Siga-nos nas Redes Sociais:




CLIMA

SC registra 109 municípios atingidos pelas chuvas, 445 desalojados e 178 desabrigados

A região Sul é a área mais afetada

Secom
Foto: Maurício Vieira/Secom

O Governo de Santa Catarina segue com o trabalho de enfrentamento às cheias e auxílio às pessoas atingidas pelas fortes chuvas no estado nesta quinta-feira, 5 de maio. De acordo com o relatório informativo nº n006.2022 elaborado pelo Grupo de Ações Coordenadas da Defesa Civil (GRAC-DCSC), divulgado às 10h30, 109 municípios relataram ocorrências que vão desde alagamentos, deslizamentos, queda de árvores e muros.

Há registro de dois óbitos no município de São Joaquim, onde uma pessoa permanece desaparecida. São, ainda, contabilizados 445 desalojados e 178 desabrigados, em um total de 30.000 pessoas afetadas, conforme dados informados pelas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil. Os números são contabilizados pelo órgão estadual segundo informaçõs prestadas pelas cidades.

A região Sul é a área mais afetada. A DCSC recebeu a informação de sete municípios que decretaram Situação de Emergência (SE). Além de Tubarão, Orleans, Forquilhinhas, Urubici, Maracajá e Araranguá, que já haviam relatado a circunstância à Defesa Civil, São Joaquim também entrou para a lista. Taió deve decretar SE ainda nesta manhã.

Houve ainda significativo aumento dos níveis dos rios, chegando em nível de alerta para inundação nas regiões do Litoral Sul, Planalto Sul (com destaque para a Bacia do Rio Tubarão), Oeste e Meio-Oeste.

O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, já iniciou entrega de itens de assistência humanitária no município de Rio do Sul. Foram disponibilizados até o momento 16 colchões de casal, 16 kits de acomodação, 41 colchões de solteiro e 23 cestas básicas de alimentos.

A previsão da DCSC aponta para o afastamento do ciclone para alto mar nesta quinta-feira (05) e o consequente estabelecimento de uma massa de ar frio no estado. Por conta das chuvas dos últimos dias, permanece o risco alto para deslizamentos e inundações.

Maurício Vieira/Secom

Situação nas estradas

Equipes da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade e da Polícia Militar Rodoviária monitoram a situação, ocasionada pelo alto volume de chuvas dos últimos dias. A atualização está disponível aqui.

Aulas suspensas

A Secretaria de Estado da Educação comunicou no começo da noite desta quarta que a equipe técnica estava realizando levantamento da situação atual das escolas.

Pelo menos 154 escolas estaduais tiveram as aulas suspensas por conta da dificuldade locomoção dos estudantes na quarta-feira. As suspensões atingiu escolas das coordenadorias regionais de Educação de Araranguá, Caçador, Criciúma, Ibirama, Laguna, Rio do Sul, São Lourenço do Oeste, Taió, Timbó, Tubarão e Videira. A reposição das aulas está garantida para cumprimento dos 200 dias letivos previstos em lei.

Voluntariado

A plataforma da Rede Laço está disponível para organizar a adesão de voluntários para auxiliar prefeituras e instituições no atendimento às pessoas atingidas pelas cheias em Santa Catarina. No espaço, é possível organizar a chamada de voluntários por tipo de voluntariado, data da atividade, local, horário e quantidade de voluntários. O cadastro está disponível para prefeituras, Defesa Civil dos municípios, secretarias municipais, igrejas, escolas e outras instituições do terceiro setor.




correiootaciliense


Logo_CO_rodape.png

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense