Siga-nos nas Redes Sociais:

ESTADO

Balanço 2021: lançamento do Guia do Investidor e promoção de ações internacionais potencializam desenvolvimento do estado

Secom por CO
Foto: Peterson Paul / Secom

A Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais (SAI) fechou 2021 com resultados positivos. Criou o Guia do Investidor, lançou o Fórum Empresarial Invest SC, auxiliou a chegada de multinacionais ao estado, recepcionou visita de líderes mundiais, esteve presente na COP26, dentre tantas outras iniciativas que fomentaram o crescimento de Santa Catarina em período de recuperação pós-pandêmico, acarretando, inclusive, o reconhecimento do Centro de Liderança Pública (CLP) Brasil como "Destaque Internacional" do Prêmio de Competitividade dos Estados". Conquista justificada por ser o estado com mais indicadores acima da média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

"Foi um ano muito produtivo para a SAI, apesar dos efeitos da pandemia. Criamos novos projetos e conseguimos trabalhar ativamente no fomento das relações internacionais, comércio exterior e atração de investimentos, além da formação de novas parcerias, trocando experiências, articulando novos acordos e atraindo a atenção dos investidores internacionais para Santa Catarina. Juntamente com os demais órgãos do governo estadual, trabalhamos para gerar impactos positivos para o nosso estado", destacou o secretário executivo de Assuntos Internacionais, Fernando Raupp.

Atração de Investimentos

Em março, a Secretaria lançou o Investor´s Guide (Guia do Investidor). Desenvolvido pela equipe, o guia disponibiliza informações a empresários que desejam investir em Santa Catarina. Elaborado por meio dos convênios Fiesc/SDE, SCPar e SEF (com apoio e atualizações da SAI), possui ainda dados territoriais, econômicos, de competitividade e de cada setor, como indústria, agronegócio, portos, entre outros. Também descreve informações sobre o Invest SC e outros programas de financiamentos.

O Investor´s GuideI está disponível no site www.sai.sc.gov.br, para solicitação em português, inglês e espanhol.


Peterson Paul / Secom/

Fórum Empresarial Invest SC

Dois meses após o lançamento do Invest SC - programa de atração de investimentos e incentivos a novos negócios a Santa Catarina -, a SAI ajudou a promover, em abril, a criação do Fórum Empresarial Invest SC, com o objetivo de reunir representantes do Governo, uma seleção entre as maiores empresas em faturamento de Santa Catarina em prol do desenvolvimento econômico do Estado pós-pandemia.

Dentre as atuações deste grupo, tem a função de otimizar os processos, atrair investimentos, concentrar informações sobre esses investimentos e projetos dos setores, criando uma única porta (tanto física como on-line) para o empresariado e para o investidor, atendendo as suas demandas.


Peterson Paul / Secom/

Implantação do Terminal Gás Sul

Com a articulação da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais, foi anunciada pelo governador Carlos Moisés, em maio, a emissão da Licença Ambiental de Instalação para a implantação do Terminal Gás Sul de regaseificação de gás natural liquefeito na Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul. A licença ambiental foi emitida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE). Esta etapa habilitou a New Fortress Energy para a chamada pública.

No empreendimento, serão investidos cerca de US$ 77 milhões e gerados mais de 600 empregos durante sua implantação. O resultado confirma a importância do trabalho em conjunto do Governo do Estado, com o apoio da InvestSC, ao cumprir mais uma das suas missões, que é trazer novos negócios para o Estado.

Assuntos internacionais

Em junho, o Governo firmou com Embaixada dos Estados Unidos no Brasil um memorando de entendimento para áreas prioritárias: comércio e investimento; saúde, ciência e tecnologia; meio ambiente; agricultura; educação e direitos humanos. Além de melhores práticas na resolução de problemas administrativos e segurança pública, definição de metas, parâmetros, resultados e intercâmbio.

O acordo, trabalhado pela SAI desde agosto de 2020 até alcançar este resultado positivo, foi firmado entre o governador e o embaixador Todd Chapman e tem duração prevista até 31 de dezembro de 2022, podendo ser prorrogado. Neste período, as pastas envolvidas realizarão os estudos técnicos sobre cada tópico e, se houver o entendimento recíproco, serão firmados acordos de cooperação específicos para cada projeto.

No segundo semestre, o chefe do Executivo catarinense recebeu ainda o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, e também o embaixador da Costa Rica no Brasil, Norman Lizano Ortiz. O diplomata Yamada disse que SC é um estado muito importante para o Japão e reforçou o fortalecimento do intercâmbio comercial e cultural. Já Ortiz salientou as semelhanças entre Costa Rica e Santa Catarina, sendo "os dois orientados para o futuro com uma missão voltada ao sustentável, social e econômica".

Participação na COP26

Para finalizar 2021, o governador Carlos Moisés e os secretários Fernando Raupp (SAI) e Leonardo Ferreira (Sema) participaram, em novembro, da Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, na Escócia. A presença do Estado foi marcada pela apresentação da atuação de Santa Catarina frente às questões climáticas, o reforço do compromisso com as boas práticas ambientais e pelo discurso firme do chefe do Executivo catarinense - no debate com líderes de todo o mundo - cobrando esforço coletivo das autoridades na recuperação de passivos ambientais deixados pela exploração de matrizes energéticas por potências econômicas mundiais, como ocorre em SC, envolvendo o início das atividades carboníferas, no Sul do Estado.

O secretário de Assuntos Internacionais, Fernando Raupp, disse que foram dias de trabalho importantes para apresentar o potencial de Santa Catarina, traçar metas a serem atingidas nos próximos anos e compartilhar boas experiências que poderão se adaptar às demandas da realidade de Santa Catarina. "Em 2022, continuaremos nossos esforços, trocando ainda mais conhecimentos, melhorando diálogos e ampliando oportunidades de negócios." 

Peterson Paul / Secom/

Parcerias de comunicação

Para mostrar o potencial internacional de Santa Catarina, atraindo mais investimentos ao Estado, a Secretaria também investiu na sua comunicação. Desde março de 2021, fez uma parceria com as multinacionais sediadas em território catarinense e passou a divulgar vídeos em que empresas contam os motivos que as fizeram escolher Santa Catarina para se instalarem. Sob a temática "Por que investir em Santa Catarina", empresas como BMW Group, General Motors, Hyosung do Brasil, Nidec Global, Gomes da Costa, Grupo Perini, Azimut Yachts, Plasson, Macnica DHW já participaram desta ação. Para 2022, o foco da campanha será "Por que exportar de Santa Catarina". 







WhatsApp Image 2021-04-26 at 08.59.40.jpeg

16133910719710.jpeg

correiootaciliense


Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense