Siga-nos nas Redes Sociais:




VI FESTA NACIONAL DA MADEIRA

Contagem Regressiva: como está o Parque Cambará faltando uma semana para a festa

Equipes de diversas secretarias trabalham em regime de mutirão para recuperar a estrutura do parque para a festa. Gravamos um tour pelo local

Alisson Magalhães/CO

Faltando menos de uma semana para a abertura oficial da VI Festa Nacional da Madeira, que começa na próxima sexta-feira, 29, as equipes de diversas secretarias da prefeitura trabalham, em regime de mutirão, na preparação do Parque Cambará. Um dos principais equipamentos da cidade, o parque não recebia eventos há pelo menos dois anos e precisou de um trabalho importante de recuperação das estruturas. Percorremos o parque e gravamos um vídeo especial com um tour para mostrar a você como ficaram as estruturas do parque. Acompanhe.


O prefeito Fabiano Baldessar, que tem feito parte do mutirão, e estava no local ajudando na pintura e instalação da caixa d'água em um dos banheiros que estão sendo ampliados, falou sobre o sentimento em ver o parque recuperado após tanto esforço, a partir da união de toda equipe de servidores que trabalharam no local. O prefeito também falou sobre a importância da festa para dar visibilidade ao município e da integração que o evento pretende promover entre os otacilienses.


Com várias ações em diversas frentes, já são quase 30 dias de trabalho para a recuperação do espaço, que deve ficar pronto para as festividades até a próxima terça-feira, 26, de acordo a previsão do secretário de habitação e captação de recursos, Dirley da Rocha, que coordenou as equipes que trabalharam no parque. Ele conversou com nossa reportagem e falou sobre o processo.


Fórum do Pinus tem entrada gratuita para agricultor otaciliense

Incentivar o fomento florestal em pequenas e médias propriedades, informar os pequenos e médios produtores sobre a relação custo-benefício no plantio de Pinus, refletir sobre as perspectivas futuras e a evolução da indústria de base florestal e fomentar os negócios locais, melhorando as perspectivas futuras da cadeia produtiva da madeira e da renda do produtor local. Estes são os principais objetivos do 1º Fórum Brasileiro do Pinus, que acontece dentro da programação oficial da VI Festa Nacional da Madeira, no pavilhão de eventos do Parque Cambará, durante a sexta-feira, 29, e o Sábado, 30.

Com estudos que projetam impactos negativos na cadeia produtiva da madeira já a partir de 2025, a organização do Fórum é uma tentativa da prefeitura atuar de forma pró-ativa na busca de alternativas para remediar a situação. "O Fórum vai mostrar as mais novas técnicas de manejo florestal, mostrando que o Pinus é um excelente negócio, mostrando aos agricultores que precisam volta a plantar, inclusive colocando junto com outras culturas", explica o secretário de desenvolvimento econômico do município, Fabrício Kaiser.

Kaiser se refere ao modelo agrossilvopastoril, que já vem sendo aplicado, com sucesso, no centro-oeste do país, proporcionando a combinação intencional de árvores, gado e lavouras de diversas culturas, numa mesma propriedade. Neste sábado, 23, Fabrício conversou com nossa reportagem mais uma vez. Ele também estava no Parque Cambará ajudando nos trabalhos de recuperação do espaço, e falou sobre a importância da participação do agricultor otaciliense no Fórum Brasileiro do Pinus, que promete ser um grande evento que pode impulsionar a renda dos participantes.


Palestrantes são profissionais do ramo

Um dos principais palestrantes do evento, o jornalista e analista político Alexandre Garcia falará, de forma on-line, exclusivamente aos participantes presentes no pavilhão do Fórum sobre as tendências políticas e econômicas do Mercado Nacional e Internacional. "Será uma palestra normal, na qual os palestrantes poderão, inclusive, interagir normalmente com o jornalista, lembrando que a palestra não vai ser transmitida nem gravada. Será exclusiva dentro do pavilhão do fórum", explicou Fabrício. Além do jornalista, o evento contará com palestrantes renomados dentro do setor da madeira, como Odelir Batistella, presidente da Câmara de Desenvolvimento da Indústria Florestal da Fiesc. A programação completa, com todas as palestras e seus palestrantes, pode ser conferida clicando aqui.

Produtores otacilienses terão entrada e transporte gratuitos

Para fomentar a participação dos produtores otacilienses, Kaiser explicou que, além da entrada gratuita para quem mora no interior de Otacílio Costa, a prefeitura vai disponibilizar transporte saindo da localidade de Goiabal, pela manhã, e retornando, no fim das atividades do fórum. "Sabemos o quanto o Pinus vale à pena e queremos que nossos produtores se beneficiem e cresçam com isso. Por isso o evento vai ser totalmente gratuito para nossos agricultores, além do transporte, que também é grátis", explicou Fabrício, que tem expectativa de que pelo menos duzentos produtores do município participem das atividades.

Fórum deve custear mais de 60% da festa

Concebido para funcionar como uma feira de negócios, a arrecadação com as atividades do Fórum Brasileiro do Pinus devem custear mais de 60% do total de programações da Festa Nacional da Madeira, que prevê a realização de shows, rodeios e outras atrações. "A gente pegou uma carona no Fórum do Pinus e estamos abrangendo para o município, comemorando os 40 anos da cidade. Quarenta anos não são 40 dias, e temos que comemorar e agradecer. Acabamos de passar por uma pandemia e temos que comemorar estarmos aqui vivos e presentes. O Fórum vai ajudar em muito no custeio das festividades. Fizemos uma licitação e a empresa ganhou para fomentar o Fórum do Pinus e toda a festa, sejam os shows, a venda dos stands, patrocínios, venda de bares, e todas as outras operações", explica Claudinei Kaiser, secretário de finanças da prefeitura.

De acordo com Claudinei, as projeções apontam que os valores que serão movimentados no Fórum, a partir da venda dos estandes e cotas de patrocínios de empresas privadas, sejam suficientes para custear o equivalente a 63% das despesas totais da festa. "Assim, a prefeitura deverá ficar responsável por custear cerca de 37% do valor. Lembrando que todos os shows e acessos à festa serão gratuitos, com exceção do baile com o Som do Sul, no sábado à noite, cujo lucro vai ser revertido para o Hospital", relembrou.

Programação diversificada para atrair todos os gostos

Além do fórum do Pineus, a programação da Festa Nacional da Madeira terá, ainda na sexta-feira, a partir das 16h acontece a abertura do Rodeio, com torneio de laçadas e com programação se estendendo até o domingo, 1º. A programação musical da festa começa a partir das 18h30, com show instrumental do músico Marcelo Gamboardi e, a partir das 20h, com o grupo Barbicacho Colorado. Às 21h30 acontece o protocolo de abertura oficial do evento, com a participação do governador Carlos Moisés e, a partir das 23h, acontece o Show Nacional com Israel e Rodolfo, seguido da apresentação de DJ's.

No Sábado acontece a 1ª trilha da madeira do Jeep Club Otacílio Costa, com saída do centro da cidade 9h. Às 13h é a vez do Automóvel Clube entreter os presentes no Parque com a corrida automotiva. Às 15h30 haverá torneio de dominó, seguido do desafio de Jeep, às 16h. A partir das 17h30 a programação musical continua com o Grupo Moda Boa, seguido por Borghettinho e Paulinho Mocelin. Ainda no sábado, a partir das 23h, acontece a única programação fechada do evento, o Baile com a banda Som do Sul. A arrecadação será para ajudar o Hospital Santa Clara.

No domingo é a vez da criançada se divertir e abrir as comemorações, com muita brincadeira. A partir das 8h estará aberto o Parque infantil, com atrações gratuitas para as crianças. Às 10h acontece a Missa em ação de graças pelo aniversário do município e pelo Dia do trabalhador. Às 13h há nova corrida de automóveis. A partir das 14h, a música volta a ditar o ritmo da festa, com Gaboardi, Banda Sabrina Taiana, Banda Primeira Dama, Bailes Sorriso Lindo e finalizando com a Banda Amigos da Vaneira. Confira a abaixo a programação oficial da festa.

Cooperoc vai promover acampamento durante a festa

Um dos grupos de otacilienses que já estão animados esperando as festividades, os caminhoneiros ligados à Cooperoc estarão promovendo um acampamento no parque, durante os três dias das festividades. Um deles, Maicon Jones de Moraes, o Kaká, esteve no parque para demarcar a área dos caminhoneiros e comentou sobre a diferença que percebeu, no parque, após os trabalhos das equipes da prefeitura.


Confira o convite do Secretário de agricultura, Luiz Carlos de Oliveira e do vereador Jaison Rodrigues de Souza, o Janela, para a VI Festa Nacional da Madeira.



Imagens




correiootaciliense


Logo_CO_rodape.png

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense