Siga-nos nas Redes Sociais:




EDUCAÇÃO

Trilhas para a vida

Escola Otaciliense já contabiliza resultados positivos com novo Ensino Médio

Alisson Magalhães / CO
Foto: Alisson Magalhães / CO

Transformar o aluno em protagonista de seu próprio processo de aprendizagem, com foco na formação de cidadãos e no desenvolvimento de competências. Estes são os principais objetivos do Novo Ensino Médio, adotado como projeto de educação para estudantes de todo o país, que vem sendo testado desde 2018. Em Otacílio Costa, desde 2019, a Escola Estadual Básica Nossa Senhora de Fátima oferta o novo sistema aos 143 alunos da unidade.

O Novo Ensino Médio divide o currículo entre uma parte de Formação Geral Básica (máximo de 1.800 mil horas nos três anos) e uma parte flexível (mínimo de 1.200 mil horas nos três anos). A Formação Geral Básica prevê quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Em Santa Catarina, todos os componentes curriculares, que antes eram desenvolvidos no modelo de disciplinas, como Língua Portuguesa, Geografia e Ciências, por exemplo, estão mantidos na matriz. Já a parte flexível do currículo é composta pelos Itinerários Formativos que, em Santa Catarina, compreendem: Projeto de Vida, Segunda Língua Estrangeira, Componentes Curriculares Eletivos e Trilhas de Aprofundamento.


Alisson Magalhães / CO/

Trilhas de Aprofundamento

Uma das principais novidades deste novo modelo são as trilhas de aprofundamento. Ofertadas a partir da segunda série do ensino médio, as trilhas são disciplinas que o aluno escolhe para aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas. "Tem trilha de aprofundamento que tem mais disciplinas voltadas à área das ciências humanas, e tem outras que é mais pra saúde, outras que são mais integrais", explica a coordenadora do novo Ensino Médio da unidade, Ana Cláudia Schlemper Soares.

Ela citou exemplo da turma que a escola mantém na localidade de Fundo do Campo, no interior de Otacílio Costa. "Lá, os alunos escolheram a trilha de saúde, juventude e cuidado de si e dos outros, então eles tiveram mais aulas de química, biologia, aulas que falam mais sobre ciências da natureza", explicou. O processo, de acordo com ela, renova a motivação dos alunos.

O aluno Vitor Hugo Mendes Arruda, do 2º ano 3, concorda e aprova as novas abordagens do novo ensino médio. "Mudou bastante porque não é só um nome. Esse novo ensino médio te apresenta um mundo real. Tem as matérias que abrangem um amplo conhecimento, o projeto de vida, que ajuda muito. As trilhas não são só ficar dentro de sala esperando o professor entregar tudo pronto. Você precisa ir atrás do que quer aprender. É realmente uma nova forma de trabalhar para aprender", explica. De acordo com ele, a nova metodologia já deu resultado em sua vida profissional. "Fiz uma entrevista de emprego e fui o melhor colocado. Só não consegui a vaga porque não tinha transporte próprio pra chegar na empresa", revela.

Metodologia já tem impacto nos índices de evasão escolar

Além da motivação e engajamento dos alunos, a nova metodologia já apresenta resultados práticos na redução dos índices de evasão escolar. É o que diz o diretor da escola, Valdinei Luciano da Silva. "Nós tínhamos um índice de evasão de 5%. De 2019 pra cá já caiu pra 3%. Também percebemos que o aluno passou a gostar mais da escola. Eles se envolvem mais com a turma, com o professor. Eles estão mais motivados na aula. São protagonistas. Hoje a gente sente, num aluno, quando ele apresenta um trabalho, a gente vê que ele fez, realmente. Que parte dele a ideia", comemora.

Outro ponto positivo é a disciplina de projeto de vida, que ajuda cada aluno a se conhecer melhor até perceber as melhores opções de carreira. "A gente percebe muito isso. Ele [o aluno] vai lá, faz uma entrevista e pega o emprego, daí a gente pergunta se conseguiu, ele diz que sim, "porque depois que eu vim para cá eu aprendi, eu perdi a minha vergonha, eu aprendi a me portar bem, como mandar meu currículo, como ir bem numa entrevista", então a gente se preocupa muito com isso", finalizou.





correiootaciliense


Logo_CO_rodape.png

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense