ivc.png

Entenda os efeitos do decreto 2845, emitido pela prefeitura de Otacílio Costa

A partir das 20h até às 06h os otacilienses deverão permanecer em suas casas. Saiba onde serão montadas as barreiras sanitárias.

Ascom PMOC e Redação CO

Após a Prefeitura de Lages divulgar o primeiro caso do novo coronavírus na cidade, o Comitê de Gerenciamento de Crise de Otacílio Costa, na manhã de hoje (22), divulgou um novo decreto para evitar a propagação do covid-19. O decreto, assinado pelo prefeito em exercício Reginaldo Gomes do Nascimento, o Pindaco, começa a valer a partir do dia 22 de março até 05 de abril, contabilizando quinze dias. 

A partir das 20h até às 06h, está proibida a circulação em vias e locais públicos sem justificação, como por exemplo pessoas indo, retornando ou em função do trabalho, entregas (delivery), necessidades de atendimento médico e outros. Já o trânsito de pessoas em passeios, praças e ruas não justificável, será solicitado o retorno imediato para casa, ficando em distanciamento social e o descumprimento do horário irá acarretar em Crime Contra a Saúde Pública

As vias de acesso ao município contarão com barreiras sanitárias monitoradas pela Defesa Civil, Departamento de Trânsito, Vigilância Sanitária e Epidemiológica; que irão instruir caminhões de entrega e transporte, carros de empresas e particulares a utilizarem uma rota direta ao seu objetivo. Também protocolos de segurança para entregas minimizarem o risco de propagar o coronavírus. Então não é uma proibição, mas sim uma restrição para que somente casos necessários trafeguem.

Comércio

O comércio essencial: supermercados, farmácias, postos de combustível deverão operar no horário estabelecido e com 50% de sua capacidade total. Supermercados e farmácias terão de fiscalizar e limitar as compras de insumos básicos, exemplo do álcool em gel. Os serviços de entrega a domicílio de alimentos, produtos farmacêuticos, água e gás funcionarão no horário estabelecido e com acompanhamento dos órgãos que estarão nas barreiras sanitárias. Está proibido o delivery de bebidas alcoólicas ou produtos não essenciais.

Os servidores públicos, independente do vínculo e forma de contratação, inclusive terceiros, ficarão sobreaviso para eventual convocação a fim de contribuir voluntariamente para a fiscalização da expansão do novo coronavírus.

Os números para reportar sintomas durante a semana das 08h às 12h e das 13h às 17h são : 3275-0244 ou 3275-0004. Nos finais de semana, em parceria com o Hospital Santa Clara, os profissionais da saúde estarão em plantão 24h nesses números: 3275 2111 e 3275 2028.

"A Prefeitura de Otacílio Costa preza pela vida dos seus cidadãos e toma tais medidas para protegê-los, não nos sentiremos incompetentes por excessos de cuidados, mas nos sentiremos se não fizermos nada para salvar nosso povo"

Barreiras Sanitárias

Foi determinado, durante uma reunião na tarde deste domingo, 22, a instalação de seis barreiras sanitárias em áreas estratégicas do município, a fim de controlar o fluxo de visitantes na cidade. A programação é que as barreiras comecem a funcionar, 24 horas por dia, a partir da próxima terça-feira, 24. "Estamos falando do bem maior, que é a saúde da nossa população. São vidas e temos visto, com tudo que está acontecendo no país, que é preciso fechar o cerco contra o vírus. As medidas que estamos tomando é para o bem maior de nossos munícipes", pediu o prefeito em exercício Reginaldo Gomes do Nascimento, o Pindaco, que falou sobre as barreiras sanitárias.

"Nosso objetivo é fazer um diagnóstico por qual razão a pessoa está vindo a Otacílio Costa. O Vírus se prolifera de várias maneiras, pode vir pelas roupas, pelo sapato, pelo contato, e o que queremos é restringir as entradas da cidade para sabermos de onde são as pessoas que estão vindo até a cidade. Não queremos interferir no direito de ir e vir das pessoas, mas combater o vírus, e para isso é necessário que as pessoas fiquem em casa", pontuou.

As barreiras deverão ser instaladas no Posto Zambonato, em frente ao Supermercados Copercamos, em frente à Baldessar e Souza, na Perimetral Sul, na saída do bairro Fátima, na creche do Dico, e no final do bairro Igaras.





correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense