ivc.png

PAPO ABERTO

Qual a qualidade da água consumida em Palmeira?

02 Junho 2017 12:14:57

Edson Varela
varela.png

Assunto é tão sério que insistimos com a prefeita Fernanda Córdova se o termo era mesmo ‘contaminada’. Embora não aponte em que grau e circunstância, ela confirma que a água consumida pela população de Palmeira é contaminada. Aponta que não há omissão no assunto. Já levou a questão ao presidente da Casan, Walter Galina, em busca de solução. Além da qualidade da água, a prefeita Fernanda Córdova argumenta a defasagem da estrutura de captação. “A estação foi feita para atender 90 famílias. Atualmente são quase 500”.

Porque a questão é pertinente, fomos buscar de informações para os ouvintes da Rádio Clube FM, onde abordamos o assunto. Conversamos com o gerente da Casan, Luciano Mota Fuck. Ele inicia tranquilizando a população de Palmeira. Não existe qualquer hipótese da água estar contaminada. Tecnicamente o que existe é outro fenômeno. O Consórcio que toca as obras na SC-114 passou a utilizar muita água tratada em Palmeira. Isso tem consumido a quantidade tratada, exigindo a reposição. E quando essa água captada chega às residências, apresenta excesso de turbidez. Essa situação afeta a qualidade estética da água, pelo fato dela aparecer inicialmente com outro tipo de coloração. “Mas nada que signifique contaminação ou estar imprópria para consumo”, garante Luciano Fuck.

 
ÁGUA DA PALMEIRA – Para deixar a população mais sintonizada sobre o que está acontecendo, Casan e Prefeitura de Palmeira realizam uma audiência pública na terça-feira, dia 6. Tanto Luciano Fuck (Casan) quanto a prefeita Fernanda Córdova apontam que a intenção é informar e esclarecer a população sobre a qualidade da água que está sendo consumida.

unnamed.jpg

Prefeita Fernanda Córdova preocupada com a qualidade da água distribuída pela Casan em Palmeira

 
QUESTÃO DA TURBIDEZ – Até para entendermos o assunto sobre a questão da turbidez na água consumida em Palmeira, fomos atrás do significado disso. Conceitualmente, turbidez é a medição da resistência da água à passagem de luz. É provocada pela presença de partículas flutuando na água. A turbidez é um parâmetro de aspecto estético de aceitação ou rejeição do produto, e o valor máximo permitido de turbidez na água distribuída é de 5,0 NTU. No caso de Palmeira o valor máximo na água distribuída vai dizer se ela é própria para consumo ou não.

 
TRANSPORTE EM PALMEIRA – Palmeira enfrenta dificuldades por causa do Marco Regulatório. Repasses a entidades somente podem ocorrer seguindo tal legislação. Assim, a área jurídica do município  orienta estudantes que têm apoio da prefeitura no auxílio ao transporte escolar, que formem uma entidade dentro das regras do referido Marco. “Em nenhum momento temos intenção de cancelar o auxílio, mas temos que nos adequar à legislação”, aponta a prefeita Fernanda Córdova. De acordo com ela, tão logo os estudantes montem a associação, seguindo os critérios legais, será restabelecido o repasse regular.

 
AÇÃO EM BOCAINA – Secretário Jaga anda bem faceiro em Bocaina. Conseguiu firmar uma parceria onde o município tem acesso ao material fresado da BR-282, que passa por obras. São restos de asfalto retirados da rodovia para receber nova camada do pavimento. E esse material, de boa qualidade, está sendo utilizado para dar uma geral nas vias urbanas de Bocaina. Dá para dizer que as ruas e alguns acessos no interior, a partir desse material, ficarão ‘quase asfaltados’.

unnamed (1).jpg

Material utilizado para melhorar ruas em Bocaina

 
QUASE DILÚVIO – Prefeito Luís Schmuller e equipe estão com um desafio gigante pela frente. Dos municípios da Serra Catarinense, Bocaina é o que registrou o maior volume de chuva neste final de maio. Para se ter ideia, em 7 dias, conforme informou a RBSTV, foram 190 milímetros. É mais do que chove em um mês no município. As estradas do interior ficam em pandarecos e, passada a chuva, as máquinas terão que entrar em ação.

unnamed (2).jpg

Luís Schmuller preocupado com o pós-chuva em Bocaina

 
RANKING TCE/SC – Tribunal de Contas divulgou dados sobre a análise de contas das prefeituras desde o ano 2000. Palmeira é a terceira no ranking das prefeituras catarinenses com a maior quantidade de rejeição nas contas. Nesses 17 anos ocorreram oito rejeições. É como se a prefeitura passasse uma vez de ano e rodasse no outro. Desafio para a nova administração alterar essa realidade!

 
NA UVERES – Na condição de presidente da Amures, o prefeito de Otacílio Costa, Tio Ligas, marcou presença na posse da Uveres. Surpresa foi a pequena quantidade de vereadores de Otacílio Costa. Parece que com o recuo do presidente Edson Pasold da disputa pelo comando da entidade, os colegas de legislativo se recolheram um pouco da entidade. Apenas Luiz Carlos Barbosa (PSD) bateu ponto para acompanhar a posse de Luiz Marin (PP) que assumiu a presidência.

unnamed (3).jpg

Barbosa presente na posse da Uveres em Lages

 
REPOSIÇÃO EM PALMEIRA – “A defasagem salarial dos servidores é superior a 30%. E não se trata de uma concessão opcional pela administração. Eles têm direito em lei a essa reposição”. Palavras da prefeita Fernanda Córdova explicando a razão de levar projeto à Câmara de Palmeira para corrigir gradativamente essa defasagem nos salários dos servidores. Os demais municípios devem ficar atentos porque, se não derem a reposição prevista em lei, os servidores podem recorrer à justiça para ter o benefício. “Temos que ficar atentos com o índice da folha, mas não podemos nos recolher dessa obrigação”.

 
JÁ EM BOCAINA – Vereador Dhones de Oliveira (PSDB), está pedindo ao prefeito Luiz Schmuller (PMDB) que seja paga a progressão funcional aos servidores municipais que já adquiriram tal direito. A questão da reposição da inflação dos funcionários municipais em Bocaina é uma garantia legal que pode causar transtornos no futuro à prefeitura. Se o índice da folha se elevar muito, existem outras medidas a serem adotadas para reduzir os gastos com pessoal, mas entre esses não está a negativa da reposição.

unnamed (4).jpg

 Vereador Dhones e um pedido pertinente ao Executivo em Bocaina

 
PAINEL
– O entrevero futebolístico programado para este sábado em Painel reunindo ainda equipes de Bocaina, Otacílio e Palmeira foi transferido. A chuva iria prejudicar o desempenho dos ‘atletas’.

 
OTACÍLIO A LAGES – Num primeiro momento a ideia é trancar a SC-114 para passagem de veículos das 8 às 18 horas (durante as obras), com o tráfego seguindo pelo desvio de Cadeados a Palmeira. À noite o tráfego será liberado no sistema pare/siga. Quem utiliza o trecho Otacílio a Lages vai continuar penando. A obra é necessária, mas um pouco de gestão de tráfego traria menos transtorno!
 

PERGUNTA DA SEMANA – Esse inferno astral de Michel Temer reflete no PMDB como um todo ou é coisa que só afeta o Presidente? Alguns deputados federais, inclusive bem votados aqui em Otacílio, falam de Temer como criança encocozada. Não querem chegar perto!



Lista da editoria


03 Novembro 2017 13:08:00
PAPO ABERTO

Autor: Edson Varela / CO

17 Outubro 2017 08:47:30
PAPO ABERTO

Autor: Edson Varela / CO

25 Setembro 2017 09:54:00
PAPO ABERTO

Autor: Edson Varela

19 Setembro 2017 10:24:21
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

11 Setembro 2017 09:29:51
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

25 Agosto 2017 10:44:45
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

18 Agosto 2017 12:10:19
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

11 Agosto 2017 08:30:30
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

28 Julho 2017 14:38:56
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

21 Julho 2017 08:59:55
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

18 Julho 2017 11:02:46
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

10 Julho 2017 10:59:38
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

30 Junho 2017 09:36:30
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

23 Junho 2017 10:06:14
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

16 Junho 2017 09:19:39
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

09 Junho 2017 08:41:37
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

02 Junho 2017 12:14:57
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

29 Maio 2017 09:48:34
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

19 Maio 2017 12:36:31
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

08 Maio 2017 14:56:53
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela






correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense