logo RCN
Imagem principal

Festa de São Cristóvão agita Otacílio Costa neste final de semana

“Cultivar a fé que os fiéis depositam neste tão querido santo, especialmente os motoristas ao qual ele é o padroeiro”. Este é o principal objetivo da tradicional festa em honra a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, neste final de semana, em Otacílio Costa. O evento, promovido pelo CPC da Paróquia Santa Catarina, conta com uma ampla programação, iniciando na sexta-feira, 22, e se estendendo até domingo, 24. 

Na sexta-feira, 22, acontece a Santa Missa da Família, às 19 horas, na Igreja Matriz, seguido da Noite do Pastel, no Salão Paroquial. Os pastéis podem ser consumidos no local ou levados para casa. Quem permanecer no salão poderá acompanhar a dança da quadrilha do Grupo da Catequese e do Grupo de Casais da Lareira. 

No sábado, 23, a partir das 14 horas, acontece a comercialização de pães, bolos e cucas no Salão Paroquial. À noite, às 19 horas, a programação destaca a Santa Missa, em frente ao Posto Zambonato, na SC 114. 

Já no domingo, 24, as atividades iniciam com a procissão motorizada, com saída às 8 horas da manhã, do bairro Igaras, passando pelas principais ruas da cidade, finalizando com a benção dos carros em frente à Igreja Matriz. Às 10 horas está prevista a Santa Missa, seguida do almoço, ao meio-dia, no Salão Paroquial, podendo comer no local ou levar para casa o tradicional churrasco. Às 14 horas as atenções se voltam para o leilão do bolo. Logo na sequência inicia a tarde dançante animada pelo cantor Léo Moraes e Grupo Gaúcho. A programação encerra com o bingo, por volta de 16 horas. 

De acordo com Marcos Muller, um dos coordenadores do evento, a expectativa é contar com a participação de aproximadamente mil veículos na procissão motorizada. 

O valor arrecadado, segundo ele, será destinado à formação pastoral das lideranças, e em outros investimentos necessários para a continuidade pastoral da comunidade, e em manutenções das estruturas físicas e instalações. 

São Cristóvão: "aquele que transporta o Cristo" 

Conforme Marcos Muller, por esse trabalho de transportar as pessoas de uma margem à outra do rio, onde o próprio Cristo ele levou, carregando em seus ombros o peso da carga de toda a humanidade, tornou São Cristóvão o padroeiro protetor de todos os motoristas. 

“E essa proteção, essa fé, a tradição que a nossa festa quer guardar e celebrar sempre. Na nossa cidade temos muitos motoristas e, destes, um grande número que tiram o sustento da sua família do volante de um automóvel ou caminhão”, comentou Muller. 

De acordo com ele, a espiritualidade e o lazer sadio nos aproximam do Sagrado. 

“Que por interseção de São Cristóvão sejamos todos (as) abençoados e que tenhamos uma linda festa”, finalizou.

Atendimento foi tema de palestra em Otacílio Costa Anterior

Atendimento foi tema de palestra em Otacílio Costa

Secretaria do Meio Ambiente promove palestras nas escolas de Otacílio Costa Próximo

Secretaria do Meio Ambiente promove palestras nas escolas de Otacílio Costa

Deixe seu comentário