ivc.png

Outubro Rosa: otacilienses que lutam contra o câncer incentivam outras mulheres a realizarem os exames preventivos

Conheça a história de mulheres otacilienses que enfrentaram o câncer de mama ou do colo de útero. Cada semana, uma nova história.


"Vi que tinha um carocinho no meu seio e fui logo na UBS. Lá, a enfermeira me examinou e me mandou para a médica, que me encaminhou para Lages. Fui diagnosticada com câncer de mama. Dois meses depois, estava passando pela cirurgia e tive que retirar uma das mamas. Não tive medo, pois sou forte e confio em Deus", contou a senhora Maria José.  

Ela, que descobriu um câncer de mama em 2018, tem 73 anos, é casada, mãe e avó. Ao ser diagnosticada com a doença, dona Maria falou que não teve medo. Seus familiares choraram e se preocuparam, porém a alegre senhora os fortaleceu com sua fé e determinação em fazer o tratamento e obter a cura. "No dia que eles souberam do resultado do exame, ficaram assustados, mas eu falei que agora que eu sabia da doença ia fazer o tratamento e me curar. Eu quero viver. Fiz a cirurgia sem medo e com convicção que ia ficar boa. Sou uma mulher forte e tenho fé em Deus", declarou.

Conforme Maria, a cirurgia de mastectomia, nome dado à cirurgia de remoção completa da mama, aconteceu no dia 17 de outubro de 2018. Após, passou por sessões de quimioterapia e vai começar as de radioterapia. A senhora, que nos contou sua história com alegria e muita fé, ressaltou que as mulheres não podem deixar de fazer seus exames preventivos e quando descobrirem alguma alteração devem seguir em frente com o tratamento. "Precisei retirar um dos seios e digo para as mulheres que se tiverem que fazer, façam, pois é melhor que perder a vida. Falo para outras mulheres procurarem o postinho. Hoje em dia o câncer tem cura se diagnosticado rápido e o tratamento começar logo em seguida. Meus exames estão sempre saindo com bons resultados", finalizou.

Ações em Otacílio Costa

Durante o mês de outubro, a Secretaria de Saúde de Otacílio Costa está promovendo a prevenção do câncer de mama e do colo de útero. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão realizando, de segunda a sexta, os exames preventivos, nos horários normais de atendimento.

Fernando Souza, secretário de saúde, pontuou que a pasta oferece os serviços preventivos para as mulheres o ano todo, mas no mês de outubro intensifica as ações. "Elas poderão fazer o exame de Papanicolau, o clínico das mamas e a mamografia. Percebemos que em nosso município muitas mulheres estão em tratamento contra o câncer de mama. A prevenção é a melhor arma que temos", declarou.

Uma novidade para as otacilienses é que, neste ano, dois dias terão horários estendidos nas unidades. Nas terças-feiras, 15 e 29, o horário de atendimento será até às 21h. O dia 'D' será no sábado, 26. Nesta data, as UBS fiarão abertas o dia todo e terão uma programação especial para as mulheres.

Em Palmeira, Secretaria de Saúde leva tema ao interior

No município de Palmeira a Secretaria de Saúde vai realizar ações nas localidades do interior do município. Dia 04 de outubro, a partir das 14h, a comunidade do Mato Escuro poderá, além de realizar exames preventivos, assistir uma palestra com o delegado da comarca de Otacílio Costa, Silvio Dantas, com o tema "Violência Doméstica". Dia 05 é a vez da comunidade de São Sebastião, que terá acesso a exames preventivos de 13h às 17h.

Na Unidade de Saúde Central, o Dia D está programado para acontecer dia 19, com atendimento durante todo o dia. Dia 23 as servidoras do município participarão de palestra alusiva ao tema. A programação do Outubro Rosa termina no dia 30, quando está programado atendimento noturno, para atender as mulheres do município.

Sessão na Câmara de Vereadores abriu atividades em Bocaina

Em Bocaina do Sul, o mês de prevenção ao câncer de mama começou com sessão na Câmara de Vereadores, na quinta-feira, 03. Dia 12 a Secretaria de Saúde está programando uma caminhada, com concentração às 10h em frente à prefeitura, se deslocando até o bairro Nossa Senhora Aparecida. 

Inda ocorre uma palestra sobre prevenção ao câncer de mama no Centro de dos Idosos no dia 22 às 13h.

Ao longo do mês de outubro, todos os dias a Unidade Básica de Saúde estará realizando exames preventivos. 






correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense