Siga-nos nas Redes Sociais:




ECONOMIA

Confiança do setor industrial catarinense na economia atinge maior patamar em 2022

Com 57,3 pontos, o ICEI de Santa Catarina fica próximo à média nacional

Fernanda Kleinebing | Agência Adjori/SC de Jornalismo
Foto: Freepik

O índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) catarinense aumentou 2,6 pontos, o dobro do avanço na média nacional. Esse foi o maior patamar do índice em 2022. Após cinco meses em um patamar abaixo da média nacional, com este resultado, a confiança do empresário industrial catarinense está mais próxima da brasileira. As informações são do Observatório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

Com pontos que variam entre 0 e 100, o índice é composto por dois indicadores. O primeiro retrata o sentimento dos empresários em relação à economia nos últimos seis meses e o segundo procura mensurar as expectativas pelos próximos seis.

Para o Observatório, o avanço da confiança do industrial em Santa Catarina e no Brasil reflete uma melhora na percepção do cenário atual em relação aos seis meses passados, bem como uma melhora nas expectativas para os próximos seis meses. Mesmo com o cenário global de restrição monetária, algumas iniciativas nacionais, como políticas de isenção tributária, auxiliaram no aumento do índice de confiança.

Componente do ICEI, o Índice de Condições Atuais apresentou o primeiro resultado do ano acima dos 50 pontos. Este resultado indica uma percepção de melhora dos empresários em relação à economia brasileira, quando comparado com os seis meses anteriores. O aumento do preço de insumos e commodities no cenário mundial, causado, principalmente, pelos conflitos no Leste Europeu, resultaram em queda na produção industrial catarinense ao longo de 2022. A Fiesc enfatiza, entretanto, que a recuperação nacional nas vendas do Comércio e na prestação dos Serviços podem orientar a atividade econômica no segundo semestre do ano.




correiootaciliense


Logo_CO_rodape.png

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense