Siga-nos nas Redes Sociais:




ALERTA

Massa de ar polar derruba temperaturas em SC

Segundo a Defesa Civil, as temperaturas começam a cair a partir da noite desta segunda-feira

Redação CO

Os amantes do frio já podem começar a se alegrar. A primeira onda de frio de 2022 chega a Santa Catarina a partir desta segunda-feira, 16, para derrubar as temperaturas e inaugurar a temporada de inverno no Estado.

De acordo com a Defesa Civil, uma massa de ar polar começar a influenciar o clima a partir desta segunda-feira, 16, e deve permanecer com força para manter as temperaturas próximas de zero pelo menos até o fim da semana. De acordo com uma nota de observação meteorológica emitida pelo órgão, as temperaturas mais baixas começam a ser sentidas a partir da noite desta segunda, 16.

"Entre as noites e madrugadas as temperaturas mínimas ficam próximas e abaixo de 0ºC no Planalto Sul, Planalto Norte e Meio-Oeste, próximas dos 5ºC no Extremo Oeste, Oeste e grande Florianópolis serrana, Alto Vale do Itajaí e parte do litoral sul. Nas demais regiões as mínimas variam entre 6º a 11ºC", diz a nota.

Na terça, 17, e quarta, 18, a condição das temperaturas, combinadas às rajadas de ventos provocadas pelo ciclone, que atua na costa de SC, provocam sensação térmica de frio ainda mais intenso.

Rajadas de vento intensas entre segunda e quinta

Além da onda de frio intenso, o clima em SC estará, ao longo da semana, sob influência de um ciclone subtropical, que vai passar próximo à costa do Sul do Brasil e, já a partir da noite desta segunda, 16, favorece a ocorrência de rajadas de vento intensas. No decorrer da semana os ventos se intensificam.

Segundo a Defesa Civil, os ventos podem atingir velocidades acima dos 100km/h nas áreas mais altas do planalto serrano, 90 km/h no litoral norte, grande Florianópolis e áreas próximas, 75 km/h no Alto e Médio Vale do Itajaí e 65km/h em áreas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto norte. O ciclone deve manter estas condições até a sexta-feira, 20, quando se afasta da costa catarinense.

O alerta da Defesa Civil inclui solicitação para que a população redobre os cuidados com a população mais vulnerável, como idosos, crianças, enfermos e moradores de rua. Animais domésticos devem ser abrigados. Além disso, a Defesa Civil recomenda se agasalhar bem, beber bastante água, evitar locais fechados com aglomeração de pessoas e manter a higiene das mãos, a fim de evitar a proliferação de síndromes respiratórias. 

Chance de neve na Serra

De acordo com as meteorologistas do Ciram/Epagri, Laura Rodrigues e Gilsânia Cruz, as condições de frio intenso, aliadas à umidade que o ciclone vai lançar sobre o Estado, favorecem as chances de ocorrência de chuva congelada e neve. Conforme aviso meteorológico, há chance de neve isolada, com temperaturas próximas de 0ºC, no Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, a partir da terça-feira, 17. As condições permanecem, no Planalto Sul, pelo menos até a madrugada de quinta, 19.

Nas madrugadas e amanhecer de sexta e sábado, 20 e 21, as temperaturas ficam próximas de 0ºC e negativas, com geada nas áreas mais altas do Oeste aos Planaltos, e geada isolada no Alto Vale do Itajaí e Florianópolis serrana.




correiootaciliense


Logo_CO_rodape.png

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense