ivc.png

PAPO ABERTO

Qual a solução para as enchentes em Otacílio?

16 Junho 2017 09:19:39

Edson Varela
varela.png

Quando um problema não tem solução, resolvido está. A teoria é um pouco radical, mas verdadeira. Não adianta avaliar situação, interpretar dados, dourar resposta se, ao final, não houver solução definitiva. É essa a situação dos alagamentos em Otacílio Costa. Não tem como tirar os rios Desquite e Canoas dos seus respectivos cursos, e nem impedir que o aguaceiro nas cabeceiras dos mesmos cause os estragos que se tornaram rotineiros no perímetro urbano. Assim, quando chover forte e constante, o problema se repetirá.

Única solução seria deslocar residências atingidas pelas inundações para locais mais altos, livres de serem atingidas pelas águas. Como isso não acontecerá, é possível amenizar ou retardar os efeitos do excesso de chuva, mas acabar com o problema, infelizmente, nunca. Não há obra de engenharia que dê solução resolutiva. E não adianta entendidos apontarem soluções mirabolantes ou liderança política fazer ‘discurso solucionático’.

O que pode ser feito é a mobilização da prefeitura, empresas, entidades para ajudar atingidos. E isso vem sendo feito. A solidariedade do otaciliense conforta. E a comunidade deve se apegar a isso para amenizar os efeitos das perdas e o trauma das enchentes. Outro viés é a prefeitura controlar as construções em áreas de risco para que, gradativamente, as futuras moradias venham se afastando de locais alagáveis. Parece conformismo, mas é realidade: Alagamentos em Otacílio Costa não têm solução. Logo, resolvido está. E façamos a cruz de sal para espantar a próxima tormenta!

unnamed (1).jpg

Imagem aérea que simboliza o excesso de chuva no perímetro urbano de Otacílio Costa. Solução para tanta chuva? Não existe!

 
PROMESSA DO MINISTRO – “Nós próximos dias teremos o volume de recursos necessários para atender estes municípios”. A declaração alentadora foi do Ministro Helder Barbalho e foi dirigida ao prefeito Luiz Carlos Xavier (Tio Ligas) que, em nome da Amures, entregou o relatório ao titular da Integração Nacional do governo Temer que, inclusive, sobrevoou Otacílio Costa na manhã da segunda-feira, 12. “Não é por falta de informação, dados técnicos e outros itens dos relatórios que os municípios deixarão de receber os recursos necessários”, apontou Tio Ligas durante a conversa com Barbalho.

unnamed (2).jpg

Prefeito Tio Ligas na entrega de relatórios

 
REALIDADE DA VISITA – Perguntamos aos prefeitos Ceron (Lages) e a Tio Ligas (Otacílio) se essas visitas (dois ministros) à Serra Catarinense vão resultar em algo prático para ajudar os municípios. “Temos certeza que, ao receberem os relatórios nas mãos e tiverem que decidir sobre a liberação de recursos, os Ministros de Estado levarão em conta aquilo que viram na nossa região e, por certo, a visita feita somará. Estamos confiantes”, resume o prefeito de Otacílio Costa.

unnamed.jpg

Ministro Helder barbalho, deputado Gabriel Ribeiro, Tio Ligas, Fernanda Córdova e deputada Carmen Zanotto

 
AJUDA À PALMEIRA – Prefeita Fernanda Córdova (PR) acompanhou a visita dos Ministros Helder Barbalho (Integração) e Osmar Terra (Desenvolvimento Social) na Serra. Segundo ela, foram feitos levantamentos técnicos para buscar os recursos federais. Para a prefeita de Palmeira, essa ajuda é essencial para recuperar pontes, bueiros e estradas danificadas. 

unnamed (3).jpg

Fernanda Córdova (centro) com governador Colombo, Tio Ligas, Ceron, Gabriel Ribeiro e deputada Carmen na conversa com o ministro Helder Barbalho (de amarelo)

 
OPERAÇÃO PRESENÇA – Durante esses encontros com lideranças, a prefeita Fernanda Córdova (PR) tem procurado dialogar, estreitando relações. Segundo ela, com isso, a intenção é abrir caminhos para acessar recursos. “Em Brasília a gente acaba sendo mais um dos mais de 5 mil municípios espalhados pelo País. Daí que esses diálogos se tornam importantes para abrir caminhos e, de repente, conseguir apoios”, explica a prefeita da Palmeira.

unnamed (4).jpg

Aqui a prefeita Fernanda com a Senadora Ana Amélia Lemos, que sobrevoou Palmeira e Otacílio, acompanhadas da deputada Carmen Zanotto

 
OS AUSENTES DO PAGO – A maioria dos municípios afetados pelas inundações na Serra Catarinense esteve representada na visita dos ministros do Governo Temer na região. Painel e Bocaina do Sul, embora com decretos de estado de emergência em função do aguaceiro, não bateram ponto no encontro com os ministros e governador Colombo. Prefeitos Luiz Schmuller e Flávio Netto tinham coisas mais importantes para fazer ou já tomaram as providências suficientes para acessar recursos que ajudem seus respectivos municípios.

 
BOCAINA CANCELA – Prefeito Luiz Schmuller, por causa do quase dilúvio que se abateu sobre o município não teve dúvida: toda programação do aniversário de Bocaina está cancelada. No somatório, considerando agricultura, pecuária e infraestrutura, as perdas ultrapassam a R$ 1.500.000,00. “Vamos nos preparar para que em 2018 consigamos fazer um evento grande porque a festa também é importante porque orgulha nossa gente. Mas seria irresponsabilidade estar comemorando enquanto temos tanta coisa para fazer devido ás chuvas”, confirma Schmuller, cujo decreto de emergência foi assinado no dia 5 de junho.

 
BOCAINA ADQUIRE – “Cada aquisição dessas, cada parceria, cada resultado que atende a comunidade é uma conquista para nós. Você não faz ideia das dificuldades que os municípios enfrentam e nós ainda executando obras e fazendo aquisições aponta certo diferencial que nos anima”. Prefeito Luiz Carlos Schmuller da Bocaina do Sul contente com o andamento da administração, enquanto compartilhava uma imagem da aquisição de um ônibus escolar para atender a criançada.

unnamed (5).jpg

Ônibus escolar até com fita de presente chegou a Bocaina

 
MEDIDAS EM OTACÍLIO – Conversamos com o prefeito Tio Ligas sobre questões relacionadas a medidas de contenções na prefeitura. Ela ponta que está tudo sob controle, mas não esconde a preocupação em ter que administrar mês a mês a folha de pagamento para não estourar os índices. Segundo Tio Ligas, não se trata de aumento de quantidade de servidores, mas do crescimento vegetativo da folha que ocorre ao longo do ano. “Assim, não dá para se descuidar porque a variação de arrecadação, por menor que seja, interfere nos índices. E temos que ficar atentos porque não dá para estourar o limite e correr o risco de ficar com certidão negativada”.

 
VALEU CASAN! – Foi extremamente válida a audiência pública em Palmeira para melhorar o abastecimento de água. Único senão é a sondagem sobre a municipalização do sistema. A arrecadação mensal não chega a R$ 50 mil. Com um dinheiro desses não se consegue manter captação, tratamento, distribuição e ainda fazer investimentos. Por isso, para a prefeitura de Palmeira, a melhor coisa é a prosa e a costura para manter a parceria com a Casan. Pode ser ruim com a empresa, mas seria pior sem!

 
PRESSÁGIO 2018 – Ouvi, interpretei e divido com vocês: “Pode escrever aí. Seja Tio Ligas, Edson Pasold ou outro nome, algo é fato, Otacílio Costa terá candidato a deputado ano que vem. E mais que candidato, terá deputado em 2019”. Portanto, mãos aos votos!

unnamed (6).jpg

Pasold (à direita no entrevero da colheita de maçã) e à disposição para o projeto de 2018



Lista da editoria


03 Novembro 2017 13:08:00
PAPO ABERTO

Autor: Edson Varela / CO

17 Outubro 2017 08:47:30
PAPO ABERTO

Autor: Edson Varela / CO

25 Setembro 2017 09:54:00
PAPO ABERTO

Autor: Edson Varela

19 Setembro 2017 10:24:21
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

11 Setembro 2017 09:29:51
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

25 Agosto 2017 10:44:45
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

18 Agosto 2017 12:10:19
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

11 Agosto 2017 08:30:30
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

28 Julho 2017 14:38:56
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

21 Julho 2017 08:59:55
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

18 Julho 2017 11:02:46
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

10 Julho 2017 10:59:38
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

30 Junho 2017 09:36:30
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

23 Junho 2017 10:06:14
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

16 Junho 2017 09:19:39
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

09 Junho 2017 08:41:37
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

02 Junho 2017 12:14:57
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

29 Maio 2017 09:48:34
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

19 Maio 2017 12:36:31
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

08 Maio 2017 14:56:53
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela






correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense