ivc.png

PAPO ABERTO

Tio Ligas: Qual o passo a ser dado em 2018?

Edson Varela
varela.png

São Joaquim é o único município serrano além de Lages a eleger Deputado Estadual. Foi o falecido Sandro Tarzan. Desenha-se uma possibilidade de Otacílio Costa ter um deputado para chamar de seu. Carece cautela para não atrapalhar tratativas, fomentando situações que atrapalhem ao invés de ajudar. Mas lideranças do PSD miram a possibilidade de ver Tio Ligas disputando o pleito em 2018. O que levaria Colombo, Gabriel Ribeiro, Merísio e Ceron a pensar no nome do prefeito otaciliense? Exatamente aquilo que ele representa: Renovação em âmbito regional, ser bom de voto e a decência como líder político.

Não é hora para simpáticos ao projeto programarem carreata da vitória e nem quem é contrário combater o propósito. É que existe um longo caminho. Há variáveis em âmbito local e regional a serem consideradas. Passam pela necessidade de renúncia do cargo de prefeito em abril de 2018, a confirmação da vaga a Estadual e a garantia de que o PSD vai pegar junto. Tio Ligas não iria se aventurar num projeto sem ver horizonte na corrida eleitoral.

O prefeito de Otacílio Costa evita opinar a respeito. Fica contente com a sondagem, porque no mundo político isso é valorização, mas não se deslumbra com a hipótese. “Nesse momento meu foco é administrar Otacílio Costa. E somente me lançaria a outro projeto se fosse para continuar servindo nosso município. E isso não é discurso, mas uma condição que não vou abrir mão. Tudo que conquistei na vida se deve a minha crença neste município e nas pessoas que aqui vivem”.

Há quem aponte Tio Ligas somando pelo menos 7 mil votos em Otacílio, outros 20 mil em Lages e o restante nos municípios da Serra. E de tudo isso, algo é certo: Se quiser dar outros passos na política além de ser prefeito, Tio Ligas precisa apostar e até praticar sacrifícios. Tudo isso tendo cautela para não dar a impressão que quer dar o passo maior que a perna. Embora pelo respaldo que tem dentro do PSD, o passo do prefeito otaciliense é do tamanho que ele quiser!

 
TIO LIGAS 2018 – Para a gente entender a engenharia do PSD, o partido aposta em Gabriel Ribeiro como candidato a Federal. Isso para ajudar a fortalecer na região o projeto do PSD com Merísio a governador. É nesse contexto que entraria Tio Ligas para Estadual. Além de Otacílio, a base da candidatura do prefeito seria Lages, onde o PSD procuraria fazer campanha e descarregar os votos em Tio Ligas. Ao invés de focar num nome lageano, a sigla mira o prefeito otaciliense pelo conjunto de fatores positivos. Ceron é um dos entusiastas com a ideia de ver Tio Ligas concorrendo e, naturalmente, elegendo-se!

unnamed.png

Tio Ligas com Ceron e Gabriel Ribeiro no projeto do PSD

 
E OTACÍLIO? – A concretude do projeto Tio Ligas 2018 desencadearia algumas consequências. A primeira delas seria a renúncia dele como prefeito. Nem pense em ouvir o que Pindaco pensa a respeito. Herdeiro natural do cargo, o atual vice-prefeito não quis falar conosco a respeito. Por um amigo em comum ele teria dito que não pode opinar sobre o assunto. “Se dissesse que gosto da ideia, achariam que estou interessado no cargo. Se dissesse que não gosto, apontariam que estou desdenhando. Então não digo nada”. Está dito!

unnamed.jpg

Pindaco, que colou em Gabriel Ribeiro e Kleinubing em 2014, está de butuca no processo eleitoral, mas sem dizer nada

 
ÁREA INDUSTRIAL – Tio Ligas e Pindaco comemoram a ‘grande obra’ do ano da administração. Trata-se da terceira área industrial no município. A primeira é dos tempos de Nelson Mello de Liz, a segunda na era Altamir Paes e agora com Tio Ligas e Pindaco a terceira. Antes de pensar em atrair empresas de fora, prioridade é atender necessidades daquelas já instaladas em Otacílio. Tio Ligas, naquele estilo agregador, atribui ao esforço coletivo dos integrantes da administração essa providência. Portanto, se você tem empresa ou interesse em abrir uma, proseia com o secretário Gustavo Matias que tem espaço para isso em Otacílio!

 
BOCAINA SOLIDÁRIA – Vereadores de Bocaina do Sul, preocupados com os atingidos pelas chuvas na Serra Catarinense, solidarizaram-se e mobilizam a comunidade bocainense em uma campanha para arrecadar donativos como cobertor e produtos de higiene. Quem tiver interesse de ajudar poder levar até a sede da Câmara de Vereadores a sua doação.

unnamed (1).jpg

Presidente Kadão sorridente e solidário. Com colegas de legislativo dando exemplo de solidariedade em Bocaina

 
ESTRAGOS NA BOCAINA – Prefeito Luiz Schmuller foi para o trecho conferir as condições das estradas por causa do mau tempo. Embora tenha sido um dos três municípios da Serra Catarinense com maior quantidade de chuva em 15 dias, Schmuller optou por não decretar estado de emergência e colocar o maquinário em ação para recuperar os estragos. “Não bastasse os municípios viverem uma situação complicada, ainda temos que administrar mais esse imprevisto”, destaca o prefeito da Bocaina.

unnamed (2).jpg

 Luiz Schmuller e o secretário Jaga conferindo os estragos na Bocaina
 

SÓ DE TRATOR NA PALMEIRA – Quem também não ficou no gabinete esperando a chuva passar foi a prefeita Fernanda Córdova. Ele percorreu localidades do interior de Palmeira para ver de perto os estragos. Em alguns locais as estradas sumiram com o transbordamento de rios e córregos. Mato Escuro e São Sebastião foram as localidades mais atingidas. Aulas foram suspensas e para vencer o excesso de água nas estradas e chegar a determinados locais, a prefeita Fernanda fez alguns trajetos até de trator.

unnamed (3).jpg

Prefeita Fernanda de trator no deslocamento pelo interior de Palmeira

 
UNIVERSITÁRIOS – Tio Ligas sancionou a lei que beneficia 325 estudantes com repasse de pouco mais de R$ 20 mil mensais para ajudar no transporte de universitários principalmente para Lages. Câmara de Vereadores na articulação do presidente Pasold foi fundamental para criar a norma e economizar os pilas que ajudam os estudantes. Da mesma forma, a prefeita Fernanda Córdova em Palmeira tenta costurar alternativa para ajudar os universitários. Mas é bom que todos fiquem atentos. O Ministério Público está questionando repasse para custear esse tipo de transporte pelas prefeituras. O município não teria essa atribuição pelo fato de responder pelo ensino fundamental. Será?

 
MENOS ZONAS ELEITORAIS? – Vereadores de Bocaina, Otacílio e Palmeira devem ficar atentos e, de repente, reforçar o movimento para tentar impedir que Lages fique com apenas uma zona eleitoral (atualmente são três abrangendo esses municípios também). Há leitura de que a redução de zonas eleitorais interfira no bom andamento de processos eleitorais e no atendimento aos eleitores. Há pressão para tentar evitar o corte das zonas eleitorais a partir de uma portaria que o ministro Gilmar Mendes (TSE) baixou em 12 de março. A 93.ª Zona Eleitoral de Lages atende esses municípios citados!

unnamed (4).jpg

Diretores de cartórios dialogaram até com a deputada Carmen sob o significado da redução das estruturas da Justiça Eleitoral
 

TEM FESTA EM LAGES – Porque tem um ou outro que gosta de ver o circo inundar, houve lazarentos falando em suspender a Festa do Pinhão por causa das chuvas. Mas como o evento não é da prefeitura, mas sim de uma empresa, o entrevero está mantido e mais de 20 shows nacionais. Tudo começa nesta sexta-feira, 09, no parque que tem o sugestivo nome de Conta Dinheiro!






correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense