Siga-nos nas Redes Sociais:




PREVISÃO DO TEMPO

Frente fria deverá, finalmente, acabar com onda de calor a partir da quinta-feira, 27

Massa de ar frio deverá estourar domo de calor e trazer alívio às temperaturas

Alisson Magalhães/CO - c/ informações METSUL

A histórica e potente onda de calor que trouxe temperaturas recordes em diversas áreas da Argentina, Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, está com os dias contados. É o que diz a Metsul meteorologia. De acordo com os modelos de previsão do tempo da empresa, apesar de resistir até a próxima quarta-feira, 26, a partir de quinta uma massa de ar frio conseguirá, finalmente, romper o domo de calor que vem provocando as altas temperaturas das últimas duas semanas.

A frente fria, seguida de uma massa de ar frio, vai ingressar no Brasil pelo Rio Grande do Sul, trazendo inicialmente instabilidade para o norte gaúcho, Santa Catarina e Paraná. Na quinta-feira, 27, a frente fria chega a Santa Catarina, proporcionando aumento de nuvens e chuva, trazendo queda de temperatura superior a 10ºC em algumas regiões. Cidades que vem registrando máximas próximas a 40ºC até a quarta-feira, 26, deverão registrar, na quinta, 27, máximas de 27º ou 28ºC.

Domo ou Cúpula de Calor

O território gaúcho está sob influência do que se denomina de domo ou cúpula de calor e que em Inglês é chamada de heat dome. O que é isso? O verão significa clima quente - às vezes perigosamente quente - e ondas de calor extremas se tornaram mais frequentes nas últimas décadas por conta das mudanças climáticas. Às vezes, o calor escaldante fica aprisionado no que é chamado de cúpula de calor. 

Áreas de alta pressão, como cúpulas de calor, têm ar descendente (subsidência). Isso comprime o ar em direção ao solo e através da compressão aquece a coluna de ar. Em suma, uma cúpula de calor é criada quando uma área de alta pressão permanece sobre a mesma área por dias ou até semanas, prendendo ar muito quente por baixo assim como uma tampa em uma panela. A massa de ar quente se expande verticalmente na atmosfera, criando uma cúpula de alta pressão que desvia os sistemas meteorológicos - como frentes frias - ao seu redor. Por isso, uma sequência muito longa de dias com temperatura extremamente alta com marcas muito acima dos padrões históricos e com máximas que em alguns momentos chegaram a ficar até 10ºC acima das normais de janeiro.




correiootaciliense


Logo_CO_rodape.png

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense