ivc.png

PAPO ABERTO

Otacílio Costa e o terror nosso de cada dia

19 Maio 2017 12:36:31

Edson Varela
varela.png

É verdade que nenhuma cidade está suficientemente preparada para atos extremos de violência. Mas Otacílio Costa acabou protagonizando situação de despreparo total. Parecíamos cidades do interior nordestino aonde quadrilhas instalam o pânico, saqueiam instituições bancárias e depois evaporam. Na prática foi isso o que aconteceu por aqui. A única notícia boa é que, apesar do susto e medo, não houve vítima fatal. Porém, muitos otacilienses se expuseram ao risco. Qualquer reação, mesmo que inconsciente, diante desse tipo de gente que não tem nada a perder, poderia ter causado uma, duas, dez mortes.

Ainda não sabemos de providências que autoridades tomarão, a partir da lição da semana passada. Porém, o episódio merece reflexão e algum tipo de ação. Não se culpa o imobilismo da PM por ter sido feita de refém em sua própria estrutura. Até porque, depois do leite derramado é fácil pensar na prevenção. Mas a partir do ocorrido, prefeito, vereadores, Polícia Civil, Militares e até mesmo o Ministério Público poderiam se reunir para pensar num plano, em caso de situações como a vivenciada. Bandido não pode chegar a Otacílio, descarregar fuzil, levar dinheiro e tocar o terror como se vivêssemos numa terra sem lei.

Perdoem-me aqueles que pensam que é só virar a página e continuar a peleia da vida. Ninguém está seguro e se não houver uma exteriorização da preocupação com isso, buscando-se reforço na estrutura que protege ou deveria proteger o cidadão, estaremos banalizando o terror, adiando o medo. Ou Otacílio Costa reage com prevenção ou o munícipe vai dormir a cada noite sob o risco de ser acordado com disparos e ameaças, como se protagonizou na madrugada do dia 12 de maio. 


URGÊNCIA NA SERRA – “Somos gratos pelo apoio e os investimentos que o governo do Estado está fazendo na Serra Catarinense. Mas ainda somos a região menos desenvolvida do Estado e sabemos que alguns gargalos impedem nosso desenvolvimento. Como este aeroporto que está em construção há 17 anos e ainda não entrou em funcionamento. Essa é sem dúvidas a maior necessidade hoje da nossa região”. Na condição de presente da Amures, esse foi o posicionamento do prefeito Tio Ligas sobre o aeroporto de Correia Pinto. Claro que a obra está demorada e já se torrou R$ 43 milhões ali. Mas apontar o referido aeroporto como a maior necessidade da região, é uma questão de foco. Temos outras prioridades bem mais urgentes. Penso!

unnamed.jpg

Tio Ligas e o anfitrião da reunião da Amures, prefeito Celso Rogério de Correia Pinto

 
EXEMPLO DE OTACÍLIO – Essa economia de R$ 200 mil na Câmara de Vereadores de Otacílio, devolvidos à prefeitura para que banque o transporte de universitários para Lages e outras cidades é um exemplo que deve ser propagado. São mais de 300 jovens beneficiados e, embora o município tenha obrigação de sustentar o ensino fundamental, a partir de um esforço assim, não tem como a prefeitura de recolher de efetuar o custeio do serviço de transporte. Presidente Pasold e demais membros do legislativo dão exemplo, em tempos de poucos exemplos no meio político!

 
BURK, O OTACILIENSE – Naquele rol de homenagens na Câmara de Otacílio Costa um dos destaques foi o servidor público municipal, João Pires Burk. Acumulando as Secretarias de Finanças e Agricultura, o técnico agrícola tem merecido deferências pelos colegas de peleia no serviço público. Naquele seu estilo discreto, de repente, Burk se constitui num nome até a ser pensando nos encaminhamentos políticos vindouros no condado de Otacílio Costa.

unnamed (1).jpg

João Burk é cidadão Otaciliense pela vida de trabalho prestado no município. No registro de arquivo com Tio Ligas, Ceron e Gabriel Ribeiro

 
CARTÃO – Secretária Carla Eger (Administração) vence as tratativas para que os servidores municipais passem a utilizar o Cartão Senf. Essa mudança com a adoção do cartão ao invés de cesta básica é importante para o comércio de Otacílio Costa porque faz com que os valores fiquem aqui mesmo. Tio Ligas defendeu a adoção do uso de cartão de débito, modelo que se mostrou ideal em Correia Pinto por movimentar o comércio local.

 
AGENDA EM BRASÍLIA – “Visitamos algumas estruturais federais na busca de informações sobre programas. Também aproveitamos para desenrolar alguns convênios que estão em andamento. Procuramos tornar essas viagens as mais produtivas possíveis”. Palavras da prefeita Fernanda Córdova (PR) com quem trocamos informações a respeito da participação dela na Marcha dos Prefeitos realizada em Brasília. Além de ouvir o Presidente Temer na terça-feira prometendo parcelamento de débitos do INSS aos municípios, em troca de apoio à reforma da previdência, a prefeita Fernanda ampliou a agenda na Capital Federal.

unnamed (2).jpg

Prefeita Fernanda no evento da CMN em Brasília

 
PEREGRINAÇÃO – Quem também esteve em Brasília foi a comitiva de Bocaina do Sul, participando da Marcha dos Municípios. Prefeito Luiz Schmuller, Macarena, Rodrigo Barth e presidente da Câmara, vereador Cláudio Schmoeller (Kadão), frequentaram também a Câmara dos deputados. No gabinete do deputado Mauro Mariani, provável candidato do PMDB ao governo de SC, o prefeito Luiz Schmuller convidou o parlamentar para a feira do terneiro em Bocaina.

unnamed (3).jpg

Deputado Mariani conferindo o convite do prefeito Luiz Schmuller e do Presidente Kadão para a feira

 
COM CARMEN – Luiz Schmuller e a comitiva de Bocaina também dialogaram com a deputada Carmen Zanotto. Recuperada do susto com o acidente na BR-282, a parlamentar serrana já está devidamente integrada ao trabalho na Câmara dos Deputados. Nem precisa fizer que com aquele estilo de ‘pedichão’ o prefeito Luiz Schmuller emendou algumas solicitações à deputada. E a necessidade de reforço na segurança da BR-282 também foi pauta da prosa.

unnamed (4).jpg

Macarena e Kadão com Luiz Schmuller e a deputada Carmen Zanotto

 
MALDANER COM PREFEITOS – Chega da assessoria informação e registro da presença do deputado Celso Maldaner, acompanhando prefeitos e vereadores na Marcha dos Municípios em Brasília. O deputado comemorou a decisão do presidente Temer de estender para 200 parcelas (e não apenas 60) a renegociação de dívidas de municípios com o INSS. “Porque a vida acontece nos municípios, temos trabalhado para respaldar as reivindicações dos prefeitos. Eles sabem que aqui em Brasília podem sempre contar conosco”, aponta Maldaner.

unnamed (5).jpg

Maldaner recebendo Barth, Kadão, Macarena e Luiz Schmuller no evento da semana no DF

 
JANELINHA E ETC – Vereadores que estão ‘locos’ de vontade de trocar de partido podem ir arrumando as malas. Proposta do deputado Vicente Cândido sobre a reforma política contempla a janelinha em dezembro deste ano para os pulos partidários sem incorrer em infidelidade. O projeto tem ainda outros conteúdos interessantes como fim da reeleição e mandatos de 5 anos para prefeitos e governadores, prazo unificado de desincompatibilização para disputar eleição (de 4 meses) e ainda a implantação do sistema distrital misto para escolher deputados e vereadores.

 
IRONIA NA BOCAINA – Na mesma semana que a Câmara de Vereadores de Bocaina do Sul pediu a ampliação do atendimento na agência do Banco do Brasil, os bandidos arrombaram o caixa eletrônico da instituição e levaram os pilas. A agência é para funcionar somente às terças e quintas-feiras e os vereadores querem mais dias de portas abertas no BBB – Banco do Brasil de Bocaina.

unnamed (6).jpg

O estouro do caixa eletrônico no BB de Bocaina

 
BOCAINA E OTACÍLIO – Será que os mesmos bandidos que arrombaram a agência do Banco do Brasil de Bocaina do Sul na semana passada fizeram o fuzuê em Otacílio Costa na madrugada seguinte? Quando houve a ocorrência em Bocaina não era de a Polícia Militar ter emitido um alerta ou ficado mais atenta? Depois do ocorrido é fácil pensar, mas é nesse tipo de situação que se aprende!



Lista da editoria


03 Novembro 2017 13:08:00
PAPO ABERTO

Autor: Edson Varela / CO

17 Outubro 2017 08:47:30
PAPO ABERTO

Autor: Edson Varela / CO

25 Setembro 2017 09:54:00
PAPO ABERTO

Autor: Edson Varela

19 Setembro 2017 10:24:21
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

11 Setembro 2017 09:29:51
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

25 Agosto 2017 10:44:45
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

18 Agosto 2017 12:10:19
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

11 Agosto 2017 08:30:30
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

28 Julho 2017 14:38:56
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

21 Julho 2017 08:59:55
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

18 Julho 2017 11:02:46
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

10 Julho 2017 10:59:38
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

30 Junho 2017 09:36:30
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

23 Junho 2017 10:06:14
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

16 Junho 2017 09:19:39
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

09 Junho 2017 08:41:37
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

02 Junho 2017 12:14:57
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

29 Maio 2017 09:48:34
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

19 Maio 2017 12:36:31
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

08 Maio 2017 14:56:53
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela






correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense