Imagem principal

Projetos do FIA vão ampliar atendimento a crianças e adolescentes com oficinas e cursos profissionalizantes em Otacílio Costa

A Secretaria Municipal de Assistência Social anunciou o lançamento de dois importantes projetos voltados ao atendimento de crianças e adolescentes do município, por meio de recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) Estadual. A iniciativa contempla o Projeto Maker e o Projeto de Iniciação Profissional, ampliando as oportunidades de aprendizado, qualificação e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

As atividades terão início no dia 09 de março e serão realizadas de segunda a sexta-feira, com turmas distribuídas nos bairros Novo Mundo, Santa Catarina, Vila Pinheiros, Fátima e Igaras.

O Projeto Maker atenderá crianças de 2 a 13 anos, oferecendo três oficinas: Construindo e Aprendendo, Musicalização e Teatro. Já o Projeto de Iniciação Profissional será destinado a adolescentes de 14 a 17 anos, com três cursos: Informática e Suporte Técnico, Tecnologia e Criatividade e Cidadania e Inclusão.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Andrielly Ortiz, o objetivo é ampliar o alcance das ações já desenvolvidas pela rede socioassistencial do município.
“Nosso principal objetivo é fortalecer os vínculos familiares e comunitários, promovendo inclusão e ampliando o atendimento a crianças e adolescentes. Com esse projeto do FIA Estadual, conseguiremos atender muito mais jovens do que já atendemos atualmente no CRAS e na Secretaria de Assistência Social”, destacou a secretária.

As oficinas do Projeto Maker serão realizadas no Salão da Igreja Matriz, no bairro Santa Catarina; no CRAS do bairro Novo Mundo; na Escola Nossa Senhora de Fátima, no bairro Fátima; no Centro Comunitário Osvaldo Sarda, também no bairro Fátima; e na Escola Fazenda, no bairro Igaras. Já o curso de Iniciação Profissional acontecerá na sede do SENAI, parceiro na execução do projeto, juntamente com o SESI.

O projeto é aberto à comunidade e possui limite de vagas por turma. Para participar, é necessário possuir o Número de Identificação Social (NIS). Quem já está inscrito no Cadastro Único pode realizar a matrícula imediatamente; quem ainda não possui cadastro deverá providenciá-lo.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no CRAS, na Secretaria Municipal de Assistência Social e no SENAI. Um mesmo participante poderá se inscrever em mais de um curso, desde que consiga conciliar horários e esteja dentro da faixa etária exigida.

Além das atividades formativas, os participantes terão direito a lanche, e a organização também estuda a oferta de transporte para garantir o acesso dos inscritos.

Segundo Andrielly, a conquista dos recursos estaduais demonstra o comprometimento da administração municipal com as políticas públicas voltadas à infância e adolescência.
“Esse é um projeto que vem para somar, criar oportunidades e transformar realidades. Estamos trabalhando para que cada criança e adolescente tenha acesso a experiências que contribuam para seu desenvolvimento pessoal, social e profissional”, concluiu.

Pela primeira vez em 14 anos, Governo de SC distribui uniformes escolares para 528 mil estudantes da rede estadual de ensino Anterior

Pela primeira vez em 14 anos, Governo de SC distribui uniformes escolares para 528 mil estudantes da rede estadual de ensino

Volta às aulas marca nova fase da educação em Santa Catarina com investimentos em infraestrutura, ensino técnico e transporte Próximo

Volta às aulas marca nova fase da educação em Santa Catarina com investimentos em infraestrutura, ensino técnico e transporte

Deixe seu comentário