Siga-nos nas Redes Sociais:




PÁSCOA

Páscoa: uma festa para cristãos e para o comércio

Uma das principais festas do calendário cristão, data também é possibilidade de novo fôlego para comércio local. Confira a programação religiosa em Otacílio Costa

Alisson Magalhães/CO - c/ informações da Fecomércio/SC
Foto: Alisson Magalhães/CO

A páscoa é a principal celebração do calendário religioso cristão, que relembra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ressignificação da festa judaica "Pessach" (Que em hebraico, significa, passagem), a Páscoa cristã tem o objetivo de ressaltar o acontecimento de maior importância dentro da fé cristã: a ressurreição, entendida, dentro do cristianismo, como prova da divindade de Cristo.

A Semana Santa. Confira a programação religiosa em Otacílio Costa e Palmeira

O calendário litúrgico de católicos e evangélicos acompanha a aproximação da data com devoção e programações especiais, que buscam renovar a fé dos devotos. Para os católicos, por exemplo, a observância da quaresma - o período de 40 dias que antecede a celebração - tem significado especial, bem como as tradições ligadas à Semana Santa, buscando relembrar os passos de Jesus durante sua última semana, desde sua Entrada Triunfal, em Jerusalém, no Domingo de Ramos, até sua ressurreição, no Domingo Pascal.

Dentro da Semana Santa, as celebrações, para os católicos, acontecem a partir da quinta-feira, 14, com a missa do lava pés. As missas acontecem às 19h nas igrejas São José, Nossa Senhora de Fátima e na igreja Matriz. Na igreja do bairro Igaras a celebração está marcada para as 20h30, assim como na Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, em Palmeira.

Na sexta-feira, 15, a liturgia católica inicia às 8h, com a Via Sacra, no morro da Cruz, em Palmeira. Das 8h às 12h, o otaciliense também poderá se confessar, na igreja Matriz. Às 15h acontece a Missa da Paixão, nas igrejas Matriz, São José Operário e N.S. Fátima. Às 17h fiéis das igrejas do Igaras e de Palmeira celebram a missa.

No sábado santo, 16, acontece a vigília, em Palmeira, a partir das 17h. Às 17h30 na igreja N.S. Fátima e, a partir das 19h, nas igrejas Matriz, São José e Igaras. O ponto alto das celebrações acontece no domingo de Páscoa, às 08h30, com missa na Igreja Matriz, às 10h com a missa na igreja, em Palmeira e, às 19h, no bairro Igaras.

Os evangélicos se concentram nas comemorações em torno da morte e ressurreição de Cristo, com ênfase maior no último ato. Em comemoração à ressurreição, a Assembleia de Deus realiza, no templo sede, no bairro Santa Catarina, um culto especial, com apresentação da cantata de páscoa "Cristo, o Redentor!", com participação da Orquestra Clarins Celeste, sob direção do maestro Fabiano Pereira. 

Cultura e Educação deixam a cidade mais bonita

Alisson Magalhães/CO/

A celebração da Páscoa extrapola os limites da religião e traz impactos, também, em áreas como cultura, educação e economia. Incorporado à data com objetivo de criar uma apelo comercial, o coelho da páscoa surgiu, no século XIX, a partir da cultura popular germânica, que contava a lenda sobre o 'Osterhase', uma lebre que trazia ovos enfeitados para as crianças durante o equinócio da primavera. A lebre escondia os ovos, e cabia às crianças encontrá-los. Levada aos Estados Unidos por imigrantes alemães, a lenda foi sendo adaptada e deu origem ao coelho como um dos símbolos da Páscoa.

Em Otacílio Costa, além da aparição tradicional nas escolas, o símbolo transformou a paisagem da cidade, enfeitando as praças e rótulas da Capital da Madeira, a partir de uma parceria firmada entre a Fundação Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação e algumas entidades do município, onde cada unidade envolvida ficou responsável pela decoração de uma praça ou rótula da cidade.

"O Projeto foi idealizado pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo, com parceria da Secretaria de Educação, através das Escolas e CEIM's, e também com a participação das escolas Estaduais, da APAE e do Colégio Educare", revelou a Superintendente de Cultura, Oneide Aparecida Coelho de Farias. Ela ressaltou que a decoração girou em torno de um tema, previamente escolhido pela equipe. "Escolhemos a Árvore de Páscoa em galhos secos, pois os galhos secos simbolizam a frieza e a morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho seco são colocadas cascas de ovos coloridas, que simbolizam a alegria da vida, que significa a ressurreição do Senhor Jesus Cristo. O ovo significa - ou simboliza - que há vida dentro dele e, dali, brota a vida, apesar de estar escondido até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida nova que surge para a luz do sol", explica.

Fecomércio prevê crescimento na expectativa de gasto médio do consumidor

Alisson Magalhães/CO/

Além de toda programação religiosa e dos aspectos educacionais e culturais, a páscoa também se reveste de importância econômica, principalmente para o comércio. Neste sentido, a Fecomércio prevê que, em 2022, a páscoa pode dar novo fôlego para o varejo, conforme pesquisa realizada pela entidade.

Dados da pesquisa, realizada em sete cidades catarinenses, que investigaram o perfil do consumidor, apontam que ovos industrializados estão perdendo espaço nas gôndolas dos supermercados e nas lojas especializadas. "A busca por outros tipos de chocolates, como barras e caixas de bombons, vem crescendo nos últimos anos e chegaram a 38,4% em 2022, os ovos apresentam tendência de queda e respondem por 29% este ano. A demanda por produtos artesanais também caiu de 37,3% para 26,0%", afirma a entidade, em material de apresentação da pesquisa.

Outro dado importante extraído da pesquisa aponta que, com a alta da inflação, que vem corroendo o poder de compra das famílias brasileiras, sete em cada dez consumidores devem fazer pesquisa de preço para garantir o melhor custo/benefício, e mais da metade dos consumidores (53,3%) afirmaram que preços (32,2%) e promoções (21,1%) são determinantes na escolha do estabelecimento e do produto que serão adquiridos.

No total, a Fecomércio ouviu 2.106 pessoas, entre os dias 03 de fevereiro e 19 de março, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí. 

Imagens




correiootaciliense


Logo_CO_rodape.png

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense