibilidade de realizar novas vendas, ela é o menor dos nossos problemas" completou. 

Em seguida o Professor Universitário de Empreendedorismo e Diretor da Softecsul Inovação, Athos Branco, falou sobre a importância da gestão de estoque no lucro da sua empresa. "Não devemos pensar no Bloco X como apenas mais uma obrigação para a empresa, devemos pensar nos seus benefícios" disse, "afinal, a falta de gestão do estoque pode trazer vários impactos financeiros negativos para o empreendedor". 

Por isso, ter o conhecimento do valor que se tem em estoque pode trazer vários benefícios. "Você saberá quanto há de perdas ou roubo em sua empresa, quais das mercadorias tem maior giro e quais as que estão paradas no estoque, essas são informações vitais para o sucesso financeiro do seu negócio". 

São obrigados a entregar o Bloco X os seguintes estabelecimentos: 

Desde 2018: Postos de combustíveis, supermercados e lojas de departamento. 

Serão obrigadas a partir de 1° setembro de 2019, farmácias, varejistas de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal. 

15 de janeiro de 2020, lojas de materiais de construção e materiais elétricos. 

1° de março 2020 restaurantes, lanchonetes e similares. 

1° de junho 2020 as demais empresas. 

O que é o Bloco X?

O programa tem como objetivo enviar para a base de dados do SEF/SC os dados obtidos no Programa Aplicativo Fiscal do Emissor de Cupom Fiscal (PAF-ECF). São arquivos gerados de forma automática, que devem ser enviados diariamente, no caso de tributação e venda de mercadorias, e mensalmente para acompanhamento do estoque.

O contribuinte que não se organizar para cumprir essa obrigatoriedade, até o prazo estabelecido por lei, poderá sofrer implicações práticas em seu negócio. 





correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense