ivc.png

PAPO ABERTO

Medidas para equilíbrio em Otacílio

18 Agosto 2017 12:10:19

Edson Varela
varela.png

Embora Maquiavel tenha ensinado que boas medidas devem ser tomadas e anunciadas à conta gotas e as antipáticas numa única dose, prefeito Tio Ligas opta pelo processo inverso. As iniciativas que está tomando com a equipe para equilibrar a gestão e fechar o ano tranquilo são providenciadas de forma gradativa. O diálogo foi o primeiro passo antes de procedimentos, até para que todos entendam as razões e ajudem a explicar diante das repercussões.

A partir disso foram efetuadas 20 demissões. Mas isso é apenas o começo. Uma engenharia, a partir de consulta ao TCE/SC representará mais 70 desligamentos. Em tese não representarão desemprego. É que vigilantes, cozinheiras e serviços gerais que atuam na prefeitura serão terceirizados. Uma licitação permitirá a contratação de empresa para prestar tais serviços. Com isso, as 70 funções deixam de impactar a folha de pagamento, dando fôlego ao índice com gastos de pessoal. 

Quem conhece Tio Ligas sabe que demissão é medida extrema. “A população entende porque sabe que adotamos esse tipo de medida por questão de responsabilidade. Precisamos fazer essas contenções e prevenir dificuldades futuras”. As providencias representam próximo a R$ 200 mil de impacto mensalmente. De acordo com o prefeito, ao longo das próximas semanas serão avaliadas as medidas com as respectivas repercussões nas contas municipais. E isso que determinará se serão providenciadas outras medidas ou se essas serão suficientes para manter o equilíbrio. 

 
PALMEIRA, A CONQUISTA – Prefeita Fernanda Córdova (PR) comemora uma providência que resulta da crença e da insistência. Trata-se do projeto para implantação da rede de esgoto sanitário em Palmeira. Despachando com o presidente da Casan, Valter Galina, acompanhada de outros prefeitos da Serra e do presidente da Câmara, Ronaldo Vieira de Jesus, confirmou-se a liberação de recursos e encaminhamentos para a licitação da empresa que elaborará o projeto. Trata-se do projeto básico e complementar daquilo que será a obra de esgoto no município.

EsgotoPMR.jpg

Presidente da Câmara, Ronaldo Vieira, prefeita Fernanda e o presidente da Casan, Valter Galina

 
POSSE EM BOCAINA – Desde o dia 10 de agosto a Câmara de Vereadores de Bocaina do Sul tem nova integrante. Trata-se da Leujane Pereira Sutil. Ela assumiu a função de vereadora substituindo Waldir Taruhn que está afastado das funções devido a uma cirurgia. Leujane é a primeira suplente do PSDB, servidora pública, onde atua como telefonista. Nas eleições do ano passado ela obteve 60 votos.

LeujaneBS.jpg

Leujane assumiu temporariamente a função na Câmara de Bocaina

 
BALSA SEM DISCÓRDIA – Balseiro Davi, um dos dois funcionários efetivos da prefeitura de Bocaina, conversou conosco sobre a volta da operação da balsa de Santa Rosa. Tinha gente do outro lado (não do rio, mas partidário) que não acreditava na recuperação da estrutura e a mesma está lá, funcionando das 6 da manhã às 10 da noite para quem quiser ver. Secretário Jaga, naquele seu estilo diplomático, disse que é preciso reconhecer a parceria indispensável da Prefeitura de Otacílio Costa e, a balsa voltou a funcionar, mas ainda faltam alguns detalhes estruturais para tudo ficar tinindo. “Somente depois disso faremos um ato até para reafirmar a parceria entre Otacílio Costa e Bocaina na manutenção da Balsa. Mas antes disso já está funcionando porque a população precisa”, apontou Jaga.

BalsaBS.png

 A balsa que foi ‘quase desenganada’ depois das chuvas de maio/junho volta à ativa na fronteira de Bocaina e Otacílio

 
AINDA A BALSA – Ressalte-se a parceria entre as duas prefeituras. Otacílio Costa viabilizou material, enquanto Bocaina do Sul entrou com a mão de obra e mais um pouco de materiais, considerando que a estrutura atende comunidades dos dois municípios. Secretário de Finanças e Agricultura, João Burk e o coordenador da Defesa Civil de Otacílio, Júlio Dias, acompanharam o trabalho, assim como o secretário Jaga e o chefe de gabinete, Rodrigo Barth, mantiveram as tratativas que fez a balsa voltar a funcionar. Faltaria apenas uma pintura complementar para a embarcação ficar ainda melhor que antes da chuvarada que a tirou do rio.

 
CONTAS TIO LIGAS – Mais uma vez o prefeito Tio Ligas comprovou que tem uma bancada fiel e uma oposição rígida. As contas da administração do ano de 2015 foram apreciadas pelo legislativo. Na votação, três vereadores assinalaram pela rejeição e sete ajudaram a aprovar as contas do penúltimo ano do primeiro mandato. Vereador Luiz Carlos Barbosa (PSD) que compartilhou a informação conosco do placar de 7 a 3 conduziu a contagem que foi favorável a Tio Ligas. 

ContasOC.jpg

Vereadores Iéié e Luiz Barbosa com a mão nas cédulas com os colegas Irmão, Charles, Luiz do Sindicato e demais membros do legislativo conferindo a apuração

 
SEM SIGILO – Essa votação das contas de Tio Ligas exterioriza uma situação que chama atenção. O voto secreto na Câmara. De acordo com o presidente do legislativo, Edson Pasold, o voto secreto ocorre apenas para decisão sobre as contas do prefeito e questões da Mesa Diretora. “Mas estou apresentando um projeto que altere isso na Câmara. Ideia é que todas as votações, sem exceção, ocorram com voto aberto, sem sigilo”, aponta Pasold.

 
ISMAEL EM BOCAINA – Deputado Ismael dos Santos (PSD), acompanhado do vereador Renaldo Macarena que trabalhou para o referido parlamentar na eleição de 2014, fizeram uma visita ao prefeito Luiz Schmuller (PMDB). Ismael esteve em Bocaina proferindo palestra relacionada à família durante homenagem realizada pela passagem do dia dos pais. Naturalmente a questão política integrou a prosa.

IsmaelBS.jpg

Macarena, deputado Ismael e o prefeito Schmuller

 
MAIS VISITAS – Deputada Federal Giovânia de Sá (PSDB) também bateu ponto em Bocaina do Sul. A parlamentar federal participou da homenagem realizada pela prefeitura pela passagem do dia dos pais, dialogando com lideranças, sendo todos recepcionados pelo pastor Valfrido Biscaia da Igreja Assembleia de Deus de Bocaina. Nesse período que antecede o processo eleitoral, essas visitas de cortesia e a busca de integração com a comunidade tende a aumentar.

BocainaRE.jpg

Registro da presença dos parlamentares durante homenagens aos pais realizadas em Bocaina pela equipe do prefeito Schmuller

 
BOCAINA: FALA QUE EU TE ESCUTO – Prefeito de Bocaina do Sul, Luiz Carlos Schmuler fez junto aos moradores das comunidades de Piurras, Campinas e da sede do município uma rodada de reuniões. Objetivo foi ouvir as pessoas e apresentar ações dos programas municipais que estão sendo executados. A comunidade dialogou com as lideranças apresentando sugestões de melhorias para atual administração. OS encontros contaram com a presença dos secretários João Assink, Jassyane Silva, Roberto Cruz, Jorge Cordova, Augustinho Basquerote, Andreia Duarte, Patrícia Melo e o Chefe de Gabinete Rodrigo Barth Pereira.

GeovaniaBS.jpg

Prefeito Schmuller levou equipe para falar e ouvir a comunidade em Bocaina

 
BOLETIM MÉDICO – Vereador Denilson Padilha, como não poderia ser diferente, ausentou-se dos trabalhos no legislativo para ir atrás de solução ao seu problema de saúde. Persiste uma dificuldade de movimentos no lado esquerdo do corpo. Ele está bastante otimista, mas por recomendação do neurologista Telmo Ribeiro, o otaciliense se deslocou a Curitiba/PR para mais exames. Há hipótese, embora a gente torça para que não se confirme, que Denilson Padilha possa ter algum problema neurológico mais grave, inclusive não decorrente da queda de bicicleta que desencadeou seu internamento. Temos certeza que todos os otacilienses, independente de bandeira política, torcem para que o vereador se restabeleça e retorne ao convívio dos seus, bem como às atividades cotidianas do dia a dia. Ainda no final de semana ele recebeu a visita do amigo e ex-prefeito de Correia Pinto, Vânio Forster.

DenilsonOC.jpg

Denilson Padilha na visita de Forster e a imagem que temos do vereador em casa depois do internamento



Lista da editoria


03 Novembro 2017 13:08:00
PAPO ABERTO

Autor: Edson Varela / CO

17 Outubro 2017 08:47:30
PAPO ABERTO

Autor: Edson Varela / CO

25 Setembro 2017 09:54:00
PAPO ABERTO

Autor: Edson Varela

19 Setembro 2017 10:24:21
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

11 Setembro 2017 09:29:51
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

25 Agosto 2017 10:44:45
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

18 Agosto 2017 12:10:19
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

11 Agosto 2017 08:30:30
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

28 Julho 2017 14:38:56
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

21 Julho 2017 08:59:55
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

18 Julho 2017 11:02:46
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

10 Julho 2017 10:59:38
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

30 Junho 2017 09:36:30
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

23 Junho 2017 10:06:14
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

16 Junho 2017 09:19:39
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

09 Junho 2017 08:41:37
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

02 Junho 2017 12:14:57
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

29 Maio 2017 09:48:34
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

19 Maio 2017 12:36:31
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

08 Maio 2017 14:56:53
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela





correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense