ivc.png

unilages.jpg

WhatsApp Image 2021-03-10 at 20.20.06.jpeg

Em Palmeira, estudantes realizam exposição com autorretrato

As obras ficaram expostas nas paredes do Núcleo Municipal Antonieta Farias de Souza.

Elaine Leal - CO
Foto: Elaine Leal - CO

Alunos pintaram seus autorretratos e expuseram nas paredes do Núcleo Municipal Antonieta Farias de Souza, em Palmeira. Foram cerca de 88 obras de arte produzidas pelos estudantes do 1° ao 5° ano do ensino fundamental.

O projeto, que foi coordenado pelo professor de Artes, Adoniram Vargas, contribuiu para desenvolver habilidades e conhecimento artístico para os estudantes. Por meio dele, os pequenos também puderam se encontrar e expor sua própria identidade. O docente pontuou o caso de um de seus alunos, Lúcio Bittencourt, 10 anos, que pela primeira vez havia pintado a cor da pele do seu desenho de preto. O menino é negro. "Eu deixei eles livres para fazer do jeito que eles queriam. Nos autorretratos há cabelos amarelos, vermelhos, verdes, de todas as cores. Falei para o Lucio que ele podia pintar da cor que ele queria".

Ariana Bittencourt, mãe de Lucio, declarou que o filho ficou muito feliz e chegou em casa dizendo que estava adorando a aula de Artes porque o professor havia deixado ele pintar seu desenho da cor de sua pele. "Lucio adora as aulas de arte. Todo dia ele me pergunta se vai ter a matéria. Sempre observei que quando ele ia pintar os desenhos dele nunca usava da cor dele. Quando eu vi o Lucio pintando o desenho da cor dele, vi como o professor conseguiu, com o trabalho, chegar no coração do meu filho. Lucio é bem sensível e emotivo. Ele gosta de cantar, dançar, de se expressar, de pintar, ele se identifica na arte", afirmou.

Do caderno à exposição

Vargas explicou que a ideia da exposição nasceu no transcorrer das aulas. Logo no início do ano letivo foi pedido um diagnóstico das turmas para que a escola pudesse ver o que os alunos dominavam e sabiam. "Pensei de fazer com eles um autorretrato porque é uma forma de conhecer os alunos, é meu primeiro ano na escola. Primeiro eles fizeram no caderno de desenho, depois cada um fez o desenho de seu colega e aí surgiu a ideia de fazer autorretratos. Dei algumas técnicas de como fazer o rosto, o olho. Auxiliei, mas eles realizaram o trabalho", destacou.

Por causa da pandemia, cada aluno usou seu próprio pratinho de tinta, disse o professor. Ele também reforçou que todas as medidas de segurança para conter o avanço do coronavírus foram seguidas.

A exposição ainda está no corredor da escola e deve ficar por mais algumas semanas e depois os alunos irão levar as obras para casa.


Imagens

Foto: Elaine Leal - CO



WhatsApp Image 2021-04-26 at 08.59.40.jpeg

16133910719710.jpeg


correiootaciliense




Logo_CO_rodape.png
IVC.jpeg

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense