Siga-nos nas Redes Sociais:




DIA DOS POLICIAIS

Preservar a ordem e proteger a vida: o desafio diário dos policiais

Nesta quinta-feira, dia 21, além de Tiradentes, também é celebrado o dia dos policiais militares e civis

Alisson Magalhães / CO

Profissionais que se colocam à serviço da sociedade, dia após dia, arriscando a própria vida para oferecer segurança e proteção à comunidade. Essa é a realidade dos policiais que, civis ou militares, exercem o papel de fazer-se cumprir as leis, combatendo crimes e infrações para a preservação da ordem pública. O dia 21 de abril, dia de Tiradentes, patrono das polícias brasileiras, também é dedicado à homenagear estes profissionais importantes para a sociedade.

Em Otacílio Costa, por exemplo, os militares da 2ª cia do 6º batalhão, em Lages, só nos três primeiros meses do ano atenderam mais de 300 ocorrências, sendo a averiguação de pessoa ou veículo suspeito (119) a maior do período, seguida de Perturbação do trabalho ou sossego alheio (67). Com a maioria das ocorrências acontecendo entre as 18h e às 23h59 (40,5%), e aos domingos (16,7%), o policiamento ostensivo é a principal missão dos militares.

Já a atuação da Polícia Civil é no policiamento de investigação, se concentrando em investigações de casos, cumprindo mandados de prisão e de busca domiciliar, bem como outras ordens expedidas pela autoridade judiciária competente, no âmbito de suas atribuições; preservar locais, apreender instrumentos, materiais e produtos de infração penal, bem como realizar, quando couber, ou requisitar perícia oficial e exames complementares. Além disso, também cabe aos policiais civis zelar pela preservação da ordem e segurança, da incolumidade das pessoas e do patrimônio, promovendo ou participando de medidas de proteção à sociedade e às pessoas; organizar e executar, quando couber, os serviços de identificação civil e criminal.

Projetos aproximam policiais da comunidade

No âmbito da Polícia Militar, em Otacílio Costa são desenvolvidos projetos com o objetivo de aproximar a corporação da comunidade, estreitando laços e fortalecendo a sensação de segurança. Dentre os principais projetos estão a Rede Rural de Segurança, a Rede de Segurança Escolar e a Rede Catarina de Proteção à Mulher. Este último tem apresentado avanços significativos sobre um tema sensível na comarca otaciliense.

Implantada na 2ª Cia, atendendo Otacílio Costa e Palmeira, desde 2019, o programa se estrutura em três eixos principais: ações protetivas, policiamento direcionado ao problema e solução tecnológica. A Cabo PM Indiara Ronconi, responsável pela Rede, destaca os impactos da rede. "O programa tem por objetivo dar mais celeridade e efetividade às ações de Proteção à Mulher. Esse certamente é o principal impacto que podemos ressaltar, junto ao enfrentamento da violência contra a mulher, uma vez que a feminina recebe rapidamente todos os encaminhamentos necessários para garantir a sua segurança", destaca.

Dentro do objetivo de dar celeridade, se destaca o uso da tecnologia, já que a mulher, em caso de descumprimento de medida protetiva, pode acionar a PM via botão de pânico, direto pelo celular, através do aplicativo PMSC Cidadão. Além disso, as mulheres também são visitadas periodicamente pela policial. "Atualmente a Rede Catarina conta com 53 femininas em acompanhamento em Otacílio Costa e 10 femininas na Palmeira, realizando no ano de 2022 (até o momento) cerca de 200 visitas preventivas", revela.

Para Ronconi, além do programa, existem outras políticas públicas que podem ser implementadas para ajudar ainda mais nos esforços a respeito do tema. "Acredito que é necessário a criação de uma casa de apoio à mulher no município, para que as femininas que não possuam residência possam ser acolhidas momentaneamente em casos de violência. Também é importante a criação de oficinas/cursos profissionalizantes que ajudem as mulheres que dependem financeiramente do agressor a criarem formas de ganhar seu próprio dinheiro, dando mais independência a essas femininas", finalizou.

Através do trabalho da Cabo Ronconi o jornal Correio Otaciliense homenageia todos os policiais civis e militares que servem nossa cidade.





correiootaciliense


Logo_CO_rodape.png

Endereço: Rua Aristeu Andrioli, 592 - B. Pinheiros - Otacílio Costa - SC
Email: correiootaciliense@gmail.com
Telefone: (49) 3275 0857

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Correio Otaciliense