ivc.png

Secretária de Saúde de Otacílio Costa fala sobre os projetos para sua pasta

Em entrevista para a CO TV na noite de segunda-feira, 04, a nova Secretária de Saúde de Otacílio Costa, Juliana Silva e sua secretária adjunta, Cleonice Souza, falaram sobre os projetos para a pasta nesta nova gestão.  

Juliana, que é enfermeira e pós graduada em saúde da família, trabalha na área de saúde do município há 15 anos. Em sua experiência profissional, já atuou no interior e em todas as UBS da cidade, no Projeto Ser Mãe, no hospital Santa Clara e no SAMU. "Recebi o convite no final do ano para assumir este desafio e aceitei. Nunca tinha pensado em ser Secretária de Saúde, mas pensei muito e fui incentivada pela minha família para trabalhar no cargo".

Nice, como é carinhosamente chamada a secretária adjunta, é enfermeira há 22 anos. Também já prestou serviços nas unidades do interior e na UBS do bairro Novo Mundo.

A chefe da pasta explicou que seu trabalho não vai se restringir em atuar só no prédio da Secretaria. Juliana disse que vai sair para buscar recursos, fazer projetos, entre outras ações, e nos períodos em que ela não estiver em sua sala a secretária adjunta vai dar toda assessoria necessária para a continuidade dos trabalhos, sendo assim tão importante a figura da adjunta.

Nice completou destacando que também vai estar fora das quatro paredes da secretaria visitando as UBS para ter o olhar voltado para a comunidade e estar mais perto das munícipes.

O trabalho no interior

Juliana pontuou que nas Unidades da "Praça", bairros da área urbana, sempre que falta um médico ou outro profissional um funcionário das unidades do interior é deslocado para sanar a necessidade, mas que sua administração vai trabalhar para que isso não aconteça. Eles também vão buscar melhorar a estrutura física das UBS.

Já a sua adjunta relembrou que um morador do interior tem dificuldade de se descolar para a cidade. Ela pontuou que vão tornar mais acessível para eles a marcação de consultas e a acessibilidade aos medicamentos.

Covid-19

Elas destacaram que por enquanto não vão ter mudanças nas medidas e restrições de combate a Covid-19. "Sabemos que daqui para uns 15 dias, por causa das festividades de fim de ano e viagens, os casos vão subir. Pedimos que só procurem o Centro de Triagem em casos de sintomas mais graves", falou Juliana.

Centro de Triagem:

Há um projeto para mudar o Centro de Triagem de local. O motivo é que os moradores do bairro Santa Catarina querem voltar a ser atendidos na UBS. Ainda não existe um local determinado.

"Temos que estudar a estrutura do local, se tem acesso para internet, se suporta o pessoal e os equipamentos que temos lá, como as macas. Aos poucos vamos organizando".

Seletivos:

Estamos organizando seletivos. Em 90 dias deve ter um seletivo para diversos cargos. Teremos vários cargos, técnico, médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, atendente de farmácia e recepção. Podem estudar.

Descentralização

A pasta vai estudar a possibilidade de descentralizar a marcação de exames e consultas. Elas passariam a ser marcadas nas unidades. "É um projeto. Vamos estudar a possibilidade para que essa mudança aconteça. Tem muitos municípios que funcionam assim, a secretaria só agenda os mais complexos".

Na farmácia também existe um projeto semelhante. Os medicamentos de uso contínuo, para diabéticos e hipertensos, ficariam sendo distribuídos nas UBS.






correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense