ivc.png

Menina de 12 anos é diagnosticada com meningite pneumocócica em Palhoça

Garota está internada desde a última sexta-feira. Escola foi higienizada, mas não houve necessidade de interdição.

G1 por CO
Foto: SUS disponibiliza quatro vacinas contra a meningite bacteriana

ma menina de 12 anos que foi diagnosticada com meningite pneumocócica em Palhoça, na Grande Florianópolis. A secretária de Saúde do município e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) confirmaram o diagnóstico nesta terça-feira (1º).

A menina está internada desde sexta-feira (27) no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, com quadro estável, conforme a Dive-SC. Ainda segundo o órgão, todas as medidas de prevenção foram executadas, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde. 

De acordo com a Secretaria de Estadual de Educação, desde quinta-feira (26), quando houve a suspeita da doença, a direção entrou em contato com a Vigilância Epidemiológica. 


Dive e pais de estudantes estão em alerta sobre a meningite em SC/

"Pneumococo a gente não tem esse risco [transmissão]. A doença pneumocócica como a dela foi um caso invasivo. Ela deve ter tomado vacina na infância, mas mesmo assim não oferece cobertura de 100%", disse o infectologista da Dive-SC, Luiz Escada. 

A orientação na escola foi usar álcool gel e manter as janelas das salas abertas para melhorar a ventilação. 

Ainda de acordo com a Dive-SC, não há necessidade de interdição ou interrupção das aulas. Uma reunião com a comunidade escolar foi marcada para esta quarta-feira (2) à noite para esclarecer sobre o caso. 

Vacinas 

A comunidade reclama que há falta de vacinas em postos de saúde de Palhoça. "Não tem a da meningite, a de sarampo, várias que não tem. Eu tive lá hoje e a moça disse que tem que estar ligando pra lá direto, tem dia que tem e tem dia que não tem", disse a manicure Luciana Evaristo Domingues.

A prefeitura, no entanto, afirma que a cidade está abastecida. "Hoje, graças a Deus, nós estamos com os nossos estoques todos completos. A pentavalente, da meningite... Pedimos para as mães, para os pais, irem até uma unidade de saúde e verificar, ver se a vacina das crianças", conta o secretário de Saúde de Palhoça, Rosiney Horácio. 

Meningite pneumocócica 

De acordo com a Dive-SC, a meningite pneumocócica é causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae ou pneumococo. Os sintomas são dor de cabeça intensa, febre, vômito, rigidez de nuca.





correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense