ivc.png

Depressão: a relação dos dias frios e da má alimentação no quadro depressivo

22 Junho 2018 13:54:00

Dias frios e má alimentação podem causar depressão.

Elaine Leal/ CO

Transtorno se inicia no outono ou no inverno. Banho de luz ajuda a solucionar o problema. 


"Quando eu olho para o céu e não vejo o sol ou quando eu apenas enxergo o cinza, sinto o frio e observo que não há ninguém na rua a tristeza se apodera de mim. Já cheguei a ficar vários dias com mal humor. O Frio mexe negativamente comigo", declarou uma otaciliense que prefere não se identificar.

O relato é de uma mulher perto dos seus 38 anos, que já foi diagnosticada com depressão sazonal. Ela tem sofrido com os efeitos negativos do inverno em sua vida.

Com a chegada da estação gelada, que para muitos é sinônimo de elegância, possibilidade de ver neve no Brasil e conhecer os lugares muito frios da região sul, pode vir também a depressão sazonal ou depressão de inverno.

O psiquiatra Guilherme Oberlaender de Almeida, 36 anos de prática na área, atende na Associação Dos Aposentados, Pensionistas E Idosos De Otacílio Costa - (Aapoc) explica que como no inverno há menos incidência de luz solar isso acaba dificultando a produção de algumas substâncias que evitam que as pessoas fiquem deprimidas. "Em especial as pessoas na região Serrana de Santa Catarina pegam pouco sol e podem acabar desenvolvendo o transtorno de humor sazonal", afirmou.


Depressão de inverno (depressão sazonal de inverno) é uma depressão que se inicia no outono ou inverno e tem como características sintomas depressivos, como ter menos prazer, menos interesse, ficar triste. Podendo a pessoa ter também muito sono, mais apetite e quase uma paixão por carboidratos.

O tratamento envolve desde apanhar luz solar natural, terapia com psicólogo, medicação, terapia de luz, dentre outras. Tudo recomendado por um médico.

A depressão não é uma doença do celebro é do intestino que afeta o cérebro, diz especialista.


O psiquiatra salienta que uma alimentação correta ajuda a evitar o transtorno. Ele afirma que 90% da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar, é produzida pelos intestinos e levada para o cérebro. Existem estudos que comprovam a relação entre a falta de serotonina no cérebro e os suicídios. "Das pessoas que passam por meu consultório 70% possuem problemas intestinais como, a prisão de ventre. Temos que tratar a flora intestinal", explica.

Guilherme ressalta que esse é um ponto que tem passado muito desapercebido por profissionais da área. O ideal para combater a depressão é um tratamento multiprofissional - nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, terapia ocupacional.

A nutricionista Jane Gehrke alerta que durante o quadro depressivo as pessoas acabam se alimentando incorretamente e em alguns casos optam somente por alimentos refinados como arroz, pão branco, doces, bolachas o que não ajudam na recuperação.

Ela explica que as vitaminas do complexo B, que não são produzidas em quantidades suficientes pelo corpo humano, são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Elas precisam ser consumidas na alimentação, uma vez que, são importantes tanto como uma prevenção contra diversos transtornos, incluindo a depressão, como no processo de recuperação de pacientes depressivos. O complexo B é facilmente encontrado nos alimentos e nas frutas como banana, pinhão (triptofano), carnes, leite, dentre outros.

Pacientes que foram curados deste transtorno podem voltar ao quadro se não houver a ingestão de triptofano. A redução de dopamina também pode gerar a depressão.

A importância do triptofano no combate a depressão

O triptofano é um aminoácido utilizado pelo cérebro e ajuda na produção de serotonina ( neurotransmissor importante no processo bioquímico do sono e do humor)

A nutricionista ressalta que nosso corpo não produz o triptofano e é preciso ingeri-lo por meio de alimentos como, banana, aveia, pinhão, amêndoas, cacau, abacate...

Ele, ao ser ingerido, pode ser levado para o sistema nervoso central (SNC) onde será convertido em serotonina. Diversas pesquisas apontam uma relação entre a importância da serotonina na prevenção e no tratamento da depressão.

Como a serotonina é relacionada ao humor, existe uma relação com os pacientes que sofrem de depressão. Nestes pacientes existe uma diminuição da produção de serotonina no cérebro.

Não existe um único fator que possa influenciar nas baixas concentrações de serotonina. Eles podem ser genéticos, ambientais e até neurobiológicos.

Segundo Jane, existem medidas não farmacológicas que podem aumentar os níveis de serotonina. Exercícios físicos, exposição à luz do dia, ingestão de alimentos ricos em triptofanos e psicoterapia.

Também é importante para o funcionamento dos intestinos, água, assim como a aveia, o inhame, o arroz integral e a linhaça.

Segundo o psiquiatra, alguns fatores listados abaixo podem contribuir para um quadro depressivo grave que pode levar ao suicídio.

A demora em buscar o auxílio profissional - quanto mais cedo melhor. Evita isolamento social, afastamento do trabalho e até o suicídio

Falta de medicamento na rede pública - os medicamentos geralmente na rede pública são amis antigos e às vezes já não faz mais efeito como antes, pessoas com resistência ao medicamento e vão precisar mudar o medicamento.

Alimentação incorreta - a Depressão não é uma doença do celebro é do intestino que afeta o cérebro. Uma alimentação errada priva o organismo de sustâncias que combatem a depressão.

Ele, que atende cerca de 30 pessoas por mês em Otacílio Costa, finaliza com uma palavra de orientação àqueles que estão passando por dias cinzentos. "Nunca perca a esperança na vida. A vida é muito bonita. Aqui é o lugar de resolver as coisas. Lembre-se que existem pessoas que te amam", conclui.




Leia Mais


14 Fevereiro 2019 12:03:00

Autor: Elaine Leal

07 Fevereiro 2019 10:56:00

Autor: Elaine Leal

14 Janeiro 2019 15:57:00
SAÚDE

Direito existente há quase 20 anos é pouco conhecido pela falta de propagação da informação

Autor: Rede Catarinense de Notícias com informações da Agência AL.

11 Janeiro 2019 09:04:54

Autor: Robson Ribeiro/ CO

18 Dezembro 2018 11:15:00
MAIS MÉDICOS

Otacílio Costa tem um médico contratado até que chegue um profissional do Programa.

Autor: Elaine Leal

22 Novembro 2018 09:47:00
NOVEMBRO AZUL

Atividades serão realizadas para conscientizar sobre prevenção e combate ao câncer de próstata.

Autor: Elaine Leal

16 Novembro 2018 19:23:00

Autor: EBC por CO

08 Novembro 2018 10:30:00
LAGES

A ação acontecerá neste domingo, 11, das 14h às 17h e será alusiva tanto ao Novembro Azul, quanto ao Dia Mundial do Diabetes

Autor: Assessoria de Imprensa por CO

22 Outubro 2018 16:44:00

Sábado, 27, será o dia 'D', as Unidades Básicas de Saúde ficarão abertas durante todo o dia.

Autor: Elaine Leal/CO

19 Setembro 2018 15:25:00

Otacílio Costa fará uma caminhada no dia 27; Palmeira, uma Roda de Conversa no dia 25.

Autor: Elaine Leal/ CO

18 Setembro 2018 11:33:00

Confira as ações de prevenção em Otacílio Costa, Palmeira e Lages.

Autor: Elaine Leal/ CO

14 Setembro 2018 16:46:00
CASO DE CHIKUNGUNYA

Paciente esteve em viagem no Rio de Janeiro, onde contraiu a doença. Não há perigo de transmissão na cidade.

Autor: Elaine Leal/ CO

14 Setembro 2018 10:53:00
VACINAÇÃO

No Brasil, crianças abaixo de 1 ano de idade ainda tem cobertura de apenas 85,45%. Em Otacílio Costa mais de mil crianças foram imunizadas.

Autor: EBC por CO

05 Setembro 2018 10:20:00
VACINAÇÃO

A média de cobertura alcançada por Santa Catarina foi mais de 103%.

Autor: Assessoria por CO

24 Agosto 2018 14:42:00

Autor: Elaine Leal/ CO

16 Julho 2018 10:01:09

Autor: Elaine Leal

05 Julho 2018 10:42:00
SAÚDE

Unidade vem atuando na revisão de descritivos de materiais e na prospecção de novos fornecedores.

Autor: Secom por CO

05 Julho 2018 09:52:00
LAGES

Mesmo quem fez a vacina da gripe não pode se descuidar. É necessário manter a etiqueta da tosse, lavar as mãos com água e sabão e usar álcool gel.

Autor: Assessoria PML por CO

30 Junho 2018 14:58:00

Em pouco mais de um ano, o município já investiu até o momento mais de R$ 1,5 mi, com recursos próprios, para assegurar a conclusão dos serviços

Autor: Assessoria PML

22 Junho 2018 13:54:00

Dias frios e má alimentação podem causar depressão.

Autor: Elaine Leal/ CO





correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense