Siga-nos nas Redes Sociais:




ESTIAGEM

Palmeira decreta situação de emergência em razão da estiagem

Em Otacílio Costa, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil se reuniu nesta sexta-feira, 14. Prefeito Fabiano deverá publicar decreto na segunda-feira

Alisson Magalhães / CO
Foto: Epagri / Escritório de Palmeira
Lavoura de milho na localidade de Mato Escuro

A prefeitura de Palmeira publicou, na quinta-feira, 13, um decreto de situação de emergência em função da estiagem que vem prejudicando o abastecimento de água nas zonas rurais do município e já ameaça as lavouras da região.

O relatório da equipe do escritório local da Epagri destacou que, em Palmeira, as chuvas estão abaixo da média história desde outubro de 2021. Conforme os dados, Dezembro foi o pior desta série. No último mês do ano passado, choveu apenas 38,4mm, apenas 28% dos 134,9mm esperados para o período. Ainda de acordo com os dados do relatório, o déficit de água já chega a 693,01 mm de chuvas abaixo da média. 

Epagri / Escritório Palmeira/O gráfico mostra a situação das chuvas no município em 2021.

A prefeita Fernanda Cordova informou que a Defesa Civil já vem, desde dezembro, monitorando a situação, com várias reuniões, e nesta semana decidiu pela publicação do decreto. "Nós estamos com dificuldades no abastecimento de água e várias lavouras foram muito atingidas", revelou.

Em Otacílio Costa, Prefeito Fabiano deve assinar decreto na próxima segunda-feira 

Na Capital da Madeira, uma reunião da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Compdec), nesta sexta-feira, 14, tratou do assunto, e o prefeito Fabiano Baldessar, junto com o Secretário de Agricultura, Luiz Carlos de Oliveira, externaram preocupação com o quadro.

"Se não tivermos chuva nos próximos dias, além do prejuízo nas lavouras teremos problemas também no fornecimento de água para consumo humano e para os animais", destacou o secretário de agricultura.

Um resumo da reunião foi divulgado pela prefeitura, onde informa que na próxima segunda-feira, 17, o prefeito deverá decretar estado de calamidade pública, caso a situação não melhore. Na galeria de fotos, abaixo, você confere a situação das lavouras em Palmeira e Otacílio Costa.

Imagens




correiootaciliense


Logo_CO_rodape.png

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense