Siga-nos nas Redes Sociais:




CO NO SEU BAIRRO

Trânsito próximo à escola infantil preocupa pais e moradores no bairro Santa Catarina

Imprudência de motoristas é o principal fator para problemas de trânsito, segundo moradores

Ricardo Alves/CO
Foto: Ricardo Alves / CO

O trânsito na Avenida Olinkraft, principalmente em frente ao Centro de Educação Infantil (CEI) Ilda da Silva Velho, no bairro Santa Catarina, em Otacílio Costa, preocupa pais e moradores. A imprudência e a falta de conscientização dos motoristas, somada com a falta de sinalização, constituem alto risco para acidentes e situações perigosas, que colocam em risco a integridade física de alunos e pedestres.

Uma das pessoas que presenciam várias situações na avenida é Jilmara Amarante de Liz, que mora no Santa Catarina há cerca de 40 anos. Segundo ela, os problemas na via acontecem todos os dias, não só em dias de semana. Nos horários de pico, onde o fluxo de veículos é maior, os casos aumentam. "Aconteceu comigo hoje (17). Fui levar meu filho da escola (CEI Ilda) e o motorista do carro parou, mas o de uma moto não, então puxei ele para trás", relatou. Jilmara conta que, mesmo morando do outro lado da rua, não confia em apenas olhar seu filho atravessar na faixa, sem sua companhia. A solução, para a moradora, seria a fiscalização por meio de câmeras, ou até mesmo um medidor de velocidade. "Mas eu acredito que a hora que tiver velocidade controlada, que vá multar mesmo. Infelizmente, fico triste em dizer isso, mas eu acho que, por um momento, seria a solução", desabafa.

A escola

O CEI Ilda atende cerca de 160 crianças de 2 a 6 anos do maternal até o pré-escolar. Segundo a diretora da unidade, Adriane Dias, a conscientização dos motoristas é o primeiro passo para uma mudança. "Vejo que com uma sinalização, placas, redutores, melhoraria a situação. Tem o problema do excesso de velocidade. Os motoristas param muito próximos à faixa", contou a diretora.

De acordo com Adriane, durante a fiscalização da Polícia Militar (PM), o comportamento dos motoristas é completamente diferente. "Quando a Cabo Ronconi está aqui, fazendo a fiscalização, os motoristas não se comportam da mesma forma". A diretora comenta que, pelo bairro ser, em sua maioria, residencial, aumenta o número de pessoas na rua.

"Aqui é o pior trânsito para fiscalizar"

A cabo da PM Indiara Ronconi, realizou a fiscalização na frente do CEI na tarde da última terça-feira, 17. Pelo frio intenso, o número de crianças foi menor, mas a policial relatou que, mesmo com a fiscalização, é difícil. "Mesmo comigo aqui sinalizando, tem motoristas que quase me atropelam". Segundo a PM, o principal problema é a falta de conscientização dos motoristas, que transitam em velocidade acima da recomendada em área escolar. "De repente, uma campanha de conscientização para orientar os condutores com relação ao trânsito nas áreas escolares. Em cada unidade eu tenho um problema diferente, mas a grande maioria se dá pela falta de bom senso dos motoristas", comentou a policial. Indiara fiscaliza 18 escolas de Otacílio Costa e Palmeira, mas, segundo ela, o pior trânsito é o da Avenida Olinkraft, na altura do CEI Ilda.

A prefeitura

O secretário do Planejamento, Alexandre Soares, informou que na próxima quinta-feira, 26, abrirá uma licitação para contratação da empresa para pintura e sinalização, não somente do trecho do CEI Ilda, mas das três avenidas principais e mais algumas ruas. Soares afirma que também serão instalados tachões nas faixas centrais, a fim de evitar ultrapassagens, além das placas para alertar os motoristas.

A diretora, Adriane Dias, informou à reportagem que haviam placas na região, mas foram vandalizadas e retiradas do local.




correiootaciliense


Logo_CO_rodape.png

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense