ivc.png

PREVENÇÃO

Santa Catarina registra 20 casos confirmados de Meningite Bacteriana

Um dos casos confirmados aconteceu em Lages, onde uma jovem morreu vítima da doença.

Elaine Leal
Foto: Divulgação/ilustrativa

Santa Catarina registrou 20 casos confirmados de Meningite Bacteriana com três mortes, segundo boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC) divulgado na segunda-feira, 24.   

Segundo o órgão, porém, não há um surto de meningite no estado. A meningite possui 12 diferentes sorotipos. Conforme a Dive, a primeira morte, que aconteceu no dia 4 de abril, foi de uma jovem de 18 anos residente em Lages. Depois, um bebê de 9 meses morreu dia 29 de abril, em Jaraguá do Sul e, por último, uma menina de 12 anos, moradora de Imbituba, morreu no dia 13 de junho.

Cidades que registraram casos da doença

O boletim informou que as cidades de Blumenau, Itajaí, Lages e Itapema tiveram dois registros de doença em cada. Já em Balneário Camboriú, Bombinhas, Criciúma, Fraiburgo, Garopaba, Imbituba, Jaraguá do Sul, Navegantes, Palhoça, Porto União, São Francisco do Sul e Turvo, foi um em cada município.

Doença meningocócica

Conforme o órgão, a doença meningocócica (DM) pode ser considerada rara e tem alta letalidade. Ela tem evolução aguda e potencial epidêmico.

Os sintomas da doença são febre, cefaleia, vômitos, rigidez da nuca e outros sinais de irritação meníngea, como convulsões. Manchas vermelhas no corpo devem ser considerados casos suspeitos.

O SUS disponibiliza apenas a vacinação contra o subtipo C. Conforme o Ministério da Saúde, esse é o tipo mais frequente da doença, responsável por 60% dos casos.






correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense