Siga-nos nas Redes Sociais:

ESPETÁCULO

Chuva de meteoros é registrada no céu de SC

A chuva de meteoros orionídeos, que ocorre uma vez no ano, acontece quando a Terra passa pelos detritos do cometa Halley.

Redação CO - c/ informações da ND mais

Não é novidade pra ninguém que o céu catarinense rende registros de tirar o fôlego, com um pôr do sol e paisagens fantásticas em quaisquer estações do ano. Essa semana, mais um fenômeno flagrado nos céus do Estado rendeu registros de tirar o fôlego dos observadores: a chuva de meteoros orienídeos, que iluminou o céu catarinense na madrugada de sexta, 22.

O fenômeno foi registrado pelo astrônomo amador Jocimar Justino, que tem uma estação em Monte Castelo, no Planalto Norte do Estado, e é membro da Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros).

Ao todo, cerca de 30 meteoros foram flagrados cruzando os céus de Monte Castelo, no planalto norte do estado, onde fica a estação de observação do astrônomo. Veja o vídeo:


Próxima aparição está prevista para 2061

O cometa Halley passa próximo à Terra a cada 76 anos. Ao passar deixa um rastro de detritos. São esses detritos que, ao atingirem a atmosfera terrestre, se queimam e causam a chuva de meteoros. A próxima aparição na Terra está prevista para 2061 e será, mais uma vez, visível no céu de Santa Catarina.








WhatsApp Image 2021-04-26 at 08.59.40.jpeg

16133910719710.jpeg

correiootaciliense


Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense