ivc.png

Saúde

Lages tem suspeita de um caso de coronavírus

A paciente se encontra em isolamento domiciliar e deverá permanecer em quarentena por mais 14 dias. A mulher tem sofrido ameaças na internet.

Elaine Leal com inf. Secretaria de Saúde de Lages

Na terça-feira, 10, a secretária da Saúde de Lages, Odila Waldrich, divulgou um vídeo falando sobre o primeiro caso suspeito de Covid-19 na cidade. A paciente é uma mulher de 28 anos que chegou de viagem à Itália e apresenta alguns sintomas característicos da doença.  

De acordo com a secretária, a mulher procurou uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Lages assim que chegou de viagem. Conforme as orientações e o protocolo internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS), a paciente está em isolamento domiciliar e deve permanecer em quarentena pelos próximos 14 dias.

Monitoramento

As equipes médica e de enfermagem da Secretaria da Saúde estão na residência da paciente para dar assistência. Os familiares e pessoas que tiveram contato próximo a ela também estão em monitoramento.

A confirmação ou não da doença vai depender do resultado do exame no Laboratório Central de Saúde Pública - Lacen/SC, localizado em Florianópolis. O resultado deverá estar pronto no prazo de até 72h..

Nota da Secretaria de Saúde de Lages

"Após a divulgação que a Secretaria Municipal de Saúde monitora o primeiro caso suspeito de Covid-19 (novo Coronavírus) em Lages, em uma mulher de 28 anos que chegou de viagem da Itália nesta semana, muitos comentários, principalmente em redes sociais, foram registrados. O que preocupa a Secretaria são as manifestações de raiva e até mesmo ameaças de algumas pessoas contra a mulher que ainda aguarda a confirmação da doença, através de exame no Laboratório Central de Saúde Pública, o Lacen/SC, em Florianópolis.

A Secretaria Municipal de Saúde reafirma que a paciente desembarcou no Aeroporto Internacional de Florianópolis, e de lá veio para Lages em um carro acompanhada somente de sua mãe. Até o momento a mãe da paciente não apresenta os sintomas do Coronavírus. A Secretaria reitera que a mulher não se deslocou à UPA ou em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade. O contato foi feito via telefone, através de uma agente de saúde, que informou à Secretaria Municipal da Saúde deste possível caso, sendo que a equipe médica e de enfermagem foi até a residência prestar toda a assistência de saúde à paciente.

Portanto não há motivos para pânico na cidade, muito menos para ameaças contra a mulher que passa por um momento difícil necessitando de apoio de seus familiares e suporte dos serviços públicos de saúde. Ela se encontra em isolamento domiciliar e deverá permanecer em quarentena por mais 14 dias", informa a Secretaria Municipal da Saúde.






correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense