Siga-nos nas Redes Sociais:


DE BEM COM A VIDA

O Poder da gratidão: pequenas atitudes podem transformar seu ambiente - e sua carreira - profissional

Alisson Magalhães

Uma das virtudes mais nobres de um ser humano é uma das que mais está em falta hoje em dia: A Gratidão. Até porque o natural do ser humano é ser ingrato.

Somos egoístas por natureza e infelizmente reproduzimos isso em todas as áreas da nossa vida, seja em forma de atitudes que expõem nossa ingratidão, seja por meios diretos ao não reconhecer o valor do trabalho de algum colega. São atitudes corriqueiras que acabam intoxicando o ambiente de trabalho e deixando a convivência mais difícil. A situação é ainda pior quando a falta de gratidão parte do líder.

De acordo com o autor do livro "Felicidade no trabalho", que conduziu um estudo, passamos cerca de 90 mil horas de nossa vida no trabalho. Se considerarmos uma jornada de trabalho de 8 horas diárias, temos 1/3 do nosso dia dedicados à nossa vida profissional. É muito tempo para passarmos de qualquer maneira e infelizes, e isso serve para empregados e empregadores. Com isso em mente, passa a ser interessante pensar numa maneira de passar essas horas de forma mais, digamos, produtivas. É aí que a gratidão pode entrar em cena para transformar o ambiente de trabalho e engajar melhor todos os envolvidos no processo produtivo da empresa. 

Márcia Luz, psicóloga especializada em Administração de RH e Gestal-terapia, traz em um de seus artigos um estudo, realizado pela Global Workforce Survey, com 90 mil trabalhadores em 18 países, incluindo o Brasil, que revelou que apenas 21% das pessoas são engajadas no trabalho. Quando se verificou a causa que leva a maioria das pessoas à falta de engajamento a resposta apontou que, grande parte das pessoas gostava da empresa e do trabalho desenvolvido, mas tinha dificuldades no relacionamento com seus líderes.

Um dos problemas, segundo a própria Márcia, está no fato de que a maioria dos gestores só costuma dar algum feedback às suas equipes quando há necessidade de chamar a atenção. Raras são as vezes que reconhecem positivamente pequenas conquistas e os resultados alcançados pela equipe. "Ah, Alisson, mas é tanta coisa pra resolver no dia a dia, que nem dá tempo de ficar bajulando funcionário", alguém deve estar dizendo aí do outro lado da tela. 

A Gratidão pode melhorar a motivação e engajar melhor qualquer pessoa

O problema é que essa é, exatamente, a responsabilidade de todo líder. Não bajular, motivar. Ao menos se você pretende fazer com que seu funcionário trabalhe mais e melhor. O simples fato de agradecer mostra às pessoas que você aprecia o trabalho que elas desenvolvem pra você (caso você seja o dono de seu negócio). Sem contar que você não precisa transformar a gratidão num ritual, e sim em atitudes naturais do dia-a-dia. Quando uma corrente de gratidão começa a se estabelecer no ambiente de trabalho, ela se torna capaz de desatar o nó emocional que leva funcionários a se perceberem parte do processo e quando o ser humano se sente parte de algo ele faz aquilo melhor porque, afinal, ele se vê parte de algo maior.

Não estou falando nada que seja muito estranho aqui. Basta você se lembrar como você se sentiu bem da última vez que alguém agradeceu você, sinceramente, por algo bom que você tenha feito. Viu, as pessoas se sentem assim quando são reconhecidas. Seja você líder ou um membro da equipe, quando você reconhece o trabalho feito pelo outro, aquilo o motiva a fazer mais, pois ele percebe seu valor sendo reconhecido. Quer turbinar a produtividade de sua equipe? Aprenda a reconheça um bom trabalho e seja grato. 

Quando estava colaborando na administração em Palmeira, descobri como isso funciona, uma vez que sempre busquei nutrir isso junto à equipe que tinha sob meus cuidados e vi na prática como isso fez a diferença no olhar das pessoas, na disposição de outros em querer fazer parte da equipe que eu gerenciava e no reconhecimento de outras equipes com as quais me relacionava naquele ambiente. Vi gestos simples de gratidão transformar e melhorar consideravelmente a performance de colaboradores desacreditados e que ninguém queria em suas equipes.

Se o normal hoje em dia é ser ingrato, seja diferente. Semear e espalhar gratidão em seu ambiente de trabalho vai fazer de você um profissional fora do comum, e vai transformar seu ambiente de trabalho em um lugar extraordinário.

Experimente!!!







WhatsApp Image 2021-04-26 at 08.59.40.jpeg

16133910719710.jpeg

correiootaciliense


Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense