ivc.png

PAPO ABERTO

Tio Ligas adotará medidas em Otacílio

11 Agosto 2017 08:30:30

Edson Varela
15012636391030a150_l150.png

Integrantes da equipe Tio Ligas e Pindaco participaram de uma prosa na semana passada. Nesta semana o diálogo seria com os vereadores. Na pauta informações e dados a respeito da realidade do município de Otacílio Costa. Havia ideia inicial de promover ações de contenções lá no mês de maio. A providência foi adiada, mas se tornou inevitável. Setembro deve entrar com um pacote de medidas para equilibrar gastos. A situação não está ruim ou fora de controle. Mas as medidas pretendem evitar exatamente isso, o descontrole.

É a relação entre arrecadação e despesas ao longo do ano que indicam como a prefeitura chegará a dezembro. E os indicativos não seriam bons. Externamente se fala que, no atual ritmo, haveria dificuldades até para pagar a folha lá na virada do ano. Tio Ligas não entende que se chegaria a esse extremo. Mas não vai pagar para ver. Por isso a ideia de medidas que estão sendo estudadas, discutidas e decididas neste mês. O prefeito evitou nos detalhar aquilo que pretende fazer. Admitiu apenas que as providências incluem demissões e redução de empenhamento de despesas. No primeiro caso é corte na folha e o segundo, diminuição de gastos com o custeio.

Sem conhecer detalhes das medidas não dá para tirar qualquer conclusão. Até porque, se essas estão sendo tomadas é porque a água está no queixo em termos orçamentários. Mas embora desagrade parceiros, no caso de eventuais demissões, é melhor que isso ocorra agora e salve o ano contábil, que lamentar depois tendo que se explicar por eventuais estouros nos gastos.

 

NO TRECHO EM BOCAINA – Serra dos Macedos foi mais uma das localidades do interior de Bocaina visitadas pelo prefeito Luiz Schmuller. E ele não tem ido sozinho para o trecho. Juntamente com o secretário Jaga lá comparece a equipe de manutenção de estradas com as ‘amarelas’ mudando a realidade dos acessos. Prefeito Schmuller diz que esse trabalho de manutenção no interior tem sido prioridade e, quando a agenda permite, tem feito questão de acompanhar.

Bocaina08.17.jpg

Jaga e Schmuller no trecho na Serra dos Macedos

 

PEDIDO PERTINENTE – Vem do vereador Luiz do Sindicato (PMDB) uma indicação bastante pertinente ao prefeito Tio Ligas e ao secretário de Saúde de Otacílio Costa. Ele sugere que a prefeitura disponibilize em seu portal de internet a relação de medicamentos disponíveis e aqueles faltantes para orientar a comunidade. Com a providência as pessoas já se deslocam conscientes se irão encontrar ou não os remédios disponibilizados na farmácia básica do município. Como é uma providência que não custa nada, porque tem gente para fazer a manutenção do portal, não custa Tio Ligas chamar o secretário de comunicação, Vinícius di Carli, para que atende esse pedido. Vamos torcer para isso!

VereadorLuizS.jpg

Vereador Luiz do Sindicato e uma sugestão possível e pertinente para a comunidade de Otacílio

 

DISTRITÃO VEM AÍ – Foi praticamente batido o martelo em Brasília para que a eleição de 2018 e as demais ocorram através do modelo distritão. Através dele, elegem-se os candidatos mais votados, independente de partido ou coligação. Para exemplificar a você o significado disso, se o modelo estivesse em vigor na eleição passada em Otacílio Costa, teria entrado o vereador Irmão (PP) como titular e não o vereador Renildo de Souza (PPS). 

Irmao.JPG

Vereador Irmão que está na Câmara como vereador seria titular e não suplente se o modelo ‘distritão’ já estivesse em vigor ano passado

 

DISTRITÃO: PALMEIRA, BOCAINA E PAINEL – Se esse sistema a ser possivelmente implantado ano que vem estivesse em vigência na eleição de Palmeira ano passado, não se elegeriam os vereadores Celito Baldessar e Tio Virma (ambos do PR). Em seus lugares entrariam dois do PMDB: Mário Henrique e o ex-vice prefeito Bastiãozinho. Em Bocaina do Sul os tucanos Edinho e Tiririca ficariam de fora e, em seus lugares os eleitos seriam eleitos Silvio Freitas e o Guta. Já em Painel mudaria apenas um nome na Câmara. A vereadora Solange Ribeiro (PMDB) não estaria na lista de eleitos e em seu lugar a candidata Viviane Pereira (PP) seria a titular de uma das 9 vagas. 

VereadorWaldirBS.jpg

Vereador Waldir Tarum (Tiririca) foi o 16.º mais votado e por causa da coligação se elegeu em Bocaina

 

QUANDO O FUNDAM? – Durante o protocolo para encaminhar o queijo artesanal serrano para Identificação Geográfica, prefeito Tio Ligas e o vice Pindaco conversaram com o deputado Gabriel Ribeiro. Há uma angústia e expectativa para a liberação de recursos do Fundam II. São ações projetadas que estão na pendência dessa verba já acenada pelo governador Colombo. Porque são otimistas que a ajuda chegará, Tio Ligas e Pindaco não exteriorizam preocupação. Mas mantém prosa constante com Gabriel Ribeiro até para saber quando os pilas pingarão nos cofres dos municípios através do Fundam II.

GabrielPDC.JPG

Tio Ligas e Pindaco na prosa com Gabriel Ribeiro

 

EM BRASÍLIA I – Se existe uma coisa que os municípios que miram a verba do Fundam II não podem ter é problema com Certidão Negativa. O documento é indispensável para acessar o convênio. E Otacílio Costa estava enfrentando um problema de interpretação em relação à CND Previdenciária. Coube ao presidente da Câmara, Edson Pasold, deslocar-se à Brasília, onde, pessoalmente acompanhado do Controle Interno da Prefeitura de Otacílio, Salvador Souza Santos, participar de uma audiência no Ministério da Previdência Social.

EM BRASÍLIA II – Na conversa com o Auditor Gustavo Alberto Starling e a chefe dos auditores da Previdência, Ivani dos santos foram feitos esclarecimentos que resultaram na regularização da CRP. Isso travaria o município na assinatura de convênios, além de ficar apto a receber o Fudam e demais convênios Federais e Estaduais. “Queremos agradecer ao deputado Décio Lima pelo apoio aqui em Brasília junto ao Ministério. Estamos fazendo a nossa parte para o progresso do município, não ficamos reclamando e muito menos sentados em gabinetes”, disse Pasold ao dividir conosco a informação direto do DF.

PasoldDF.jpg

Pasold com Salvador do Controle Interno de Otacílio e os técnicos da Previdência em Brasília

 

COM DÉCIO LIMA – Presidente da Câmara, Edson Pasold, não quis fazer qualquer comentário sobre um posicionamento aqui e ali do PT Otaciliense. Parte do princípio que estão todos do mesmo lado. Mas se alguém duvidar de sua atuação, sugere apenas que compare dados de aportes de recursos e parcerias viabilizadas através de parcerias com lideranças como o deputado Décio Lima. O parlamentar petista, por sinal, não desgrudou de Pasold durante a agenda em Brasília para resolver as peleias de Otacílio Costa na Capital Federal.

DecioEP.jpg

Pasold faz questão de agradecer o apoio que Décio Lima vem dando a Otacílio Costa

 

MELHORAS AO DENILSON – Acompanhamos a situação que acabou envolvendo o vereador Denilson Padilha (PMDB), vítima de acidente aqui no perímetro urbano de Otacílio Costa. Numa demonstração de solidariedade e carinho ao líder político, várias pessoas fizeram contato em busca de informações. Passado o susto e depois de quatro dias internado, Denilson está em casa, recuperando-se. Ainda apresenta reflexos do acidente, com a dificuldade de movimentação do lado esquerdo do corpo. Algo que, queira Deus, resolva-se com algumas sessões de fisioterapia quando estiver devidamente recuperado. Resta-nos desejar pronto restabelecimento ao combativo Denilson Padilha e sugerir que desacelere um pouco, pelo menos quando pensar em pedalar!

Denilson01.jpg

Denilson Padilha ficou internado quatro dias depois de ter sido atropelado em Otacílio Costa

 

PELEGOS 2018 – Depois daquela coisa ruim de ter que salvar o pescoço de Temer, deputados do PMDB retomaram a agenda do ‘15 em Movimento’. Em Campos Novos, Maldaner e Colatto se juntaram a Mauro Mariani pregando o retorno peemedebista ao comando do Estado em 2018. No dia 1.º de setembro, o evento regional será em Lages onde são aguardados peemedebistas de todas as querências da Serra.

CONVENÇÕES – Na reunião da Executiva esta semana foi agendada para o final de semana do dia 21 de outubro as convenções municipais do PMDB. Oportunidade para definir quem comanda o partidão em Otacílio, Palmeira, Bocaina, Painel, Lages e assim por diante, para o processo eleitoral do ano que vem. Pinho e Mariani lideram os encaminhamentos, demonstrando uma união de causar inveja dentro do PMDB.

PinhoMM.JPG

Pinho e Mauro Mariani e o clima positiva dentro do PMDB



Lista da editoria


03 Novembro 2017 13:08:00
PAPO ABERTO

Autor: Edson Varela / CO

17 Outubro 2017 08:47:30
PAPO ABERTO

Autor: Edson Varela / CO

25 Setembro 2017 09:54:00
PAPO ABERTO

Autor: Edson Varela

19 Setembro 2017 10:24:21
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

11 Setembro 2017 09:29:51
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

25 Agosto 2017 10:44:45
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

18 Agosto 2017 12:10:19
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

11 Agosto 2017 08:30:30
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

28 Julho 2017 14:38:56
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

21 Julho 2017 08:59:55
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

18 Julho 2017 11:02:46
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

10 Julho 2017 10:59:38
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

30 Junho 2017 09:36:30
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

23 Junho 2017 10:06:14
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

16 Junho 2017 09:19:39
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

09 Junho 2017 08:41:37
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

02 Junho 2017 12:14:57
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

29 Maio 2017 09:48:34
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

19 Maio 2017 12:36:31
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela

08 Maio 2017 14:56:53
PAPO ABERTO
Autor: Edson Varela





correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense