Siga-nos nas Redes Sociais:




ALERTA

Ciclone se aproxima da costa de SC trazendo rajada de ventos e onda de frio

Previsão do tempo alerta para possibilidade, ainda não confirmada, de neve no Planalto Sul

Redação CO

A Defesa Civil de Santa Catarina (DC) emitiu uma nota meteorológica nesta sexta-feira, 13, a respeito da previsão climática para o início da próxima semana no estado de SC.

De acordo com o órgão, um ciclone vai se aproximar da costa catarinense, provocando vento forte do Meio-Oeste ao litoral, com rajadas de vento que podem superar os 100km/h no Planalto Sul, Litoral Sul, Alto Vale e Grande Florianópolis, entre a noite da segunda-feira, 16, e a quarta, 18. O risco, segundo a DC, varia de moderado a alto.

De acordo com a nota, a partir da quinta, 19, o ciclone de afasta em direção ao alto mar e diminui a intensidade do vento. Junto ao ciclone, quem também chega a SC é o frio, que chega num sistema de alta pressão, a partir de uma massa de ar polar frio e seco, que vai derrubar as temperaturas já a partir do domingo, 15.

O frio, combinado ao vento forte, vai deixar a sensação de frio ainda maior, inclusive ao longo dos dias. As temperaturas devem permanecer baixas até o domingo, 22, quando a massa de ar seco começa a perder força e deve se afastar do estado.

Chance de neve

De acordo com o Ciram/Epagri, a possibilidade - ainda não confirmada - de neve existe porque a massa de ar polar chega ao Estado acompanhada de maior umidade, associada ao ciclone extratropical, o que favorece a ocorrência do fenômeno.

"Ainda é cedo para afirmar, mas tem indicativo SIM nas áreas altas do Oeste ao Planalto, especialmente no Planalto Sul, a partir do fim da tarde de terça-feira (17/05), podendo estender-se até a madrugada da quinta-feira (19/05), devido a elevada umidade na região, associada a um ciclone extratropical entre o litoral do Uruguai e RS, e temperatura baixa de -3°C a 3°C. Essa combinação favorece a ocorrência de neve", explica uma nota meteorológica emitida pelo centro.

Quem já tem presença confirmada nas paisagens dos campos de cima da Serra, segundo a nota, é a geada, que deve marcar presença a partir da quinta-feira, 19.




correiootaciliense


Logo_CO_rodape.png

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense