ivc.png

Serra

Primeiro trecho da rede de gás natural de Lages é finalizado

Fornecimento deve inciar em abril do ano que vem, até chegada do gasoduto em 2024

Foto: Foto: Murici Balbinot/Arquivo

A Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) finalizou a primeira fase das obras de implantação da rede local de distribuição de gás natural em Lages. O combustível chegará inicialmente através do modal gás natural comprimido (GNC), transportado em caminhões, e será injetado na rede de distribuição da cidade.

O contrato da logística de abastecimento será assinado em dezembro e o fornecimento efetivo deve iniciar em abril do ano que vem. O objetivo da obra é antecipar o fornecimento do gás natural no município, já que o gasoduto que irá atender a região serrana de maneira geral está em construção e tem previsão para chegar a Lages em 2024. A responsável pela distribuição será a American Oil, que transportará o GNC a partir de sua base de compressão em Indaial.

Em Lages, a rede atenderá inicialmente dois postos de combustíveis que operam pelo modal GNC, além de comércios e condomínios residenciais. Atualmente a SCGÁS está promovendo em parceria com o Senai Lages uma capacitação de técnicos gasistas em instalação e conversão de equipamentos para gás natural, que formará profissionais para atender o mercado da região.

Nesta primeira fase, a Companhia investiu cerca de R$ 7 milhões para implantação de aproximadamente 11 km de rede. A segunda fase de obras no município já tem autorização da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) para ser executada.

A rede será ampliada conforme a demanda para atender novos mercados. Projetos locais como o de Lages também necessitam de avaliação por parte do órgão regulador por envolverem investimentos em infraestrutura e consumo de gás natural, componentes que fazem parte dos cálculos que definem as diversas tarifas aplicadas ao mercado catarinense.

O gás natural é um energético que pode ser utilizado em vários setores da economia, desde processos industriais até o uso doméstico. Em cidades serranas onde o inverno é bastante rigoroso, o gás natural pode ser utilizado para climatização dos ambientes, aquecimento dos chuveiros e em fogões e churrasqueiras.





correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense