Imagem principal

Investimento garante solução definitiva para o abastecimento de água na Vila Aparecida, em Otacílio Costa

Cerca de 200 famílias da comunidade de Vila Aparecida, no interior de Otacílio Costa, serão beneficiadas com as obras de ampliação do sistema de captação, tratamento e distribuição de água. O investimento, aguardado há décadas, promete resolver de forma definitiva o problema histórico de abastecimento enfrentado pelos moradores há mais de 30 anos.

O projeto conta com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado estadual Mauro de Nadal, no valor de R$ 500 mil, além de R$ 288.483,00 investidos pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e contrapartida da Prefeitura de Otacílio Costa.

Obra em duas etapas

Atualmente, a obra está na segunda etapa. A primeira fase já foi concluída e consistiu na ligação da caixa d’água aos poços artesianos, por meio da implantação da rede adutora, estrutura fundamental para garantir o transporte da água até os reservatórios.

Agora, na segunda fase, estão sendo executados 4.620 metros de vala, partindo da cidade até a comunidade de Vila Aparecida, onde está sendo instalada a tubulação de 150 milímetros de diâmetro. Também está prevista a implantação de um booster — equipamento responsável por reforçar a pressão da água na rede, garantindo que o abastecimento chegue com eficiência a todas as residências.

Todo o serviço de abertura e fechamento das valas está sendo realizado pela própria Prefeitura, o que reduz custos e proporciona maior agilidade à execução dos trabalhos.

Paralelamente, seguem as ações de interligação dos poços artesianos 2 e 3 à rede adutora até os reservatórios, além da baixa de energia e da instalação do poço 3, completando o conjunto de melhorias estruturais do sistema.

A iniciativa é considerada essencial não apenas para resolver um problema antigo, mas também para acompanhar o crescimento da comunidade, que vem se expandindo nos últimos anos.

O vereador e presidente da Câmara, Luiz Carlos de Oliveira, destacou a importância do investimento. “Essa comunidade sofre com a falta de água há mais de 30 anos. A atual gestão está cumprindo o compromisso assumido e realizando essa obra tão importante e necessária. A Vila Aparecida, aliás, é a comunidade rural que mais cresce em nosso município”, afirmou.

Solução definitiva

Conforme o prefeito Fabiano Baldessar de Souza, o objetivo da administração é encerrar de forma definitiva o problema de abastecimento na localidade.

Segundo ele, após a conclusão dos serviços, toda a rede de distribuição será oficialmente repassada à Casan, que assumirá a operação e manutenção do sistema, assegurando o fornecimento contínuo de água tratada e de qualidade aos moradores.
“Era necessário realizar essa obra para que a Casan pudesse assumir a distribuição na comunidade. Esse investimento é essencial para garantir uma solução definitiva”, ressaltou o prefeito.

A previsão é que a obra seja entregue ainda em 2026.

Com a conclusão dos trabalhos, a expectativa é que a Vila Aparecida consolide seu crescimento, contando com infraestrutura adequada e proporcionando mais qualidade de vida às famílias que vivem na comunidade.

Programa Pet Levado a Sério avança em Santa Catarina Anterior

Programa Pet Levado a Sério avança em Santa Catarina

Otacílio Costa deve registrar safra recorde de silagem em 2026 Próximo

Otacílio Costa deve registrar safra recorde de silagem em 2026

Deixe seu comentário