Siga-nos nas Redes Sociais:

Cravil prepara investimentos em Otacílio Costa e Palmeira

Previsão para reformulação da loja em Otacílio Costa e implantação de um supermercado em Palmeira.

Alisson Magalhães/CO
Foto: Alisson Magalhães / CO

Uma realidade momentânea, um ponto fora da curva. Foi assim que o presidente da Cooperativa Regional Agropecuária do Vale do Itajaí (Cravil), Harry Dorow, caracterizou o momento atual da economia brasileira, que tem apresentado, para alguns setores, um cenário de expansão de negócios maior que o previsto. O resultado, para a cooperativa, foi um crescimento acima das projeções, porém que demanda cuidado e pé no chão para quem lida no segmento.

"Foi um ano totalmente atípico, se olhar o lado econômico. Poucos se sustentaram. Tivemos um crescimento maior que qualquer projeção, e isso, de alguma forma, é preocupante porque não acredito que a forma como foi até aqui é sustentável. Crescemos (a Cravil) acima de 20%, isso não é sustentável com a economia brasileira", declarou Dorow a nossa reportagem, salientando que a cooperativa, em 2021, ainda deve expandir a produção.

Investimentos em Otacílio Costa e Palmeira

O presidente da Cravil recebeu a equipe do Jornal Correio Otaciliense, junto com uma comitiva da cidade de Palmeira, no fim do mês passado, na qual concedeu entrevista exclusiva à nossa reportagem, na qual detalhou os planos de investimento da cooperativa para o próximo ano. Estiveram na reunião o Diretor Comercial do Jornal Correio Otaciliense, Sérgio Pinheiro, o diretor de Jornalismo, Alisson Magalhães, a prefeita do município de Palmeira, Fernanda Cordova e o empresário palmeirense Pedro Mazzochi.

Com um plano de investimentos diversificado e criterioso, aliado aos bons resultados da cooperativa, o presidente projeta, para o início de 2022, investimentos nos dois municípios, nos quais a Cravil possui representação. No caso de Otacílio Costa, a novidade deverá ser uma reformulação e ampliação da atual loja agrícola da cooperativa no município. "Otacílio está crescendo e merece uma loja um pouco maior, com uma apresentação diferente e é isso que vamos fazer no próximo ano. A área da Cravil é própria e temos condições de melhorar", adiantou.

Já no caso de Palmeira, onde recentemente a cooperativa instalou uma unidade de beneficiamento de grãos, com investimentos na casa dos R$ 8 milhões, que já passou por uma ampliação da capacidade, deverá receber outro aporte. "Estamos projetando uma manutenção para instalar o supermercado, ainda que pequeno, junto à loja agrícola da Palmeira. Isso é um trabalho que vamos fazer, com previsão para o primeiro trimestre de 2022", adiantou, salientando o trabalho que vem sendo realizado pela cooperativa no município.

::Fotos da visita::

Pioneirismo e oportunidade de desenvolvimento para o agricultor

De acordo com o presidente, um dos diferenciais da cooperativa está no fato do trabalho que desenvolve, com objetivo de proporcionar crescimento, também, para os pequenos produtores. Este é um dos pilares, por exemplo, de projetos desenvolvidos pela Cravil em parceria com a Epagri, com foco nestes agricultores.

Pioneira em projetos que visam a cultura de cereais de inverno no Estado, Dorow conta que os resultados já são expressivos nessas áreas de atuação. "Nós entendemos, quando começamos, há 13 anos, que era necessário dar uma opção a mais para os agricultores terem uma renda além da produção normal, de verão", contou.

O resultado é que, este ano, fortalecido pela parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, a estimativa é que se colha a produção de 250 mil sacos de trigo e triticale, valor que tem um impacto substancial na vida dos produtores. "Se calcularmos pelo preço do milho como base, são R$ 25 milhões a mais de recursos que passam a ser gerados dentro dos municípios. É dinheiro que é produzido ali, fica na cidade e o agricultor, com isso, se desenvolve a partir de uma renda que antes ele não tinha", finalizou.

No município de Palmeira, a Cravil viabilizou a implantação da cultura de trigo na propriedade da família Fiabane, na localidade de Barreiros, no interior do município.








WhatsApp Image 2021-04-26 at 08.59.40.jpeg

16133910719710.jpeg

correiootaciliense


Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense