ivc.png

Iniciativas no câmpus do IFSC em Lages, buscam destacar presença de mulheres na engenharia

19 Outubro 2018 09:36:00

Coordenadoria de Jornalismo do IFSC

As mulheres ainda são minoria nos cursos de engenharia do IFSC, mas iniciativas nos câmpus Lages e São José visam dar mais visibilidade a elas num meio ainda considerado "masculino". Isso ocorre por meio de um projeto de extensão em São José e de uma campanha organizada pelas próprias alunas em Lages.

Atualmente, o IFSC possui oito tipos de cursos de engenharia (Civil; de Controle e Automação; Elétrica; Eletrônica; Mecânica; Mecatrônica; de Produção; e de Telecomunicações), nos quais apenas 19,1% dos estudantes são mulheres. O curso com maior presença feminina é o de Engenharia Civil (40,1% de alunas), enquanto o que tem a menor é o de Controle e Automação (8%). 

O curso de Engenharia de Telecomunicações, oferecido apenas no Câmpus São José, está um pouco acima da média do IFSC no que diz respeito à presença de mulheres (20,8%), mas, ainda assim, elas enfrentam dificuldades que só elas sentem, inclusive o sentimento de solidão. Para que possam compartilhar suas experiências e problemas na rotina do curso, as alunas, em torno de 15, participam a cada duas semanas de rodas de conversa que envolvem também a professora Evanaska Maria Barbosa Nogueira e uma psicóloga do câmpus. A iniciativa teve origem no projeto de extensão "Lugar da mulher é onde ela quiser, inclusive na engenharia". 

Coordenadora do projeto, que começou em abril, Evanaska conta que o objetivo dele é incentivar alunas do ensino médio a entrar na engenharia e "inspirar as meninas a continuar no curso". Uma das maneiras para fazer isso é trazer exemplos de mulheres de sucesso na engenharia. "A ideia é que elas vejam esses exemplos e pensem 'olha onde ela está: é onde quero chegar'", comenta. Entre outras atividades previstas no projeto, estão visitas a escolas e palestras com o objetivo de aumentar o interesse das estudantes na área de exatas. 

Estudantes de Lages querem mostrar que engenharia também é para mulheres 

"Engenharia também é coisa de mulher" é uma dentre muitas frases estampadas em placas usadas pelas alunas do curso superior em Engenharia Mecânica do Câmpus Lages. O câmpus apresenta o maior percentual de mulheres matriculadas no curso de Engenharia Mecânica no IFSC, além de ser maior que as médias estaduais e nacionais dos institutos federais, de acordo com dados da Plataforma Nilo Peçanha, que reúne estatísticas dos IFs de todo o País. Entretanto, o número de homens ainda é maior: enquanto as mulheres atingem 15,3% do total de alunos no curso em Lages, os homens chegam a 84,7% (94 homens e 17 mulheres). 

O medo do preconceito, de não ser aceita e de estar em um ambiente com mais participação masculina é um dos fatores que impedem muitas meninas de iniciar esse curso, na opinião de Tatieille Liz, lageana, da quarta fase da Engenharia Mecânica. "Criou-se uma imagem de que a área da mecânica é para homens. Muitas pensam que é algo muito difícil. Parece ser impossível pelo fato de as mulheres terem menos contato com essas coisas, quando na verdade não existe nenhuma barreira, qualquer uma, desde que queira, pode aprender", diz. 

Cursos têm poucas professoras 

Atualmente no Câmpus Lages, há somente uma professora mulher na área de processos industriais, que dá aula para os cursos técnicos em Eletromecânica e Mecatrônica e vai começar a lecionar para a Engenharia Mecânica. A professora Adriellen Lima de Sousa é engenheira de controle e automação e explica que a responsabilidade de um engenheiro é desenvolver soluções, através da capacidade lógica e do conhecimento matemático para problemas técnicos em sistemas, serviços ou produtos. "Ao contrário do que muitos acreditam, realizar esforços físicos para implementar as soluções elaboradas não necessariamente competem ao engenheiro", destaca a professora. 

No Câmpus São José, de 28 professores efetivos (excluindo substitutos) vinculados à Coordenadoria da Área de Telecomunicações, apenas quatro são mulheres, segundo informações do Sistema de Gestão de Pessoas do IFSC. A professora Evanaska Nogueira, que coordena o projeto de extensão "Lugar da mulher é onde ela quiser, inclusive na engenharia", é uma delas. 

A estudante Jeneffer Farias, bolsista do projeto "Lugar da mulher é onde ela quiser, inclusive na engenharia" e que pretende ser professora, lembra que as mulheres são maioria no ensino superior no Brasil, embora mais concentradas em cursos como Administração e Pedagogia e da área de saúde. "Isso é cultural, mas temos que criar a consciência de que a cultura pode ser mudada. A gente faz isso por meio da educação", opina. 

Saiba mais 

Para ingressar em um curso superior de engenharia do IFSC, é preciso fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e realizar a inscrição via Sisu.



Leia Mais


14 Março 2019 14:40:11
Danos morais

Autor: Taina Borges/Assessoria de Imprensa por CO

14 Março 2019 13:53:00
JUSTIÇA

Autor: NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL/COMARCA DE LAGES POR CO

14 Março 2019 13:29:00

Hoje 5.050 alunos da rede estadual são transportados pelas prefeituras na região da Amures para 53 unidades escolares

Autor: Oneris Lopes / Amures por CO

12 Março 2019 15:07:00
OPORTUNIDADE

Autor: TAINA BORGES NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL/COMARCA DE LAGES POR CO

12 Março 2019 14:58:00

Evento vai reunir 200 pessoas e terá palestra da vice-governadora, Daniela Reinehr

Autor: Assessoria de Imprensa por CO

12 Março 2019 14:18:00
Concurso público

Autor: Assessoria de Imprensa por CO

12 Março 2019 10:41:00

Autor: Elaine Leal

11 Março 2019 11:20:00
SEMINÁRIO

Haverá palestra e mesas de discussão durante o dia e à noite

Autor: Taina Borges Núcleo de Comunicação Institucional/Comarca de Lages por CO

11 Março 2019 11:15:00
AUDIÊNCIA PÚBLICA

Autor: Taina Borges Núcleo de Comunicação Institucional/Comarca de Lages por CO

07 Março 2019 13:33:26
Educação Infantil

Autor: Assessoria de Imprensa por CO

23 Fevereiro 2019 16:49:00
PALMEIRA

Inauguração das obras de adequação das estadas e do Gabinete Odontológico na localidade de Mato Escuro estão entre os investimentos.

Autor: Assessoria PMP por CO

22 Fevereiro 2019 13:19:00
EMPREENDIMENTO

Autor: ASSESSORIA POR CO

21 Fevereiro 2019 10:41:00
NOVIDADE

Frequências diretas e diárias vão auxiliar grande número de passageiros semanalmente que buscam resolver demandas e ter lazer em um dos maiores centros do país, Curitiba

Autor: Daniele Mendes de Melo/Assessoria de Imprensa por CO

11 Fevereiro 2019 16:00:00

'Recebi manifestações de artistas, personalidades, juízas, desembargadoras, delegadas, que se posicionaram em solidariedade, contando histórias que enfrentaram no passado, e mostrando que essa é uma questão que temos que sanar, a do julgamento gratuito', destaca a deputada.

Autor: Por Diário Catarinense

11 Fevereiro 2019 11:31:00

Barney conseguiu localizar o corpo de uma vítima soterrada em meio aos rejeitos de minério da barragem da Companhia Vale do Rio Doce que se rompeu em Brumadinho

Autor: Iran Rosa de Moraes

11 Fevereiro 2019 10:49:00
Palmeira

Autor: Robson Ribeiro/ CO

08 Fevereiro 2019 10:28:00
FEMINICÍDIO

Autor: Correio Otaciliense

07 Fevereiro 2019 16:20:00
OBRAS

Autor: Elaine Leal

24 Janeiro 2019 21:45:00
CENTENÁRIA

Autor: Robson Ribeiro/ CO

24 Janeiro 2019 21:42:00
BOCAINA DO SUL

Autor: Assessoria PBS por CO





correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense